40 anos da PJ - Moção de Aplausos em Apucarana

21 Out 2015
0

"Não chegamos a Jerusalém de uma hora pra outra, e assim como não se constrói uma historia de 40 anos rapidamente, recordar e resgatar a historia da Pastoral da Juventude de Apucarana, e um ato maravilhoso de rever lugares, pessoas, olhares e sorrisos, de milhares de jovens que foram tornando protagonistas por causa do projeto de Jesus Cristo"

“Juventude, profeta da esperança, mostre ao mundo sua ternura e vigor. Presente da Igreja, ação que não se cansa, caminhando rumo a Civilização do Amor”.

Embalada pela lembrança do Hino dos 40 anos da PJ Apucarana, saúdo com uma boa noite a todos e a todas, e com alegria cumprimento o excelentíssimo senhor presidente da Câmara Municipal, vereador José Airton Deco de Araujo, em nome de quem eu cumprimento também as demais vereadoras e vereadores deste município.

Cumprimento ainda as demais autoridades presentes, servidores e servidoras dessa Casa de Leis, a população que participa dessa sessão, e em especial os e as jovens pejoteiros e pejoteiras dessa linda Diocese de Apucarana.

É com o coração cheio de entusiasmo que me faço presente neste dia para, em nome da Pastoral da Juventude da Diocese de Apucarana, receber essa homenagem pelos 40 anos de evangelização da juventude, desta tão honrada Casa de Leis.

Agradeço profundamente à todos os vereadores e vereadoras que aprovaram tal indicação. Obrigada por reconhecerem a caminhada da PJ nos 32 municípios do território da Diocese de Apucarana.

Com carinho especial, a Pastoral da Juventude agradece imensamente a vereadora Aurita Bertoli pela proposição. Sabemos que tal indicação foi possível pelo seu conhecimento de causa, pela sua vivência em meio a lutas dos excluídos e excluídas da sociedade, lugar onde a PJ encontra-se. Muito nos alegra poder contar com sua companhia na caminhada, com a partilha dos mesmos ideais da construção do Reino de Deus. Desejamos que o Deus da Vida sempre a guarde com a esperança e coragem.

A celebração dos 50 Anos da Diocese de Apucarana, que está sendo celebrada neste ano de 2015, também nos convida a celebrar os 40 anos de presença da PJ na Diocese, reconhecendo nossa identidade como Igreja Diocesana e nossa ação Pastoral nestas terras.

Não chegamos a Jerusalém de uma hora para outra, assim como não se constrói 40 anos de história tão rapidamente. Recordar e resgatar a história da Pastoral da Juventude de Apucarana é um ato maravilhoso de rever lugares, pessoas, olhares e sorrisos de milhares de jovens que foram se tornando protagonistas por causa do projeto de Jesus Cristo. É um pequeno aperitivo desta ação que fez a Igreja de Apucarana mais comprometida e engajada na construção dos sinais de vida.

A história da Pastoral da Juventude começa com o chamado SEJU, Serviço de Juventude, sendo o primeiro espaço de encontro de jovens, que deu origem logo após a Ação Católica Especializada (JAC, JEC, JOC, JUC), nos anos 60. Tendo início na Diocese de Apucarana no ano de 1975.

No final da década de 70 e no início dos anos 80 a Igreja vivia um período de grandes expectativas, pois Medellín e Puebla trouxeram novos ares para a ação pastoral com a opção concreta pelos pobres e pelos jovens.

É nesse contexto, de pós Concílio Vaticano segundo, e das Conferências de Medellín e Puebla, que também estava sendo iniciada a história da Diocese de Apucarana, com ardor profético e revolucionário.

Aprendemos muito da Ação Católica, da Teologia da Libertação, da Pedagogia do Oprimido.

A diocese de Apucarana passou, então, a organizar a evangelização dos jovens em pequenos grupos (entre 12 a 25 jovens) e, para melhor acompanhar a organização e formação dos jovens.

A PJ, no seu todo, foi valorizando e incluindo em sua caminhada novas experiências de trabalho com a juventude a partir de seu meio específico: juventude rural, juventude estudantil, juventude universitária e juventude dos meios populares.

Os encontros e assembleias tornaram-se momentos ricos de refletir sobre o acompanhamento dos jovens para a vida em grupo. Aí a Pastoral da Juventude iniciava seus famosos encontros, que serviram como laboratório e espaços de reflexões importantes como: o Processo de Formação na Fé, a Metodologia de Trabalho com Jovens, o mundo do trabalho, a cultura, as Políticas Públicas de Juventude, o Planejamento da Ação Pastoral, a Missão, e tantas outras discussões.

40 anos se passaram! 40 anos da história da Pastoral da Juventude na Diocese de Apucarana. E muitos de vocês devem se perguntar por que estamos celebrando algo que não estivemos no começo.

 

A história do Povo de Deus nos remete sempre a fazer memória: Memória de quem já caminhou, memória dos desafios já vencidos, memória de tantos e tantas jovens que pela PJ começaram sua caminhada na Igreja e que hoje vivenciam a comunidade em outros grupos, pastorais, organismos, instituições.

Como por exemplo nessa Casa de Leis, na pessoa da vereadora Aurita, do ex vereador Natal, no Poder Executivo, através do vice prefeito Júnior, militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular em sua juventude. E também muitos e muitas que, hoje tentam e constroem um “outro mundo possível” nas bases dos ensinamentos do Jovem de Nazaré.

Agradecemos há tantas mãos, de tantos/as jovens que ao longo dos 40 anos construíram a história da Pastoral da Juventude, na Diocese de Apucarana. 

 

São jovens com os nomes de Jefferson, Dirceu, Edileuza, Catarina, Reginaldo, Marli, Kátia, Antonio, Tiãozinho, Natal, Junior, Carmem, Neuza, Juliana, Cae, Renato, Geraldino, Rui, Franciele, Juliana, Siumara, Edilson, Marcos, Telma, Coutinho, Geni, Andréa, Célio, Paula, Chico, Carlos, Márcio, Marcelo, Cássia e tantas e tantos que dedicaram suas vidas ao Projeto do Reino de Deus. 

Agradecemos por não terem se conformados e conformadas, agradecemos por noites mal dormidas, pelos encontros preparados, pelas brigas e alegrias. Pelas broncas que levaram dos pais, pelos churrascos realizados, pelos Projetos de Vida elaborados.

Agradecemos pelo enfretamento que realizaram, pelas vocações que despertaram, pela Igreja que construíram. Agradecemos pelo empenho dispensado, pelas bandeiras levantadas.

Agradecemos pelo caminho percorrido, pela vida doada, pela esperança compartilhada, pela PJ construída e pelo anúncio preparado. Pois jamais, “podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos – Atos dos Apóstolos 4 - 20.

Nós não começamos a história da Pastoral da Juventude na Diocese de Apucarana, mas hoje somos nós, jovens aqui presentes, que damos as cores e os sabores da nossa PJ para que continuemos a história, pois ela é isso aí, constantemente em movimento.

Os tempos são outros, os/as jovens também. O desafio hoje não é simplesmente ser jovem, mas ser jovem e acreditar em algo, ter sonhos, projetos, esperança e querer ser protagonista de sua história. A Pastoral da Juventude quer e precisa desse jeito jovem de ser para seguir mais 40, 50, 100 anos…

E com esse incentivo e reconhecimento que hoje recebemos desse espaço democrático, de onde emana o poder do povo, nos colocamos a caminho como seguidores e seguidoras do Jovem de Nazaré e como construtores e construtoras de nossas histórias.

Agradecemos por esse momento de celebração da memória, momento que não é só uma opção; é festejar a característica do coração do Povo de Deus com Améns, Axés, Aweres e Aleluias de uma Pastoral da Juventude que deseja continuar a ser Igreja Jovem, movida pelo Espírito Santo.

Vida longa à Pastoral da Juventude, lugar onde aprendemos o que é amar!

 

Fotos: PJ Apucarana


Comentários