Após atentados, católicos fazem dia de oração no Paquistão

16 Mar 2015

Atentado contra duas igrejas neste domingo deixou mortos e feridos; fiéis católicos paquistaneses rezam pelas vidas inocentes dos mártires

Tempo de luto e de oração para a Igreja no Paquistão. Nesta segunda-feira, 16, fiéis católicos celebram um dia especial de oração pelas vidas inocentes dos mártires. A iniciativa é realizada depois do duplo ataque suicida realizado no país, neste domingo, 15, contra duas igrejas: uma católica, São João, e uma protestante, Igreja de Cristo. O atentado deixou 15 mortos e pelo menos 80 feridos.

O anúncio da iniciativa foi feito pelo Arcebispo de Lahore, Dom Sebastian Shaw, ofm. Ele informou que as escolas e os institutos católicos permanecem fechados hoje para homenagear as vítimas inocentes. Ele define como “mártires” quantos deram suas vidas no incidente para salvar milhares de pessoas.

“O sangue deles não será derramado em vão e levará a paz a todos os cidadãos do Paquistão”, disse. Condenando os atentados bárbaros e pedindo maior empenho do governo na proteção dos cristãos paquistaneses, Dom Shaw reza para que a paz e a harmonia prevaleçam no país. Ele convida todos os cidadãos a rejeitar abertamente a violência e o terrorismo.

Após o Angelus deste domingo, 15, o Papa Francisco condenou o atentado. “Que esta perseguição contra os cristãos, que o mundo procura esconder, acabe e haja paz (…) São igrejas cristãs, os cristãos são perseguidos, os nossos irmãos derramam o seu sangue apenas por serem cristãos”, disse o Pontífice.

O arcebispo de Karachi e presidente da Conferência Episcopal do Paquistão, Dom Joseph Coutts, também enviou uma nota lembrando que a Igreja Católica condena os ataques suicidas às igrejas de Lahore. Ele pede que o Governo tome as medidas necessárias para proteger as igrejas e as minorias religiosas do país.

Dom Joseph também pede que os fiéis não reajam com violência, mas sim colaborem com a polícia nas investigações. Ele também reza pela cura dos feridos e pelas famílias das vítimas. Segundo o arcebispo, Governo, partidos políticos, líderes religiosos e cada cidadão é chamado a tomar posição contra as forças extremistas.

“Episódios atrozes como esse exigem que toda a nação se una contra o terrorismo. Os crentes de todas as religiões devem promover a paz e a harmonia social e proteger-se uns aos outros do terrorismo. A Igreja católica e as minorias religiosas no Paquistão pedem ao Governo para adotar medidas eficazes para garantir a liberdade de religião no país”, concluiu Dom Coutts.

Fonte: Da Redação, com Agência Fides