CATEQUESE DIOCESANA PARTICIPA DO VIII SULÃO

25 Out 2013

Cinco regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviaram representantes a São Leopoldo (RS), para participar do VIII Sulão de Catequese. A Diocese de Apucarana está representada pelo assessor diocesano de Serviço de Catequese, padre Marcos Antonio Teixeira, pároco da Paróquia Cristo Sacerdote de Apucarana. O evento também celebra ainda os 25 anos de caminhada e grandes reflexões catequéticas.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequético, Dom Jacinto Bergmann, arcebispo de Pelotas, lembra que os objetivos do encontro são resgatar e celebrar a história dos 25 anos do Sulão, para reanimar a esperança na caminhada bíblico-catequética; destacar vias e modelos que inspirem o protagonismo de catequistas discípulos missionários para os novos tempos; contemplar a centralidade da Palavra, a comunhão na Liturgia e o amor-caridade na Missão.

Padre Marcos Teixeira seguiu bastante animado para o encontro e destacou ser este um momento oportuno para troca de experiências e, ao mesmo tempo, obter subsídios para intensificar o trabalho de catequese nas paróquias e comunidades da Diocese de Apucarana. O trabalho de catequese é sempre desafiador e precisamos estar atentos para acompanhar as transformações sociais e as necessidades da Igreja, diz ele. Ao mesmo tempo, esclarece, no Sulão iremos debater inúmeras propostas catequéticas para concretizar um novo despertar da fé.

Participam do VIII Sulão representantes de dioceses dos regionais Sul I, Sul II, Sul III, Sul IV e Oeste I da CNBB. O encontro, aberto hoje, se estende até domingo.