09 Jun 2015

Conselho Episcopal Regional Sul 2

Curitiba, 29 de maio de 2015

Aos senhores Arce/Bispos

Aos Coordenadores Diocesanos da Ação Evangelizadora (CDAEs)

Aos Presbíteros párocos, vigários, reitores de seminários e outros

Aos Coordenadores (as) e Assessores (as) de Pastorais, Movimentos e Organismos

Aos fiéis leigos

Objeto: Mobilização das lideranças da Igreja no Paraná contra a adoção da Ideologia de gênero

Recentemente, após várias votações dos parlamentares brasileiros e contínuos protestos por parte da Igreja, de ativistas pró-família e cidadãos brasileiros de todos os estados, foram excluídos os pontos que introduziam a chamada “identidade de gênero ou ideologia de gênero” no Plano Nacional da Educação (PNE).

No entanto, precisamos nos mobilizar para que a mesma rejeição aconteça nos processos legislativos estadual e municipais.

O Estado do Paraná e seus 399 municípios devem aprovar seus Planos de Educação até dia 24 de junho.

Diante disso, precisamos, com urgência, atuando a dimensão profética de nossa fé, alertar os Deputados e Vereadores sobre o perigo da ideologia de gênero, a fim de que atuem com firmeza na rejeição desse ataque frontal à família.

A ideologia do gênero surge como uma antropologia alternativa, quer à judaico-cristã, quer à das culturas tradicionais não ocidentais.

Alguns pontos sobre a Identidade de Gênero ou Ideologia de Gênero

1. Essa ideologia contrasta frontalmente com a antropologia cristão por opor-se à visão bíblica e cristã da pessoa e da sexualidade humana.

2. A ideologia extingue o conceito de sexo, de corpo sexuado, e no lugar desses conceitos adota a palavra “gênero”. A fé cristã nos ensina que a dimensão sexuada, a masculinidade ou feminilidade, é constitutiva da pessoa, é o seu modo de ser, não um simples atributo.

3. Segundo essa ideologia a criança nasce sem um sexo definido e, por isso, não deve ser considerada do sexo masculino ou sexo feminino. O aluno menino ou menina, é chamado apenas de criança, porque cada um deve decidir quando crescer se será homem ou mulher. A fé cristã afirma que a diferenciação sexual correspondente ao desígnio divino sobre a criação, em toda a sua beleza e plenitude: «Ele os criou homem e mulher» (Gn 1,27).

4. Com a expressão gênero, a ideologia quer promover a igualdade do homem e da mulher. Afirmam que o ser masculino ou feminino não passa de uma construção mental, mais ou menos interessada e artificial, que, agora, importaria desconstruir. Por conseguinte, rejeitam tudo o que tenha a ver com os dados biológicos para se fixarem na dimensão cultural, entendida como mentalidade pessoal e social. E, por associação de ideias, passou-se a rejeitar a validade de tudo o que tenha a ver com os tradicionais dados normativos da natureza a respeito da sexualidade (heterossexualidade, união monogâmica, limite ético aos conhecimentos técnicos ligados às fontes da vida, respeito pela vida intrauterina, pudor ou reserva de intimidade, etc.).

5. Pretende descontruir a matriz heterossexual da sociedade, passando a ser apenas um modelo entre vários de família, e sustentar a adoção e a procriação artificial de filhos por pessoas do mesmo sexo ou sós tornando o filho um objeto de afirmação pessoal, como “direito” a parentalidade, redefinição do casamento e mudança de sexo oficialmente reconhecida pela lei.

6. No âmbito do ensino, pretende influenciar na orientação dos programas escolares, em particular nos de educação sexual, apresentando o gênero como dado científico e indiscutível, não deixando opção para os pais de escolherem quais conteúdos de educação sexual acham melhor serem tratados nas escolas.

Portanto: A ideologia de gênero nega que a diferença sexual inscrita no corpo possa ser identificativa da pessoa; recusa a complementaridade natural entre os sexos; dissocia a sexualidade da procriação; sobrepõe a filiação intencional à biológica; pretende desconstruir a matriz heterossexual da sociedade (a família assente na união entre um homem e uma mulher deixa de ser o modelo de referência e passa a ser um entre vários).

Reunião

Além dessa articulação capilar em todos os municípios paranaenses, é de se esperar que aconteçam reuniões em vários âmbitos com pessoas que atuam nas Secretarias de Educação e com Vereadores para um diálogo sobre a questão.

Fraternalmente,

Pe. Mário Spaki

Secretário Executivo da

CNBB Regional Sul 2