Pe. José Felipe de Meira - Cidadão Honorário de Novo Itacolomi

28 Ago 2015
0

Palavras proferidas pelo Pe. José Roberto Rezende na cerimônia de Outorga do Título de Cidadão Honorário do Município de Novo Itacolomi ao Revmo Pe. José Felipe de Meira

Exmo. Senhor. Presidente da Câmara Municipal de Novo Itacolomi.

Exmos. Senhores Vereadores, agradecemos imensamente a essa Egrégia Casa de Leis, a comenda no momento outorgada ao Revmo Sr. Pe. José Felipe de Meira.

Demais autoridades, meus irmãos sacerdotes e a todos os presentes nosso carinho.

Nessa ocasião saúdo nosso homenageado nascido no bairro Faxinal em  Angatuba-SP. Como tantos migrantes, a sua família veio ao Paraná, escolhendo Astorga para morar. No princípio lavrando a terra, plantando e cultivando os cafezais. No início da década de 50 é conduzido pelo Pe. Luciano Ambrozini ao Seminário Menor de Jacarezinho. Lá nas barras do maior orador sacro de nosso Estado - Sua Excia. Revma. Dom Geraldo de Proença Sigaud SVD - tem a base de sua formação sacerdotal. De volta a Astorga participa da atuação do benemérito Pe. João Jannsen, de feliz e saudosa memória. Pe. João foi quem laboriosamente trabalhou na construção e deixou a majestosa Igreja Matriz de Astorga em fase de acabamento, pois morreu durante a campanha da Festa do padroeiro São Sebastião. Com a chegada dos Padres Missionários de São Carlos - chamados Carlistas - prossegue com eles sua formação, trabalhando inclusive como secretário da Paróquia, cujos livros de Batismo e Matrimônio ainda hoje exibem sua bela caligrafia. Com Dom Romeu Alberti participa da primeira formação para o Diaconato Permanente. Prossegue sua formação e recebe do mesmo Dom Romeu, a Ordenação Diaconal e Presbiteral. De norte a sul dessa Diocese de Apucarana trabalhou incansavelmente em praticamente todas as Paróquias. Sempre disponível, atencioso e presente. Muito mais do que os livros que guardam nossa história podem conter, sua presença está no coração de cada um que passou por sua existência. Quando muito de nós ao passar dos anos desejam um merecido descanso, nosso homenageado vem a Novo Itacolomi e rapidamente deixa sua marca, conquista corações e  alcança a mais alta honraria dessa abençoada terra. Eis o Salmo da vida de nosso homenageado. Se for preciso defini-lo em uma só palavra tenho somente a dizer: TRATA-SE DE UM HOMEM LIVRE.       

 


Comentários