Assembleia Diocesana de 2015

16 Nov 2015

Assembleia Diocesana Aprova 23º. Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (2016-2019)

Essa assembleia é a primeira após a comemoração dos 50 anos de criação e instalação da nossa diocese, que nasceu junto com o Concílio Vaticano II. Agora é nossa vez de dar continuidade a essa história de presença e transformação da realidade em direção do Reino de Deus.

A profecia pastoral do nosso primeiro bispo estava correta, ou seja, uma Igreja descentralizada com as pequenas comunidades (naquele tempo-Igreja base), uma Igreja ministerial de comunhão e participação, uma Igreja onde o leigo tem voz e vez, e agora damos continuidade na comunhão e participação.

Nosso presente para o jubileu foi a retomada das Santas Missões Populares, afinal o melhor modo de agradecer a Deus por tudo que ele tem feito e como sinal visível do nosso encontro com Ele (EG 8), é realmente colocar em prática a ação missionária que a nós foi confiada no dia do nosso batismo, confirmada em nossa crisma e atualizada no dia a dia do ser missionário.

Sobre o 22º. PLADAE as Santas Missões Populares (EIXO) foram visitadas mais 70 mil pessoas durante o ano jubilar e a missão continua, afinal, somos uma “Igreja em saída Missionária”; o empenho na ação evangelizadora para com as famílias (EIXO) de modo concreto na implantação da Pastoral Familiar em todas as paróquias; o apoio, abertura e investimento no trabalho pastoral com a juventude (EIXO), todos os três eixos foram sinal visível da unidade na ação evangelizadora com toda Igreja (CNBB, CELAM e magistério Pontifício-PAPA). Na comunhão com nosso bispo que em sua primeira carta pastoral, publicada por ocasião dos 49 anos de instalação da diocese de Apucarana no dia 28 de março de 2014, que retoma com ênfase o caminho que nossa Igreja vem fazendo e indica: formação, celebrações litúrgicas bem feitas e participadas, visitas missionárias, expansão dos grupos de vivência, acolhida e boa recepção das pessoas em nossas paróquias, conversão pessoal e pastoral, reconciliação (confissões), promoção da vida (pobres), a inculturação (diálogo) e gratidão a todos pelo empenho e dedicação na ação evangelizadora.

Pe. Jefferson Nogueira da Matta - Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora

As demais fotos estão em https://www.facebook.com/dioceseonline/