Pastoral da Juventude 40 anos

19 Out 2015

Carta de Agradecimento da PJ pelo Acampamento

“O que a memória amou, ficou eterno”

Adélia Prado

Após passada uma semana do Acampamento dos 40 anos da Pastoral da Juventude de Apucarana, o corpo vai recuperando a energia, as coisas vão retornando aos seus lugares, o coração vai acalmando e as lembranças vão tomando conta dos espaços.

Talvez descrever em palavras os momentos vividos em preparação e também durante o Acampamento dos 40 anos da PJ Apucarana seja algo impossível, mas confesso que vendo aqueles/as jovens chegando com suas malas e barracas, com um sorriso largo no rosto, me fez arder o coração e os olhos marejarem. É incrível e lindo de ver, mesmo depois de 40 anos, a PJ ter a força que tem, ter a ousadia e alegria de uma juventude libertadora, que não tem medo de viver e que acima de tudo luta e que ama por aqueles/as que são excluídos/as de nossa sociedade e também de nossa igreja, e que principalmente sonha com um novo mundo.

Hoje o sentimento é de gratidão. Gratidão à Deus por me proporcionar esses momentos de encantamento e reencantamento por essa juventude. Juventude, que é de dar brilho nos olhos, por sua beleza, por sua perseverança e principalmente por sua alegria e vontade de viver. Acredito que agora, mesmo depois de 40 anos, a caminhada está apenas começando, há muito ainda o que sonhar, o que fazer, o que lutar e o que realizar.

Hoje estou como coordenadora diocesana, e sonho e luto até o fim por essa tal de PJ, que me encantou de tal maneira que me fez dedicar a vida por essa causa (olhos enchendo de lágrimas neste momento). Espero profundamente que todos/as tenham se encantado/a da mesma maneira que me encantei, que me apaixonei e que hoje amo por demais.

Relembrando algumas palavras de nosso querido Papa Francisco: “Nunca percam a esperança e a utopia, vocês são os profetas da esperança… Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para coisinhas pequenas, mas para coisas grandes! ” (CARTA ENVIADA AO XI ENPJ – ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE – MANAUS/AM 2015).

Que essas palavras ressoem em nossos ouvidos e que a alegria do Ressuscitado seja nossa perseverança na caminhada da construção da Civilização do Amor. Vamos juntos/as construir mais 40, 50, 100 anos de Pastoral da Juventude!

Abraços Fraternos!!

Tatiane Camargo