AS REDES SOCIAIS DE COMUNICAÇÃO SÃO UM DOM DE DEUS!

29 Mai 2014

“Não tenham medo de serem cidadãos do mundo digital, pois este é um dom de Deus”, foi com esta frase que o Papa Francisco – que já é considerado o Papa mais tecnológico de todos os tempos – surpreendeu a todos no dia 23/01/14, quando falava por ocasião da festa de São Francisco de Sales. Eu também concordo que a comunicação humana digital através das redes sociais pode ser verdadeiro “dom de Deus”, e acredito que é esta a experiência que agraciadamente, mais uma vez, tem se verificado na Diocese de Apucarana desde que, há um ano, entrou no ar o D.A. on line. Uma iniciativa livre, espontânea, e seguramente conduzida pelo poder de Cristo Ressuscitado, que tem motivado muitos de nós a nos lançarmos mar adentro nos desafios desta era digital, com o estrito interesse de proclamar o amor de Cristo nas redes virtuais de comunicação, que são os novos areópagos que nos interpelam e nos esperam para proclamarmos com a força da coragem a verdade do Evangelho (At 17,22 ss). O Papa Francisco nos garantiu que a internet pode oferecer e promover a “cultura do encontro” e que isso “é algo bom, é um dom de Deus”. Em um tempo que produz tantas dores por causa das dilacerações provocadas pelo egoísmo que divide, afasta, exclui e mata, a comunicação digital, especialmente em nosso tempo em que as redes de comunicação humanas atingiram um progresso sem precedentes, podem promover uma verdadeira cultura do encontro, da integração, da socialização e da reciprocidade, onde não somente oferecemos, mas também com disposição queremos receber dos outros. Quero manifestar uma homenagem de gratidão, apoio e incentivo a cada membro do D.A. on line, no qual também humildemente me incluo como diretor espiritual, Deus quer contar com o nosso testemunho de fé neste ambiente fascinante, mas também desafiador. Na atual era da globalização, temos assistido tanta desorientação e dificuldades para se trabalhar e estabelecer relações profundas, por isso, acredito que Jesus Cristo quer contar conosco para marcarmos esta presença de Igreja Santa e Católica no mundo da comunicação, dialogando com todos, indistintamente, para ouvirmos e compreendermos suas expectativas, dúvidas e esperança, e deste modo, movidos pelo Espírito de Cristo Ressuscitado, que nos chama e envia, tornarmos visíveis o seu Reino de Amor , que é o único caminho, a única verdade, a fonte da felicidade completa e a única possibilidade de vida plena, abundante e eterna.Não tenham medo, pois o Senhor está conosco (Mt 28,20), e nos anima para atuarmos movidos pela dinâmica do Evangelho a fim de ajudarmos a criar nos meios digitais de comunicação humana uma rede de conversão e de encontro vital onde as pessoas possam se comunicar e ampliar seus horizontes de contato e relações. Que assim seja!

\"\"

Marcos Donizete Bertanha- Padre responsável pelo Sistema D.A de Comunicações.