Mensagem Pe. José Roberto Rezende lançamento Livro Jubileu

15 Abr 2015

"A HISTÓRIA É TESTEMUNHA DO PASSADO, LUZ DA VERDADE, VIDA DA MEMÓRIA, MESTRA DA VIDA, ANUNCIADORA DOS TEMPOS ANTIGOS." Marco Túlio Cícero

Eminentíssimo Sr.Dom João Braz Cardeal  de Aviz, Exmos e Revmos Srs. Arcebispos e Bispos, RevmosSrs Padres meus irmãos, Caríssimos Diáconos Religiosos e Religiosas, Amados Seminaristas e Ministros e Ministras, Veneráveis Pioneiros e Povo de Deus.

Mergulhar em seus caminhos é uma arte e um desafio. Nos deparamos com encontros e desencontros. O grande segredo é tecer a sua construção. Não basta olhar o passado, rever momentos, documentos, situações. É preciso ter a coragem da compreensão de mundo e vida que as pessoas possuíam em determinados momentos da história. Mergulhar na história é acima de tudo reconhecer-se agente, sujeito, protagonista da história que deve ser construída agora... hoje. Plantando boas sementes no presente, não teremos arrependimentos no futuro e logo mais olharemos para as glórias do passado. Esse trabalho não tem a missão de exercer julgamentos sobre ninguém. Nesse espírito, aqui estão reunidos fatos e documentos do início da pregação do Evangelho em nossa região. Dos Jesuítas catequizando os indígenas nas reduções, às desobrigas dos Palotinos junto aos caboclos, habitantes do sertão desbravadores de nossas florestas. Das primeiras congregações religiosas masculinas e femininas ao clero diocesano e ao protagonismo dos leigos, da história do seminário e do diaconado permanente à biografia de nossos Bispos. Das primeiras Santas Missas em rústicos altares ao elenco das Paróquias com cada um de seus Párocos e Vigários Paroquiais. Da luta dos pioneiros às Comissões que protagonizaram a Criação e Instalação da Diocese de Apucarana. Evidentemente essas páginas foram poucas para conter tanto, mas o caminho está aberto para novos trabalhos. Ao entregarmos o Livro do Jubileu de Ouro da Diocese de Apucarana, cabe uma profunda gratidão a todos que nos difíceis tempos dos primórdios de nossa Evangelização, bem como em meio às lutas e sacrifícios pela sobrevivência, não deixaram faltaraos nossos Padres e Bispos a mão amiga. Ainda que calejada e manchada pela cor da nossa terra e pela nódoa do café. Essa foi a mão sempre presente, a mãode nossos leigos. Seja para a preparação dos terrenos e transportes dos materiais para as construções. Seja para ajuda material. Seja para a companhia e acolhida àquelesmissionários e missionárias, que chegavam por vezes de terras distantes com dificuldades de adaptação na alimentação, no clima e no idioma. Celebrar o Jubileu é olhar para trás reconhecer as lutas e as vitórias, é pedir perdão e perdoar. É, sobretudo compreender que sem a participação de cada um, com todas as suas limitações não haverá o que ser celebrado daqui 10 anos no Jubileu de Brilhante, nem daqui 25 no Jubileu de Diamante e muito menos nos próximos 50 no primeiro Centenário. Seja esse momento dereflexão através do presente livro, o alento no caminhar e o retomar de novas e rejuvenescedoras forças para a caminhada. A Evangelização se fará com a participação de cada um de nós. Muito obrigado ao nosso autor Francisco Soares Dias Sobrinho - Sr. Chiquinho carinhosamente assim chamado – pelo sonho acalentado e que hora se torna realidade. Muito agradecido a todos aqueles a quem solicitamos ajuda e não nos negaram: Pe. Xisto PontaroloBobato e Congregação da Missão, Pe. Paulo Adriano do Amaral Fernandes, Frei DorianoCeteroni OAD e Ordem dos Agostinianos Descalços, Escola Diaconal São Francisco de Assis e a todas as Paróquias que nos enviaram de seus arquivos a relação dos Párocos e Vigários Paroquiais. Um agradecimento especial e sinceroà Sua  Excia. Revma. Dom Celso Antônio Marchiori e à Comissão do Jubileu por nos confiarem essa missão. Seja esse trabalho com todos os esforços necessários para sua realização uma oferenda agradável na presença do Altíssimo Deus.

MUITO OBRIGADO!

*Pe. José RobertoRezende – Coordenador da Comissão Histórica do Jubileu de Ouro da Diocese de Apucarana