DIOCESE PREPARA SANTAS MISSÕES POPULARES

20 Ago 2013

Estão em preparação as Santas Missões Populares, que serão realizadas a partir de fevereiro de 2015, dentro das comemorações dos 50 anos de instalação da Diocese de Apucarana. A expectativa é mobilizar 12 mil missionários, distribuídos nas 64 paróquias do território diocesano, para visitação as residências dos 357 mil católicos residentes nos 36 municípios.

O padre Jeferson Nogueira da Matta, da Paróquia de Munhoz de Mello, é o responsável pelo trabalho de preparação as Santas Missões Populares e tem visitado todas as paróquias para explicar como será o trabalho a ser desenvolvido a partir deste ano. Ele explicou que em um primeiro momento serão cadastrados os interessados em participar das missões e em na sequência começam os cursos de formação dos missionários.

O período de inscrições será aberto em outubro e segue até meados de novembro deste ano. Em 2014, exceto nos meses de abril e julho, haverá a formação dos missionários, quando serão estudados oito documentos do Concilio Vaticano II, capacitando os inscritos para o trabalho que começa em fevereiro de 2015 e se estenderá até o final de outubro daquele ano.

O projeto da Diocese de Apucarana, a partir das orientações do bispo Dom Celso Antônio Marchiori, é cumprir a missão da Igreja, que é ser missionária. “Igreja que não é missionária, é uma Igreja doente”, salienta o padre Jeferson da Matta, lembrando ainda a afirmação do Papa Francisco, quando da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro: “a Igreja tem que ir para a rua”.

No caso especifico de Apucarana, acrescenta o padre, as Santas Missões Populares foram idealizadas para coincidir com as festividades dos 50 anos de instalação da Diocese. “É importante lembrar que a Diocese de Apucarana começou com missões em 1965, quando da posse do primeiro bispo, Dom Romeu Alberti, e outras foram realizadas, fortalecendo a característica de igreja missionária”, acrescentou o padre Jeferson da Matta,