Assembleia Pejoteira marca início das atividades em Apucarana

12 Fev 2015

“Vou fazer tudo o que você está me dizendo”Rt 3-5.

Tendo como inspiração bíblica o livro de Rute, a Pastoral da Juventude da Diocese de Apucarana (PJ), iniciou os trabalhos de 2015, no último dia primeiro, em clima de planejamento.

A Assembléia contou com a presença de quarenta pejoteiros/as, vindos/as de todos os decanatos da Diocese, representando os 18 grupos de jovens com identidade pastoral.

Seguindo a orientação bíblica, de que é preciso planejar, os/as jovens fincaram seus olhares na realidade vivida, sentiram o chão do presente e apostaram esperanças no futuro através do método Rever, Ver, Julgar, Agir, e Celebrar.

Para o jovem Daniel Neves, coordenador do grupo Força Jovem de Munhoz de Mello, e também coordenador pejoteiro do Decanato Norte, a iluminação bíblica leva toda a PJ a olhar com profundidade o planejamento pastoral. “Rute nos convida a seguir a vontade de Deus, através de um bom planejamento, para sabermos dar a nossa resposta com vontade e organização” afirmou.

Acompanhados do amigo e Padre Geraldino Proença, a Assembléia analisou as inúmeras realidades vividas pela juventude em seus diversos níveis e como toda a ação influencia na vivência dos/as jovens.

Segundo ele a PJ precisa, cada vez mais, fazer a leitura profunda do mundo à sua volta e ter como base para as suas opiniões e decisões o Projeto do Reino de Deus. “Não podemos nos ater a opiniões rasas, precisamos ter opiniões estruturadas e bem analisadas no contexto atual, para que o/a jovem não perca esperança na vida”.

Vida que foi partilhada, acompanhada pelo Pão e a Utopia pelos jovens Diego Gonçalves, Diego Rodrigo e pelas jovens Tatiane Camargo e Milady Trava que estiveram no mês de janeiro vivenciando em terras amazônicas o 11° Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ) na cidade de Manaus.

Para eles/as Manaus foi o lugar exato para vivenciar a resposta da iluminação bíblica proposta para o ENPJ: Mestre, onde moras? Vinde e Vede. Entre os sentimentos apontadas a Esperança prevalece em meio à todos.

“Em terras Manauaras vivemos a mística de (re)conhecer o Mestre e perceber que o nosso chão, o nosso grupo de jovens tem sempre que ser a nossa base na caminhada” destacou a jovem coordenadora que assume o serviço da Pastoral da Juventude diocesana para o próximo  triênio.

Buscando construir uma Pastoral Orgânica e em comunhão com o Regional Sul II e com a Diocese de Apucarana, a PJ ateve um olhar mais profundo sobre o Documento 100 – Comunidades das Comunidades que irá nortear os próximos planos trienais da Ação Evangelizadora, além de reconhecer seu espaço no documento.

“Este documento nos apresenta o sentido de ser Igreja, de viver em comunidade e nos pequenos grupos, onde a história de cada participante é valorizada, e estamos fazendo isso há 40 anos na Pastoral da Juventude” destacou Claudinei de Lima, assessor regional da PJ, que encaminhou todo o momento junto à Pastoral de Apucarana.