É tempo de Celebrar – 40 Anos PJ Apucarana

13 Mai 2015

40 anos se passaram! 40 anos da história da Pastoral da Juventude na Diocese de Apucarana.

E muitos de vocês que hoje se reúnem para preparar e celebrar este aniversário devem se perguntar por que estamos celebrando algo que não estivemos no começo. A história do Povo de Deus nos remete sempre a fazer memória: Memória de quem já caminhou, memória dos desafios já vencidos, memória de tantos e tantas jovens que por aqui começaram sua caminhada na Igreja e que hoje vivenciam a comunidade em outros grupos, pastorais, movimentos e, também muitos que, hoje tentam e constroem um “outro mundo possível” nas bases dos ensinamentos do Jovem de Nazaré.

Vocês não começaram a história da Pastoral da Juventude na Diocese de Apucarana, mas hoje são vocês que dão as cores e os sabores da nossa PJ para que continuemos a história, pois ela é isso aí, constantemente em movimento. Os tempos são outros, os/as jovens também. O desafio hoje não é simplesmente ser jovem, mas ser jovem e acreditar em algo, ter sonhos, projetos, esperança e querer ser alguém melhor. A Pastoral da Juventude quer e precisa do seu jeito jovem de ser para seguirmos mais 40, 50, 100 anos…

E aí, vamos continuar a fazer nossa história?

E para comemorar esses 40 anos queremos convidar todos os grupos de base para prepararmos uma linda festa da juventude. Festa que será construída com muitas mãos, olhares, corações e vidas. E para começar a construir a festa da história da Pastoral da Juventude, queremos propor à vocês a construção de uma colcha de retalhos.

Todo o objetivo e passo à passo da colcha de retalhos, bem como seu itinerário se encontra no arquivo abaixo:

É Tempo de Celebrar – 40 Anos PJ Apucarana

A colcha percorrerá toda a diocese de Apucarana, convidando os grupos de base a vivenciar os lugares bíblicos de Revitalização da Pastoral da Juventude, os lugares por onde Jesus passou. O primeiro caminho à ser percorrido é Emaús pelo Decanato de Apucarana que estará recebendo a colcha, bem como todos os outros decanatos que estão unidos nesta caminhada. Para ajudar os grupos de base a vivenciar Emaús montamos um material para que todos possam vivenciar este lugar e possamos nos encontrar em “Jerusalém” na comemoração dos 40 anos da PJ Apucarana.

Material de Apoio – Emaús

Material produzido por PJ Apucarana

Referências: PJ Nacional, PJ Umuarama, Cajueiro, Vamos à Jerusalém – Pe. Maicon Malacarne

Fonte: PJ Apucarana.