Diocese recebe Comenda Tiradentes por ocasião do jubileu áureo da Diocese de Apucarana

02 Dez 2015
0

Celebrando este Jubileu de Ouro da nossa ”Família Divina Diocesana”, expressão essa usada pelo primeiro Bispo, Dom Romeu Alberti, queremos, em primeiro lugar, agradecer ao Senhor nosso Deus por tantas bênçãos derramadas na vida de uma multidão de fiéis, desta Igreja Particular, desde a sua criação. "Dom Celso"

Agradecimento de nosso Bispo Diocesano

 

JUBILEU DE OURO DA DIOCESE DE APUCARANA

Recepção da Comenda Tiradentes por ocasião do jubileu áureo da Diocese de Apucarana

Câmara dos Vereadores – Arapongas

 

Apucarana, 01 de dezembro de 2015

Com muita alegria quero saudar fraternalmente a todos os presentes e àqueles que nos acompanham, pelos meios de comunicação e pela oração, este momento tão lindo e cheio de graça do Jubileu Áureo que ainda estamos vivenciando em nossa Diocese de Apucarana. 

Queremos compartilhar com vocês, amados irmãos, essa festa graciosa e essa alegria benfazeja dessa diocese do norte do Paraná.  

Celebrando este Jubileu de Ouro da nossa ”Família Divina Diocesana”, expressão essa usada pelo primeiro Bispo, Dom Romeu Alberti, queremos, em primeiro lugar, agradecer ao Senhor nosso Deus por tantas bênçãos derramadas na vida de uma multidão de fiéis, desta Igreja Particular, desde a sua criação. Expressamos, com júbilo e cânticos, a nossa gratidão a Deus, que não cessa de abençoar essa diocese, com a generosidade de tantos missionários. Com o salmista, queremos entoar este refrão do salmo 66, 4: “Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem”. 

Agradeço, imensamente, a todos e a todas que dedicadamente envolveram-se na preparação e divulgação desta lindíssima festa jubilar. Aqui fica também nosso reconhecimento ao vereador Lita e à Câmara de Vereadores de Arapongas por essa iniciativa. Na verdade, por amor a Jesus, nosso Mestre e Senhor, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por todos” (Mc 10, 45),  aceitamos esse convite e esse presente. Mas queremos ver, aqui homenageados, todos e todas que trabalharam e trabalham na Evangelização, nos diversos serviços, pastorais e movimentos da diocese, como também aqueles e aquelas que se dispuseram a colaborar com a festa jubilar. Muito obrigado.

Agradecemos e bendizemos a Deus pelos muitos sacerdotes que vêm trabalhando, alguns são missionários de longa distância, pois chegaram da Itália, de Malta, da Alemanha, da Polônia; outros vieram de dioceses brasileiras ou de congregações religiosas. A nossa gratidão a tantos irmãos que, incentivados pelas suas famílias e comunidades, escutaram o chamado de Jesus para servir essa Igreja, como diáconos permanentes. Nosso reconhecimento às Congregações e Institutos de consagrados e consagradas, que nos mais diversos serviços se apresentam como sinais luminosos da presença de Jesus, que acolhe os enfermos, as crianças, os idosos e os esquecidos. Agradecemos a Deus por todos os sacerdotes diocesanos e religiosos, muitos consagrados de diversas congregações, como também membros de Institutos Seculares e de Novas Comunidades, que saíram daqui e estão por este mundo à fora, servindo a Igreja, como missionários. Agradecemos a Deus por uma multidão de irmãos e irmãs, crianças, jovens, adolescentes, adultos e casais, que não medem esforços para levar adiante um caminho de evangelização, por meio de organizações pastorais ou por movimentos eclesiais. Sim, constatamos que são muitas as portas abertas para que todos possam entrar e fazer parte deste reino de Deus do qual essa Diocese é um sinal visível. Enfim, que Deus seja glorificado por tantas iniciativas que já foram empreendidas por aqui, com a intenção de tornar Jesus mais conhecido, acolhido e seguido, para que todos se tornem discípulos de Cristo e seus entusiasmados missionários. 

No Salmo 86, 3, rezamos: “Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor”.  Através de tudo o que mencionamos acima, como também da solidariedade diocesana com nossa Igreja Irmã de Guajará Mirim, estado de Rondônia, onde mantemos uma missão há quase 10 anos em Corumbiara e, especialmente, pelo nosso testemunho, desejamos ouvir satisfeitos, para a glória de Deus e desenvolvimento do seu Reino, esta palavra: estão dizendo por aí coisas gloriosas da diocese de Apucarana.

Este é também um tempo oportuno para renovarmos nossos compromissos pastorais e, olhando esperançosamente o futuro, reanimar nosso espírito pelo fogo do Espírito Santo, que arde em nossos corações, a fim de estarmos em condições favoráveis para incendiar os corações de todos os que nos circundam, seja pela Palavra de Deus - luz em nosso caminho - pela Eucaristia, ponto alto de nossa vida cristã e pelo nosso testemunho, fonte de atração para que outros também possam acolher e seguir a Cristo na fé e na comunidade.  Sim, que todas as famílias da diocese, em seus decanatos, paróquias, comunidades, diaconias e grupos de vivência, conheçam “o caminho do Senhor e a sua salvação” (cf. Sl 66, 1); sejam tementes a Deus e não façam mal a ninguém (cf. Lv 25, 17); possam “participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Rm 8, 21); vivam alegres e comprometidas com a ação missionária que iniciamos, neste ano jubilar, com as Santas Missões Populares. Com o Papa Francisco, mergulhados na misericórdia de Deus, e como sinais dessa misericórdia, invocamos o Espírito Santo e lhe pedimos que venha renovar, sacudir e impelir a Diocese de Apucarana, numa decidida saída para fora de si mesma, a fim de evangelizar todos os povos (Cf. EG 261).

À luz da Palavra de Deus, do Concílio Vaticano II e dos preclaros ensinamentos do Papa Francisco e da CNBB, iluminados pelo Ano Santo da Misericórdia, a partir de 8 de dezembro, que este jubileu, nos oportunize uma revisão de nossa ação evangelizadora e nos proporcione uma alegria contagiante, que nos estimule a “renovar nosso encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, que tomemos a decisão de nos deixar encontrar por Ele, de procurá-Lo dia a dia sem cessar” (EG 3), através da oração pessoal, Lectio Divina, Adoração ao Santíssimo Sacramento, oração do Santo Rosário, frequência assídua à Eucaristia e ao Sacramento da Reconciliação. Que nossos encontros com o Senhor sustentem nossa alegria, inclusive em momentos dolorosos da vida, quando somos tentados a desistir do caminho. Como a Virgem Maria, os santos Apóstolos, e tantos mártires da Igreja, tenhamos sempre forças para seguir adiante, sem esmorecer, sem nos deixar intimidar por nada. A Palavra de Deus alimente nossa coragem: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8, 31). E como nos anima Sta. Tereza D’Ávila: “Venha o que vier; aconteça o que acontecer; custe o que custar; murmure quem quiser murmurar...  quer você chegue ao fim do caminho ou, morra no meio dele; quer você se sinta animado ou lhe falte coragem para enfrentar os sofrimentos que encontrar neste caminho. Ainda que o mundo venha a baixo, precisamos prosseguir” (C.21,2). Sim, que nossa ação evangelizadora e pastoral - voltada para a educação, ao mundo dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo; do poder público e dos meios de comunicação social – avance, com ousada confiança no Senhor. Não somos anunciadores e testemunhas de nós mesmos, somos anunciadores do Evangelho e de Jesus Cristo, a luz do mundo, a verdadeira alegria, que de diversos modos todos buscamos. Como nos diz o Senhor: “Vós sois as testemunhas de tudo isso” (Lc 24, 48). Anunciar e testemunhar o Senhor é um dom e é nossa missão. Então, sigamos em frente, cheios de contentamento em servir ao Senhor.

“Até aqui nos ajudou o Senhor” (1Sm 7, 12). Continuando o caminho com alegria e, reunidos na força do Espírito Santo, com a luz do Evangelho, com a força da Eucaristia e do nosso testemunho, tenhamos condições de representar a universalidade do Povo de Deus e ser para o mundo um sinal e um instrumento da presença de Cristo, que anuncia o Evangelho e chama todos à conversão.

Cheios de alegria, na presença de Deus, “apresentemo-nos diante dele com louvores e entoemos a Ele alegres cânticos” (Sl 95, 2). 

Com a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, o Senhor enriqueça cada vez mais essa Igreja Particular de Apucarana, com o grandioso dom da missão, para o louvor e a glória do seu amor, e para a difusão sempre mais abrangente do seu Reino de amor.

 

+ Celso Antônio Marchiori

Bispo diocesano de Apucarana


Comentários