Coletiva de Imprensa com Cardeal Dom João Braz de Aviz

25 Mar 2015

"O Papa tem um coração misericordioso, centraliza suas ações no evangelho, acolhe a todos em especial os pecadores, todos, mas não aceita os corruptos". Cardeal Dom João Braz de Aviz

Por ocasião do ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa Francisco para 2015, nesta sexta-feira (27)  acontecerá em Arapongas um encontro do Cardeal Dom João Braz de Aviz com os religiosos da diocese e província de Londrina e Maringá.

Na tarde desta quarta-feira (25) em entrevista muito descontraída com os repórteres o Cardeal falou abertamente de vários assuntos que o Vaticano e o Papa Francisco vêm trabalhando nesses dias.

Entre os diversos temas ele falou sobre o Ano da Vida Consagrada que está sob sua responsabilidade. “Existem mais de um milhão de religiosos e religiosas no mundo todo. As congregações envelheceram e a vida comunitária está numa crise profunda devido à modernidade e o individualismo. Em torno de três a quatro mil religiosos deixam a vida consagrada por ano”, revelou o Cardeal.

Ainda de acordo com Dom João está acontecendo encontros com diversas congregações religiosas, inclusive com a igrejas Anglicana, que nem ele sabia que tinham congregações. “Está sendo uma experiência muito rica para a Igreja”.

Dom João disse que sentiu uma alegria imensa de poder vir na missa dos 50 anos de sua diocese natal. Falou da convivência com o Papa Francisco, da alegria do seu pontificado. “Com ele a igreja deu uma renovada grande, está fazendo um bem enorme para sua renovação com mudanças profundas nas estruturas do Vaticano, mudanças financeiras e pastorais”.

O Cardeal enfatizou que sobre pedofilia a regra é tolerância zero. “O Papa tem um coração misericordioso, centraliza suas ações no evangelho, acolhe a todos em especial os pecadores, todos, mas não aceita os corruptos”.

A diocese de Apucarana, que está comemorando o seu Jubileu de Ouro, acolhe neste ano a Assembleia do Regional Sul 2 da CNBB.

Por: Padre Geraldino - Com edição de Jorge Teles