PAPA ACEITA RENUNCIA DO BISPO DE CORNÉLIO PROCÓPIO

26 Mar 2014

Na manhã desta quarta-feira, 26 de março, recebemos a notícia de que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do nosso querido Dom Getúlio Teixeira Guimarães.

Dom Getúlio, homem de fé, de muita bondade, simplicidade, humildade, ternura e muitos outros dons que as pessoas que o conhecem podem testemunhar, deixa a Diocese de Cornélio Procópio depois de quase 30 anos de serviço à frente do povo de Deus daquela Igreja.

Os bispos do Regional louvam a Deus por tão grande homem colocado à frente de uma das dioceses do Norte Pioneiro do Paraná e rezam para que Deus conserve Dom Getúlio com saúde, entusiasmo na fé e muita alegria no coração.

Os caminhos por onde Deus conduziu Dom Getúlio

Dom Getúlio nasceu no dia 17 de outubro de 1937 em Cipotânea, Minas Gerais. Cursou seu ensino fundamental e básico no Instituto Missionário São Miguel em Antônio Carlos, MG (1951-1954). Seu ensino médio foi realizado no Colégio Arnaldo em Belo Horizonte, MG (1955-1957). Fez seus estudos filosóficos em Seminário do Espírito Santo em São Paulo-SP (1959-1962), e teológicos no mesmo Seminário, concluindo-os em 1966, sendo ordenado presbítero em Barbacena, Minas Gerais, aos 04 de agosto de 1966.

Foi educador no Seminário da Glória em Carazinho-RS (1967-1968); Vigário Paroquial e Pároco em Constantina-RS (1969-1975); Pároco na Igreja São João Batista em Foz do Iguaçu-PR (1975-1979); Reitor do Seminário Verbo Divino em Ponta Grossa-PR (1979-1980).

Em 22 de março de 1981, na cidade de Ponta Grossa, PR, recebeu a ordenação episcopal, sendo nomeado Bispo Auxiliar da Diocese de Ponta Grossa. Seu lema episcopal é “Qui Pertransiit Benefaciendo” (Passou a vida fazendo o bem – Atos, 10,30).

O Papa João Paulo II o elegeu Bispo de Cornélio Procópio. A posse deu-se em 20 de maio de 1984, com a presença de Dom Carlo Furno, que na época era o Núncio Apostólico do Brasil.

Nesses anos, Dom Getúlio colocou em prática o seu lema: “… passou fazendo o bem”. Como Pastor zelosíssimo pelo rebanho, incentivou o surgimento de vocações e não se cansou de convidar os leigos a assumirem o seu protagonismo dentro da Igreja. Em nosso meio sentiu-se a sua presença incansável de Pai e Pastor que deseja o bem de seus filhos.

No Regional Sul 2, Dom Getúlio é bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra, das CEBs e da Pastoral da Pessoa Idosa.