MISSA DE SANTO EXPEDITO SERÁ DIA 21 DE ABRIL

02 Abr 2014
0

 

 A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Apucarana, programou para o dia 21 de Abril, às 19h00, a Missa de Santo Expedito, a ser celebrada no Parque Ecológico Santo Expedito. Tradicionalmente a celebração acontece todo dia 19, mas como este ano a data coincide com o Sábado Santo, houve a necessidade de transferir para a segunda-feira. Neste ano, a celebração não contará com show ou outra atração.

HISTÓRIA: Santo Expedito foi martirizado na Armênia, no século II. Ele era militar, foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Dioclesiano, que subira ao trono de Roma em 284. Levava uma vida devassa; mas um dia, tocado pela graça de Deus, vendo uma grande luz, tudo mudou em sua vida. Foi então que lhe apareceu o Espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou “cras….! cras….! cras….!” palavra latina que quer dizer: “Amanhã…! amanhã…! amanhã…!, isto é – Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!”. Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: HODIE! Quer dizer: HOJE! Nada de protelações! É pra já!” É por isto que o Santo Expedito é invocado nos casos que exige solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo. No Brasil, sobretudo, Santo Expedito é invocado nos negócios, o santo da “ultima hora”, num sim, sem adiamentos.

LOCAL - O primeiro parque ambiental temático religioso da cidade é fruto de uma ação da Prefeitura de Apucarana que recuperou a área antes degradada pelo acúmulo de lixo, entulho e ação da erosão. Hoje o espaço oferece praça, parque infantil, anfiteatro e arquibancadas ao ar livre, capela ecumênica, portal/cenário, palco, gruta com a imagem de Santo Expedito, mirante com a imagem de Jesus Cristo, campo de futebol de areia, estacionamento, banheiros, muros de arrimo, piscinas de águas naturais, bica d’água, bancos, calçamento, iluminação, drenagem e canalização.


Comentários