BISPOS DIVULGAM CARTA EM DEFESA DA VIDA

03 Out 2013
0

 

 Arcebispos e Bispos da Regional Sul 2 da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reunidos na 34ª Assembleia do Povo de Deus, na cidade de Maringá, divulgaram a Carta do Povo de Deus, onde lamentam a posição do Governo Federal em sancionar a lei favorável à facilitação do aborto. Os arcebispos e bispos paranaenses entendem que a norma federal é mais um passo para descriminalizar o aborto no Brasil, contrariando a posição da maioria da população brasileira, contrária a esta ação criminosa em detrimento da vida. Salientam os subscritores da carta que “promover, defender e cuidar da vida desde a fecundação até seu fim natural é nossa missão”.

O bispo de Apucarana, Dom Celso Antônio Marchiori, que participou da assembleia, salientou ser a carta “um clamor pela dignidade da vida humana, dom de Deus e direito inalienável do nascituro”. Lembra o bispo das palavras do Papa Francisco, quando afirmou que “o embrião humano é um de nós e tem a face de Jesus Cristo”. Assim, completa Dom Celso Marchiori, devemos, pois, “proclamar a beleza, dignidade, inviolabilidade e sacralidade da vida humana”, mantendo a posição da igreja e do Povo de Deus contrária ao aborto.

No documento, os arcebispos e bispos do Paraná convidam os profissionais da área de saúde, como também pastorais, associações, movimentos, federações, religiões a promover a dignidade e os direitos do nascituro. Explica o bispo de Apucarana que a Igreja no Paraná propõe uma mobilização em defesa da vida, dentro da Semana da Vida, a ser desenvolvida no período de 1º a 8 de outubro, quando é comemorado o Dia do Nascituro. A proposta é que as comunidades promovam eventos a favor da vida, escrevendo a parlamentares, realizando vigílias, concedendo entrevistas, escrevendo artigos, promovendo cursos e encontros sobre bioética. “Somente com a mobilização da sociedade iremos conseguir sacramentar a defesa da vida, pois o mandamento ‘Não Matarás’ é uma lei ética universal, que expressa a vontade do Criador da Vida”, completa o bispo.


Comentários