Padre Jeferson fala sobre a importância das Santa Missões Populares na Diocese

14 Fev 2015
0

"Nosso grande presente para Jesus Cristo nestes 50 anos de criação e instalação da nossa Diocese é cada vez mais assumir nossa missionariedade..." Padre Jeferson Nogueira da Matta

Irão acontecer este ano em que a Diocese de Apucarana comemora seu Jubileu de Ouro as Santas Missões Populares que promete animar ainda mais as comunidades da diocese, o Padre Jeferson Nogueira da Matta que é Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora e Assessor Diocesano das Santas Missões Populares conversou com nossa equipe a respeito.  

Nas palavras do Padre Jeferson Santas Missões Populares significa: SANTAS por que vem de Deus é dele o projeto, é a mesma missão do Espírito Santo e de Jesus Cristo, sendo a fonte o próprio Deus; MISSÕES é o envio de Cristo, é saída, é sair da segurança e ir ao encontro do desconhecido, caminhar, não me pertenço; POPULAR no meio do povo... caminhos e cidade... sem excluir... sujeitos vem do meio do povo... feito com o povo e na realidade possível dos missionários (as).

Neste ano jubilar nosso presente da Diocese de Apucarana para Jesus Cristo, é nosso gesto concreto de gratidão por tantas bênçãos recebidas e tantos testemunhos nestes 50 anos. Já fizemos missões populares no ano 2000 até 2002 por ocasião dos 2000 anos do nascimento de Cristo, e agora retomamos com o mesmo Espírito e com desejo de não parar mais.           

D.A - Como se dará estas Santas Missões Populares na Diocese?

Padre Jeferson - Consistirá em visitas domiciliares, onde o missionário (a) visita e abençoa a família visitada. A dupla de missionários visitará uma vez ao mês no período de fevereiro a setembro nas quarta semana, nove famílias e sempre as mesmas durante esse período. No decorrer das visitas se conseguirem nuclear um Grupo de Vivência com as famílias visitadas ou fortalecer o grupo existente, será um bom propósito.

D.A - Como esta sendo o envolvimento dos membros da Diocese nesta missão?

Padre Jeferson - Desde 2013 visitando as paróquias e tratando do tema em reuniões como: Reunião decanal e diocesana do clero, Conselho Diocesano de Ação Evangelizadora, Assembléias decanais e diocesanas e nos encontros de pastorais e movimentos e missas celebradas, procuramos divulgar e colocar o tema em pauta. A Equipe diocesana do COMIDI: Comissão Missionária Diocesana é composta de diácono, padres, religiosa, seminarista, e um representante de cada decanato.

D.A - Qual será o diferencial desta missão em comparação com as outras já realizadas na Diocese?

Padre Jeferson - O diferencial está na preparação que foi focada no Concílio Ecumênico Vaticano II por ocasião dos seus 50 anos, a visita é numero definido de famílias visitadas (9 famílias no Maximo), é a consciência de que estamos entrando em estado permanente de missão, ou seja, estamos começando sem data para terminar. Mais um ponto é através das missões fortalecerem os Grupos de Vivência e criar novos grupos.

D.A - Que resultados espera obter com estas missões?

Padre Jeferson - Primeiramente a nossa conversão (missionário) em direção a uma Igreja em “saída” e toda missionária. Obedecendo ao mandato de Cristo “Ide, eis que vos envio” Lc 10,3, queremos cada vez mais ir ao encontro dos irmãos e irmãs, com a finalidade do encontro de irmãos, afinal são muitos irmãos que perderam o entusiasmo da vivência eclesial, e queremos reencontrá-los, mesmo que não voltem à participação ativa, não deixaremos de ir, pois a ordem é “Ir”.

D.A - Com estas missões, a Diocese está atendendo ao pedido do Papa Francisco de uma “Igreja em saída”?  

Padre Jeferson - O que vemos é o Papa Francisco ecoando a própria Palavra de Cristo que já ordenou que todos os discípulos saíssem em missão (Mt 28, 19; Mc 16, 15; Lc 10,3; Jo 20, 21), e o Papa expressou no Rio de Janeiro na JMJ de maneira simples e popular “a Igreja deve ir para a rua”, ou ainda, “eu gostaria de tomar um cafezinho na casa de cada brasileiro”, vejo nestas simples palavras uma profecia, pois sabemos que mesmo que ele morasse no Brasil isso não aconteceria humanamente, então a afirmação é profética, pois apela a nós no sentido de cumprir essa voz, indo em nome de Cristo e do Papa, fazer essa visita e representá-los, cumprindo assim a profecia. Quem tem ouvidos que ouça para não se fazer de surdo e pensar que o Papa falou para outras pessoas (voz no deserto), mas ele na verdade falou pra você e pra mim também.

D.A - Considerações finais

Padre Jeferson - Nosso grande presente para Jesus Cristo nestes 50 anos de criação e instalação da nossa Diocese é cada vez mais assumir nossa missionariedade, da qual temos historia concreta com centenas de missionários que trouxeram e mantiveram a fé nesta terra santa do norte do Paraná. Nossa divida com a Igreja é que estes missionários permanecem com disponibilidade no trabalho missionário dentro da nossa diocese e também na Igreja Irmã de Guajará Mirim e agora com a Diocese de Bafatá em Guiné Bissau, Igreja irmã do regional Sul II (Paraná). A pauta da Igreja e da hora é MISSÃO ou nos tornamos missionários ou não somos Igreja. Que Deus abençoe todos os nossos mais de cinco mil missionários das SMP da diocese de Apucarana, os nossos lideres e padrinhos (as) de oração (intercessão), nossos religiosos e religiosas, nossos seminaristas, nossos padres, nossos diáconos e nosso Bispo Dom Celso. Um grande abraço missionário.

Douglas Felippe e Deocélia da Silva 


Comentários