Congresso Diocesano das Famílias

18 Ago 2015

Me perguntaram se houve erros. Disse que sim, mas os acertos e as graças foram tantas que quero me focar nelas, onde Deus agiu sem a nossa desobediência.

O que dizer a respeito do dia de hoje. Primeiramente que o dia de hoje é resultado de um trabalho iniciado no começo do ano de 2014 quando colocamos em nossa meta a reestruturação da Comissão para a Vida e a Família em nossa diocese.

A partir de então, começamos uma etapa de intensas atividades, mas agradecemos a Deus pelo Sim de cada um e pela expressiva participação nos Pré Congressos Decanais e neste Congresso Diocesano das Famílias.

Junto com os 50 anos de nossa diocese, lembramos nas atuais coordenações: paroquiais, decanais e diocesana, todos os Agentes que não deixaram a missão desanimada, não desistiram do trabalho em favor da Pastoral Familiar.

Louvamos e agradecemos a Deus pela dedicação e motivação sem limites de nossos 04 pastores: dom Romeu, dom Domingos, dom Luís e dom Celso, a quem rogamos a intercessão da Mãe de Lourdes sobre seu ministério.

Para que todo nosso trabalho tivesse êxito, contamos com o apoio dos Coordenadores nas paróquias, nos decanatos e na Comissão Diocesana, além dos Coordenadores dos Setores Pré Matrimonial, Pós Matrimonial e Casos Especiais. Agradecemos aqui também os coordenadores e membros de todas as demais pastorais, movimentos e serviços que abraçaram junto com a pastoral familiar esse projeto de renovação e reestruturação da Comissão Diocesana para a Vida e a Família.

Nossos agradecimentos à Paróquia Santíssima Trindade por ceder seu Centro de Evangelização para nosso Encontro, à paróquia Nossa Senhora do Guadalupe pela preparação da alimentação e ao D.A on line pela cobertura em imagens do Congresso. Agradecemos ao Pe. Nilson, André e Rita, Pe. Valdecir e Pe. Rafael pelas Conferências.

Agradecemos a contribuição da Pastoral dos Surdos em nosso evento e todas as equipes que prefiro não nomeá-los para não esquecer alguém.

Para concluir, deixamos aqui uma das tantas frases do Papa Francisco sobre as famílias: “Quando nos preocupamos com as nossas famílias e as suas necessidades, quando entendemos os seus problemas e esperanças, (…) quando se apoia a família, os esforços repercutem-se não só em benefício da Igreja; ajudam também a sociedade inteira". (Discurso dirigido aos Bispos do Sri Lanka, em maio de 2014).

Família missionária, ô, ô, ô.
Partilha, vida, esperança ô,ô,ô.
Anuncia o Evangelho, ô, ô, ô.
Ousadia, coragem, confiança.

Jesus, Maria e José, nossa Família Diocesana vossa É!!!

Texto: Claudemir e Gislaine - Pastoral Familar