Mês Vocacional! A importância da VOCAÇÃO na minha vida

19 Ago 2015

“IDE TAMBÉM VÓS PARA A MINHA VINHA!" Mt 20,4 PE. MARCOS DONIZETE BERTANHA

Marcos Donizete Bertanha, nasceu no dia 17 de fevereiro no município de Cambira- Pr, mudou se para Astorga aos 10 anos, foi batizado na Paróquia São José de Cambira , onde também recebeu o sacramento da Eucaristia pelas mãos do Pe. Francisco Tabone, recebeu a Crisma no dia 12 de outubro pelas mãos de Dom Domingos Gabriel Wisniewski (in memoriam).

Ingressou no Seminário Menor da Diocese de Apucarana em fevereiro de 1998, onde concluiu o Ensino Médio. Iniciou a formação em Filosofia no Instituto Filosófico de Apucarana em 1999 concluindo o curso de Filosofia em 2001, ingressou no curso de Teologia no seminário Paulo VI em Londrina concluindo o curso em 2005. Durante o período de esteve no Seminário, realizou seus trabalhos pastorais nas Paróquias: Coração Eucarístico de Apucarana, Nossa Senhora das Dores de Marilândia do Sul, Cristo Sacerdote de Apucarana, Nossa Senhora das Graças de Nossa Senhora das Graças, São João Batista de Angulo e Nossa Senhora de Aparecida de Iguaraçu.

Foi ordenado diácono no dia 18 de fevereiro de 2006, na catedral Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana, pela imposição das mãos de seu Bispo, Dom Frei Luís Vincenzo Bernetti. Exerceu o diaconato nas paróquias: São Francisco de Assis de Godoy Moreira, Santa Luzia de Santa Luzia da Alvorada e São João Batista de São João do Ivaí.

Foi ordenado sacerdote no dia 05 de agosto, na Paróquia São Sebastião de Astorga pela imposição das mãos de Dom Frei Luis Vincenzo Bernetti. Da sua ordenação até o presente dia exerce seu ministério Sacerdotal na reitoria do Seminário Maior Diocesano São João Maria Vianney de Apucarana.

Pe. Marcos Bertanha