A purificação por meio do jejum

18 Fev 2016

A purificação espiritual é uma necessidade de todo cristão. Todos nós temos a necessidade de nos renovar a cada dia, para tirar as marcas que o pecado vai lançando na nossa vida.

O caminho de purificação só acontece quando nos decidimos a ser melhores a cada dia, quando tomamos consciência da necessidade de sermos um outro Cristo, de assumirmos em nós os Seus sentimentos. Isso nos leva a um esforço maior para progredirmos no caminho de perfeição. É uma luta que travamos a cada dia, em que a graça de Deus nos acompanha, porque só conseguimos trilhar esse caminho com o auxílio da graça.

É por isso que Deus nos proporciona esse novo tempo, que é a Quaresma, do qual devemos buscar com mais zelo a piedade, uma vida de jejum e penitência. Não somente nos abstermos dos alimentos, mas, acima de tudo, do pecado; buscar uma vida mais santa.

A purificação diária está na nossa boa vontade, na reta intenção de ser cada dia melhor para o Senhor e para o irmão que está ao nosso lado.

Se amarmos a Deus de verdade, nada nos impedirá de fazer a Sua vontade, porque quem ama quer ver o amado feliz. A vontade de Deus é que sejamos santos! A nossa resposta será a nossa reta intenção, porque a intenção de ser melhor já é amor. Seja melhor para Deus nesse tempo! “É sem dúvida um banho de regeneração que nos torna criaturas novas” (São Leão Magno).