Papa será corajoso na Exortação sobre a família, diz bispo

08 Abr 2016

A Exortação papal trará muito esperança, mas por outro lado, não se deve criar grandes expectativas, disse Dom Orlando

O Arcebispo de Londrina, Dom Orlando Brandes, disse nesta quinta-feira, 7, que a Exortação Apostólica do Papa Francisco “Amoris laetitia” (Sobre o amor na família), traz muito esperança, mas que, por outro lado, não se deve criar grandes expectativas.

“Temos uma grande esperança porque, extraordinariamente, a Igreja, através do Papa Francisco, fez dois sínodos sobre a família. Isso porque o assunto é muito complexo; a família realmente está em crise, além dos assuntos modernos. Então há uma grande esperança nesse documento. Só não é bom termos altas expectativas porque, às vezes, elas podem nos frustar. Mas eu penso que ele [o papa] será muito corajoso e que vai mostrar pistas muito concretas”, afirmou.

Parabéns aos “leigos jornalistas”

No contexto da importância dos leigos na Igreja, Dom Orlando parabenizou os profissionais da imprensa pelo Dia do Jornalista, celebrado nesta quinta-feira, 7. Dom Orlando revelou que os jornalistas também são “contemplados” no documento que os bispos estão preparando sobre os leigos, o povo de Deus.

“Talvez, a palavra ‘leigo’ não seja bem entendida porque ela significa desenformado, quem não sabe de determinado assunto. Mas não é isso! Leigo aqui é o cristão, o batizado, é aquele comprometido, que transforma a realidade, através da sua fé, do evangelho”, explicou.

“O documento, referindo-se ao trabalho de vocês [jornalistas], diz assim: o altar dos leigos é o fogão, o bisturi, o pano de chão, mas é também o celular que vocês têm aí [disse apontado para a imprensa], seu computador, são seus instrumentos de televisão. Enfim, toda essa aparelhagem que vocês têm. Esse é o altar onde vocês se santificam e exercem seu sacerdócio, ou seja, uma comunicação. Vocês ajudam o mundo a se comunicar”, completou o bispo.