REGIONAL SUL II DA CNBB CRIA A CENTRAL DE NOTÍCIAS

26 Ago 2013

Representantes de 14 dioceses do Paraná, participaram no final de semana, em Jacarezinho, do Encontro Regional da Pastoral da Comunicação. Os 40 participantes aprovaram a instituição da Central de Notícias, uma rede de comunicadores, que terá a responsabilidade de enviar informações das dioceses do Paraná. Estas informações, depois de avaliadas pelo Secretariado Regional, serão postadas no portal da Sul II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O apresentou ainda resultados práticos quanto a necessidade de integração dos trabalhos da Pascom das comunidades com a coordenação diocesana de comunicação. O coordenador do encontro, Padre Mário Spak, elogiou a empolgação dos participantes, salientando que "isso vem de encontro das necessidades da igreja em comunicar".

Além da Central de Notícias, ficou definido no decorrer do Encontro Regional a necessidade da realização de capacitação dos integrantes da Pascom das paróquias de cada diocese do Paraná, com assessoramento da equipe estadual da pastoral. O bispo de Guarapuava, Dom Antônio Vagner, lembrou ser necessária a realização do Mutirão da Comunicação do Paraná. Este evento acontecerá em 2014, reunindo todos os veículos de comunicação ligados a Igreja Católica.

RÁDIO - Outra atividade que acontecerá, em âmbito Regional, será um encontro da Pascom com as emissoras de rádio do Estado, em Guarapuava (PR), no dia 19 de novembro de 2013, uma terça-feira. Para o padre Carlos Alberto de Figueiredo, responsável pelo setor de Comunicação da Diocese de Umuarama e que também atua na Rádio Inconfidência AM, falta unir as emissoras num trabalho conjunto no Regional Sul 2. “Quando sentarmos juntos para dialogar, e a Pascom pode ajudar nisso, com certeza projetos serão desenvolvidos e necessidades atingidas. Com isso a evangelização ficará ainda melhor. A nossa força é a nossa união”, afirmou.

Participaram do encontro representantes das Pastoral da Comunicação das dioceses de Curitiba, Jacarezinho, São José dos Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa, União da Vitória, Apucarana, Londrina, Cornélio Procopio, Maringá, Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão e Guarapuava.