Encontro de futuros missionários para a África

22 Fev 2016

Regional Sul II: 30 vocacionados à Missão da África

Vindos de várias cidades do Paraná, 30 vocacionados à Missão da África (entre eles dois padres) estiveram reunidos ontem (22), nas imediações da Paróquia Nossa Senhora do Pilar de Ponta Grossa (PR) para um momento de diálogo e partilha com os missionários paranaenses Pedro Lang e Salete Lang que atuam na Missão Católica de Quebo, na Diocese de Bafatá, no pais de Guiné Bissau.

Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo referencial para a missão no Paraná, durante a missa ressaltou a importância do encontro descrevendo o que significa ser missionário num outro país citando o exemplo de Abraão, que deixou tudo em resposta ao chamado de Deus. Dom Sérgio destacou ainda que existem três formas de participar da missão: rezar pela missão, colaborar financeiramente e ser enviado como missionário.

No decorrer do encontro, os missionários Pedro e Salete partilharam a experiência vivida no ano passado junto à comunidade de Quebo: tempo de aprendizado, de mergulho na cultura local com suas motivações (senso forte de família, participação expressiva e cativante nas celebrações…) e desafios (alimentação, falta de energia elétrica, clima, língua, pobreza, doenças…). No entanto, o que mais os contagiou foi a alegria que caracteriza o povo guineense.

Pedro e Salete relataram que várias vezes puderem literalmente salvar vidas. Um dia, enquanto almoçavam, Salete ouviu ao longe um choro desesperado de mulher. Ela deixou seu prato de lado e correu até a casa daquela mulher. Ao entrar, percebeu que a família é muçulmana. Viu uma criança agonizando nos braços de seu pai. Tentou se comunicar em português e crioulo, mas não teve sucesso. Fez então sinal para que aquele homem com a criança a acompanhasse. Imediatamente junto com o Pedro os levaram ao hospital. Durante o trajeto, Salete pegou em seu colo a criança e rezou por ela à Nossa Senhora. Chegando ao hospital, o diretor, que havia recentemente recebido ajuda da missão católica, se dispôs a atender imediatamente a criança que a Salete trazia em seus braços, solicitando que o pai aguardasse fora. Após o médico ter reanimado a criança, confidenciou à Salete que aquela menina teria morrido se não tivesse sido socorrida de imediato. Ao entregá-la a seu pai, os missionários puderam constatar a alegria e a gratidão daquela família.

No decorrer de 2015, Pedro e Salete sentiram na pele o sofrimento do povo ao contrair malária por três vezes. Essa doença ainda mata muitas pessoas em Guiné Bissau. Os missionários com tristeza recordaram que das crianças que moram ao redor da missão católica, seis delas morreram no último ano devido à malária. Esse é um dos motivos pelo qual a missão católica construirá um pequeno hospital em Quebo.

O testemunho do Pedro e da Salete contagiou e motivou os vocacionados à Missão de tal forma que muitos deles se emocionaram e desejam, em breve, partir para Guiné.

Fonte: Regional Sul II