Ordenação Presbiteral Pe. Alexandro Freitas da Silva

07 Dez 2015
0

“A multidão dos que acreditavam eram um só coração” At 4,32. Ser um só coração não é tarefa fácil, sobre tudo quando a missão é ritmar nosso coração ao de Deus, é evidente que quando comparado ao nosso, o coração de Deus é infinitamente maior em amor, bondade e misericórdia.

Desde que pude pela primeira vez tomar consciência do quanto amor Deus dispensa a mim procurei correspondê-lo. É evidente que de minha parte houve muitas falhas, porém Deus nunca desistiu de mim, pelo contrário, sempre me confiou mais e mais, mesmo sabendo que se tratava de mim, homem fraco e inútil. Porém, tomar consciência de minha inutilidade me fez compreender ainda mais o quanto Deus ama seus filhos, não acrescentamos nada a ele, e mesmo assim ele quer precisar de nós.  Se hoje fui ordenado presbítero da Igreja de Cristo é por graça, honra e mérito D’Ele mesmo, reconheço isso não por formalismo ou falsa modéstia e sim por saber que se trata de plena verdade. É Cristo quem conduz a Igreja, tudo que nela acontece é para sua honra e glória, por isso hoje quero agradecer a tantos homens e mulheres que por formarem a Igreja de Cristo me ajudaram a discernir o que Ele deseja pra mim em sua Igreja.

Primeiro quero agradecer a minha família meu pai, já falecido, por durante a sua vida ter me mostrado o valor do trabalho na vida de um homem, minha irmã por ter dividido comigo momentos tão bons como foi da nossa infância, E o que dizer da minha mãe, minha primeira catequista, mulher que me mostrou a face amorosa de Deus. Obrigado mãe, por ter me gerado, me amado e me feito gente de fé. Obrigado por ter tido paciência comigo desde os primeiros dias de vida, que foram em uma UTI neo natal, e eu ter necessitado de tanta atenção e cuidados, devido a prematuridade do parto, obrigado por não desistir de mim quando comecei a falar e a gagueira apareceu e a senhora buscando recursos me ajudou a superar essa dificuldade, obrigado pelas tantas vezes que em meio as minhas crises de bronquite na infância a senhora, ainda jovenzinha me tomava nos braços e sozinha, muitas vezes de madrugada me levava ao médico, obrigado por sempre pensar o melhor para mim e para minha irmã, obrigado por sua disponibilidade no serviço da Igreja, tenho em minha memória seu entusiasmo em fazer parte de tantos serviços, movimentos e pastorais, seu carinho ao dar banho aos doentes, através da pastoral da saúde, sua destreza na catequese, na pastoral da criança, na renovação carismática, na fidelidade a missa dominical enfim nas incontáveis vezes que tomando o seu longo rosários passando suas contas rezava pedindo perseverança na minha caminhada vocacional, continue rezando seu rosário por mim minha mãe, obrigado, Deus a recompense muito, te amo demais nunca duvide disso, Peço a Deus que sempre a abençoe.

Ainda da minha família, agradeço as tias, tios, primos e primas paternos e maternos, saibam que sou muito feliz por tê-los ao meu lado. As tias Dionisia e Damiana Deus as ilumine muito, vocês sabem quanto apreso tenho por cada uma. A tia Leo minha gratidão eterna por nos ter socorrido em hora tão necessitada, ter deixado sua casa para ajudar na nossa, eu e a mãe não nos cansaremos nunca rezar a Deus por você e por tudo que fez e seguramente continuará fazendo por nós, Deus a abençoe muito.Tio Henrique, Tio Carlos Deus os abençoe também.

Aos tios e tias paternos; Marcia, Neuza, Roberto, Eurides, Aparecida, Eunice (Tio Aparecido já falecido) quero dizer-lhes muito obrigado, pois tê-los aqui hoje é ter a memória do meu pai presente, Deus os abençoe muito.

Quero destinar uma palavra de gratidão a todos os formadores que já passaram por minha vida, começando por Dom Domingos, bispo que me conferiu o sacramento da Crisma e me acolheu no seminário em 2005, Depois Dom Luis que mesmo passando pouco tempo conosco sempre se mostrou como exemplo de oração e serenidade, e hoje de forma muito expressiva, minha gratidão a Dom Celso que desde que aqui chegou tem sido uma presença terna nos seminários e na vida da diocese, obrigado por confirmar minha eleição como presbítero meio de sua autoridade eclesial . Agradeço aos reitores que tive, no Seminário Menor Pe. Domingos e Pe. Marcos Teixeira, ainda no Menor como Vice-Reitor Pe. Marcos Bertanha que depois foi meu reitor por todo o período da Filosofia, Pe. Valdecir que foi meu vice-reitor na filosofia e Pe. Michael Pace que foi meu reitor na Teologia.

A tantos padres que foram meus diretores espirituais, Pe. Vanderlei Matias, Pe. Edson Zamiro, Pe. João Ozório, Pe. Paulinho Amaral, Pe. Emerson, Pe. Sávio e agora Pe. Leandro Broleze. Deus ao recompense.

Aos meus irmãos seminaristas minha gratidão toda especial pelos anos de convivência e fraternidade, contem sempre com minhas orações e amizade. Aos meus irmãos Adir e Rafael só posso lhes dizer que continuem contando comigo.

A todas as paróquias por onde eu passei fazendo os trabalhos pastorais de final de semana, missão pastoral dos seminaristas, missão extraordinária ou ministrando palestras, cursos enfim a todos quero dizer que essas experiências moldaram o meu jeito de ver as necessidades da Igreja, Rezem por mim conto com vossas preces e os trago em oração também. Lembro também de todos colaboradores lideranças e funcionários que com seus trabalhos em nossos seminários e paróquias nos mostram que zelo e apresso pelas coisas de Deus também colabora na evangelização, Deus os abençoe.

Aqui também minha gratidão a minhas queridas madrinhas, gente que sempre me ajudou com suas orações e amizade a Lourdes que desde o primeiro dia que pisei em Cruzmaltina me foi muito afável e foi sem dúvida um grande sinal de Deus para mim, a Deocélia o que falar desses quase onze anos de amizade, sua disposição, sua disponibilidade enfim não posso deixar de agradecê-la por essa presença amorosa de Deus em minha vida, a Vilma que foi minha patroa e hoje é uma intercessora que me inclui junto com seus filhos nas contas de seu terço em oração. Deus as abençoe muito minhas dindas queridas.

Aos amigos de faculdade, a melhor turma de todos os tempos, obrigado pela amizade e respeito adquiridos nos quatro anos de curso que seguramente levaremos para toda a vida, estou muito feliz por tê-los aqui.

O que ainda dizer da Paróquia Espírito Santo de Ivaiporã, que desde fevereiro tem sido muito mais do que meu endereço, tem sido uma verdadeira expressão do amor de Deus em minha vida, na pessoa do Pe Oscar agradeço a todos os diáconos, ministros, colaboradores, pastorais, movimentos, serviços por tudo o quanto fizeram por mim, durante esse ano pastoral que também abarcou meu diaconato, apenas um especial agradecimento aos grupos jovens, JUVEC e Juventude Mariana, com quem mantive contato mais próximo e pude ver de perto o que os jovens esperam de um padre e da Igreja, Deus os abençoe ricamente e que o Espírito Santo continue e nos impulsionar na nossa caminhada. Ao senhor Pe. Oscar minha eterna gratidão por ter  me recebido não como mais alguém pra trabalhar e sim como um irmão que fechando a fase inicial da formação precisava compreender a dinâmica da vida paroquial, obrigado por ter me permitido conviver com o seu povo, amá-los e ser amado por eles, o tenho não como uma espécie de patrão e sim como um irmão que o bom Deus colocou em meu caminho e me fez perceber que um padre precisa ser portador de fé e alegria, muito obrigado e que possamos continuar essa amizade sempre sob a luz do espírito santo.

Minha gratidão a Pastoral do Adolescente, aproveito e também agradeço ao bispo pela confiança da acessória desta pastoral confiada a mim, espero junto com essa dedicada equipe fazer um trabalho que agrade o coração de Deus em nossa diocese.

Não poderia deixar de agradecer os padres que rezaram o tríduo em preparação a essa ordenação, foram dias intensos de muita oração e graças de Deus, obrigado por vossas disposição e amizade.     

Não poderia deixar de agradecer a tantas pessoas que desde que marcamos a data da ordenação estão trabalhando para que tudo pudesse ocorrer com tranquilidade, a todos vocês só posso colocá-los no coração de Deus, sei do esforço de cada comunidade que se esforçou para divulgar o tríduo e para preparar esse momento, Deus ao abençoe ricamente. Renovo aqui minha gratidão ao sr. Pe Marcos Teixeira pela motivação e empenho em organizar esses momentos, de tríduo e ordenação.

Peço também a oração de todos pela nova missão que assumirei, é só com a força da oração que conseguirei cumprir com êxito essa tarefa, pois sei que não fui ordenado padre para mim mesmo, porém carrego junto comigo minhas limitações e falhas, tenham paciência comigo, não me julguem pela aparência, venham conversar comigo, se por acaso não concordarem comigo me digam, se eu errar me corrijam, sempre usem de caridade na correção. Me ajudem a ser um padre capaz de amar sem medidas, me ajudem a ser santo, me ajudem a ser com toda a Igreja cada vez mais um só coração.  

Agradecimento Pe. Alexandro

06/12/2015


Comentários