BISPOS DISCUTEM RENOVAÇÃO PAROQUIAL

18 Mar 2014

O episcopado paranaense está reunido em Ponta Grossa para debater iniciativas em prol do fortalecimento e da expansão da igreja católica pelo Estado, através de indicações daConferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A abertura oficial do encontro aconteceu no último domingo, dia 16, durante missa na Catedral Sant’ana.  Ontem, os 23 bispos das dioceses pertencentes ao Regional Sul II iniciaram as discussões e os seminários da primeira Assembleia Ordinária da divisão em 2014.

Os líderes religiosos começaram a esmiuçar as diretrizes da CNBB para o estímulo à renovação paroquial. De acordo com o presidente do Regional Sul II e bispo de União da Vitória, dom João Bosco Barboza de Souza, a renovação paroquial é um pedido de longa data. “A paróquia precisa ser renovada, sob a luz desse conceito de que a paróquia deve ser a comunidade das comunidades”, aponta.

Dom João também considera que a paróquia tem como missão se tornar suporte para o crescimento social e da evangelização nos municípios paranaenses e em todo o País. “O papa Francisco afirma que a paróquia não pode ser uma estrutura burocrática. Ela tem que estar próxima às famílias, tem que estar a serviço das pessoas”, reforça o presidente do Regional Sul II.

Para o bispo emérito de Foz do Iguaçu, dom Laurindo Guizzardi, a revigoração paroquial vai influenciar positivamente a vida em comunidade. “É uma renovação do espírito da igreja, da maneira como nós vamos nos conceber como igreja. Não tanto a igreja como geografia ou monumento, mas a igreja como a presença de Cristo na história e na vida da comunidade”, avalia.

A Assembleia dos Bispos do Paraná em Ponta Grossa termina hoje, no Centro de Espiritualidade Passionista (CEPA). Outro assunto a ser destacado neste encontro religioso será a reunião agendada para agosto entre membros do episcopado e o cardeal Dom João Braz de Aviz, como preparação para o Ano dos Religiosos em 2015.