Rota 300

11 Abr 2016
0

Sugestões para a Acolhida da Imagem nas Paróquias e Encontros Diocesanos

PROJETO “ROTA 300”

300 ANOS DE BENÇÃO COM A MÃE APARECIDA: Juventude e Missão

 

Apresentação

 

Um rio de bênçãos jorra sobre nós! Com muito carinho, o Setor Juventude da Diocese de Apucarana apresenta a todas as paróquias, comunidades, grupos de jovens, de adolescentes e expressões juvenis, enfim, todos aqueles que têm um coração jovem, esse material.

A preocupação da Igreja e da sociedade, em muitos momentos, tem sido a juventude. Os sonhos e esperanças da juventude e da adolescência tem chamado a atenção de diferentes setores da sociedade. Os problemas cercam o universo juvenil. Mas o clamor por um mundo melhor brota do seio da juventude como um grito profético em defesa da vida e da fé católica.

O Projeto Rota 300, inspirado no dinamismo da JMJ 2013, vem contribuir para que cada vez mais pessoas se entusiasmem pelo serviço à juventude, como assessores e apoiadores de nossos grupos. Os eixos que contemplamos são: missão, capacitação e estruturas de acompanhamento.

Não podemos guardar para nós mesmos a alegria de sermos jovens católicos iluminados pela luz do Ressuscitado. Em um mundo marcado por tantas injustiças, precisamos levar a Palavra de Deus, seu Amor e sua Verdade a todos aqueles que há muito se esqueceram ou nem mesmo tiveram contato. Visitas missionárias, caminhadas, terços e via sacra com motivação missionárias, visitas de capelinhas de Nossa Senhora são perfeitos para despertar no coração da juventude a vontade de proclamar nos telhados a sua fé.

Para isso, precisamos de capacitação. Como lidar com os jovens? Como administrar conflitos pessoais e comunitários? Como contemplar a rica diversidade cultural da juventude sem perder de vista o anúncio do Evangelho? Como organizar, manter, coordenar um grupo de jovens? Essas perguntas inquietam muitos jovens e adultos que acompanham a juventude. Não vamos encontrar respostas simples e prontas, é preciso entender e amar a juventude para poder ajudá-la. É um momento propício para estudarmos documentos e propostas da Igreja que contemplam a juventude.

Enfim, todas as expressões juvenis, juntas, formam o Setor Diocesano da Juventude. Juntos somos mais fortes e levantamos a única bandeira: a Cruz de Cristo, sinal de amor e redenção. O Setor Juventude se coloca a serviço dos grupos e expressões ouvindo, partilhando, organizando encontros e formações para juntos podermos oferecer os nossos jovens uma evangelização adequada e na nossa linguagem, que atinja nosso coração e responda às questões principais de nossa vida juvenil.

A chegada da imagem peregrina é um momento ideal para reanimar nossas comunidades e olhar com carinho para a juventude e tomar atitudes concretas para motivar os grupos e espaços juvenis.

Vale lembrar que esse material traz sugestões de celebrações e reuniões para as comunidades e os grupos movimentarem todos para esse projeto. Cada comunidade está convidada a alterar, enriquecer ou abreviar as celebrações aqui propostas para que ela seja mais condizente com a realidade de cada lugar.

Esperamos sinceramente que a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida nas comunidades de nossa diocese seja uma grande oportunidade para despertar assessores que amem e interessem-se pela juventude, ardor missionário na juventude e, acima de tudo, uma experiência de encontro com Cristo mediada 

 

A História de Nossa Senhora Aparecida

 

Uma pesca inesperada

 

Com certeza você já ouviu sobre Nossa Senhora Aparecida e sobre ela ser a padroeira do Brasil, certo? Pode até ser que já visitou o santuário nacional em Aparecida. Mas, como foi que tudo isso começou? Como foi que essa pequenina imagem tornou-se tão querida pelo povo?

Precisamos voltar no tempo para entender. Era o ano de 1717 e a atual cidade de Aparecida não era mais que uma vila de pescadores que fazia parte do município de Guaratinguetá. Alguns pescadores foram contratados para oferecerem peixes para um jantar dado em homenagem ao novo governante da região: Conde de Assumar.

Dentre esses pescadores estavam Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves. Trabalharam a noite inteira mas o rio Paraiba do Sul parecia estar completamente vazio de peixes. Próximo ao porto de Itaguaçú, jogaram as redes e João Alves achou enroscada nas redes a cabeça de uma imagem. Guardou-a no barco e jogou a rede novamente. Dessa vez, pescou o corpo de uma imagem sem cabeça. Ao juntar as duas partes, percebeu que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Maravilhados com esse achado tão abençoado, jogaram as redes e, ao puxarem, as redes quase arrebentaram de tantos peixes que haviam nelas.

 

O milagre das velas

 

A imagem foi acolhida na casa de Filipe Pedroso onde os moradores começaram a se reunir para a oração do terço. Um dia, as velas repentinamente se apagaram. Uma das mulheres levantou-se e caminhou em direção ao altar para acender as velas. De repente as velas se acenderam sozinhas, sem que ninguém as tocasse, aumentando ainda mais a fé daqueles fiéis.

 

A primeira capela

 

A casa estava ficando pequena então foi construída uma capela no morro dos coqueiros inaugurada em 1745. O imperador D. Pedro I a visitou em abril de 1822. Entretanto, a capela começou a ficar novamente pequena, então começou a construção de uma capela maior no mesmo local. Foi inaugurada em 1888, é conhecida por nós como Basílica Velha.

 

O escravo Zacarias

 

Deus costuma estar sempre perto daqueles que o invocam, assim foi com vários fieis que recorreram à intercessão de Maria. Um escravo chamado Zacarias fugiu dos seus senhores no Paraná. Foi capturado por um capitão do mato no Vale do Paraíba. Ao passar em frente à capela da santa negra, ergueu suas mãos e pediu sua libertação. Imediatamente, as correntes se quebraram e ele foi libertado.

 

O cavaleiro ateu

 

Anos mais tarde, um cavaleiro que se vangloriava de ser descrente, passava próximo à capela da Virgem de Aparecida e, querendo zombar da devoção do povo, tentou entrar dentro da igreja com o seu cavalo. A ferradura do cavalo ficou presa na pedra e derrubou o cavaleiro ao chão. Para sua surpresa, a marca da ferradura permaneceu impressa na pedra até hoje.

 

A quebra da imagem

 

Em 1978, um jovem que sofria de perturbações mentais entrou na igreja e, em um momento de queda de energia, quebrou o vidro e roubou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. A cabeça desprendeu-se e caiu no chão. Ele fugiu mas foi abordado um por policial, deixando cair o resto do corpo. A imagem foi levada ao Museu de Arte de São Paulo e entregue à restauração. A imagem foi quebrada em mais de 200 fragmentos, entretanto, as mãos juntas da imagem ficaram intactas. Depois de quase 3 meses, a imagem foi devolvida inteira ao Santuário.

 

A devoção à Virgem de Aparecida

 

Em 1908 o Santo Padre deu autorização para a coroação da imagem. Em 8 de setembro, diante de milhares de pessoas, a imagem foi coroada com uma coroa de ouro, oferecida pela Princesa Isabel. Em 1930, o papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida rainha e padroeira do Brasil

Eram tantos os romeiros que visitavam a imagem, que foi necessário construir uma nova igreja, essa definitiva. O morro dos papagaios foi escolhido e em 1955 começou a ser construída. Em 1980, o Papa João Paulo II consagrou solenemente o altar da nova igreja, conhecida hoje por Basílica nova ou Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

E hoje, nós, 300 anos depois estamos aqui, diante dessa imagem implorando as bênçãos de Deus sob sua intercessão por nossos jovens, nossas crianças, nossas famílias, atentos ao pedido da Mãe: “Fazei o que Ele vos disser”

 

Celebração de Acolhida

 

Essa celebração de acolhida pode ser adaptada à missa, celebração da Palavra, oração do terço ou do Ofício Divino, bem como qualquer outra devoção ou mesmo reunião do grupo.

 

Ritos Iniciais

 

Animador: Queridos irmãos e irmãs, nossa comunidade está recebendo uma grande benção: a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida buscada pelos representantes da nossa diocese no dia 10 de abril. Estamos comemorando os 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba. Nossa mãe vem estar conosco, nos abençoar e nos motivar a estarmos sempre atentos à vontade do seu Filho Jesus. Com grande alegria, iniciemos nosso encontro.

 

Canto Inicial:

 

Presidente da celebração: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

(Acolhe a comunidade com suas palavras e motiva para a recepção festiva da imagem)

 

Entrada da Imagem: Canto: Viva a Mãe de Deus e nossa

(Preparar a entrada muito festiva com flores e bandeiras. Se for possível, a imagem é trazida por um grupo de jovens)

 

Teatro da História de Aparecida (onde for possível, a história de Nossa Senhora pode ser representada em forma de teatro, jogral ou vídeo)

 

Oremos: Ó Deus todo- -poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém.

 

Aclamação ao Evangelho: À escolha.

 

Evangelho (Jo 2,1-11)

 

Reflexão

 

Preces: Elevemos a Deus, Pai de misericórdia, que olha por nós e por nossas súplicas.

 

1. Pela Igreja de Cristo. Iluminada pelo Espírito Santo, seja sinal de misericórdia nesse mundo, rezemos.

2. Pelos jovens. Que encontrem em Cristo Jesus o exemplo para seguir em suas vidas, rezemos.

3. Pelas crianças. Que tenham seus direitos respeitados e suas necessidades garantidas, rezemos.

4. Pelas mulheres. Que sejam reconhecidas na igualdade e em seus direitos, rezemos.

(outras intenções)

 

Continuemos nossa súplica clamando ao nosso Deus, Pai de Amor: Pai nosso...

 

Ó Deus, quisestes que a Mãe do teu Filho fosse amada e querida por todo o povo brasileiro como mãe negra, Aparecida. Derrama sobre nós a alegria do teu amor e reforça todas as lutas em defesa de nossos jovens, famílias, negros, mulheres e natureza, por Cristo nosso Senhor.

 

Consagração a Nossa Senhora

 

Avisos e Benção Final

 

 

Adoração ao Santíssimo

 

Preparar o local com muito cuidado, sem muitos símbolos, para favorecer a concentração na presença de Jesus na Eucaristia. Sobre o altar uma toalha branca, velas e corporal. Próximo ao altar, flores, se possível, e a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Se for possível, colocar almofadas no chão, manter um ambiente confortável. Se não houver ministro, pode-se fazer a adoração mesmo com o sacrário fechado. ATENÇÃO: só se dá a bênção quando um ministro ordenado estiver presente. Os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística só podem expor e repor a Eucaristia.

 

1. Ambientação

Deus quis, por meio de seu Filho Jesus estar em nosso meio. Sua presença entre nós é real e nos faz experimentar o tamanho e a profundidade do seu amor. Maria foi a primeira que pode receber, dentro de si, o Filho de Deus, por isso, é o primeiro grande sacrário da história. Todos nós, ao entrarmos em comunhão com esse Jesus nos tornamos também, sacrários vivos, sinais da presença de Cristo na humanidade. Maria soube, melhor que ninguém a ouvir, meditar no seu coração, descobrir no silêncio a voz do seu Senhor. Fazendo-se discípula de seu próprio Filho, nos ensina hoje a escolhermos a melhor parte: estar com o Mestre. O convite que ela nos dirige é estarmos na presença daquele que é a razão das nossas vidas.

 

2. Canto para a Exposição

 

3. Adoração (vale lembrar que os textos aqui propostos são apenas sugestões, podem ser substituídos por outros que combinem melhor com a espiritualidade de cada grupo)

 

Dirigente: Eterno Pai, nós vos agradecemos porque Vosso infinito Amor nos salvou, mesmo sem merecermos. Obrigado, meu Pai, por Vossa imensa paciência que esperou por mim. Obrigado, meu Deus, por Vossa incomensurável compaixão que teve piedade de mim. A única recompensa que posso Vos dar em retribuição de tudo o que me destes é minha fraqueza, minha dor e minha miséria.

 

Leitor 1: Estou diante de Vós, Espírito de Amor, que sois fogo inextinguível, e quero permanecer em Vossa adorável presença, quero reparar minhas faltas, renovar-me no fervor de minha consagração e entregar-Vos minha homenagem de louvor e adoração.

 

Leitor 2: Jesus bendito, estou diante de Vós e quero arrancar de Vosso Divino Coração inumeráveis graças para mim e para todas as pessoas, para a Santa Igreja, Vossos Sacerdotes e religiosos. Permiti, oh Jesus, que este momento que passarmos juntos seja verdadeiramente momentos de intimidade e de amor nas quais me seja dado receber todas as graças que Vosso Coração Divino reserva para mim.

 

Todos: Virgem Maria, Mãe de Deus e minha Mãe, uno-me a Vós e Vos suplico que me façais partícipe dos sentimentos de Vosso Coração Imaculado.

 

(Refrão Orante)

 

Leitor 3: “Ao mesmo tempo Maria recorda as maravilhas operadas por Deus ao longo da história da salvação, segundo a promessa feita aos nossos pais (cf. Lc 1, 55), anunciando a maravilha mais sublime de todas: a encarnação redentora. Enfim, no Magnificat está presente a tensão escatológica da Eucaristia. Cada vez que o Filho de Deus Se torna presente entre nós na « pobreza » dos sinais sacramentais, pão e vinho, é lançado no mundo o germe daquela história nova, que verá os poderosos « derrubados dos seus tronos » e « exaltados os humildes » (cf. Lc 1, 52). Maria canta aquele « novo céu » e aquela « nova terra », cuja antecipação e em certa medida a « síntese » programática se encontram na Eucaristia. Se o Magnificat exprime a espiritualidade de Maria, nada melhor do que esta espiritualidade nos pode ajudar a viver o mistério eucarístico. Recebemos o dom da Eucaristia, para que a nossa vida, à semelhança da de Maria, seja toda ela um magnificat!” (Ecclesia de Eucharistia, 58)

 

(Canto: Magnificat)

 

Dirigente: O canto de Maria é, sobretudo, um canto de louvor e libertação. O Deus de Israel entrou na História de seu povo, ouviu seu clamor e desceu para libertá-lo. Hoje, nossos jovens continuam sobre o peso de correntes que aprisionam e destroem a alegria de suas vidas. Vamos recordar as realidades que oprimem e assassinam nossos jovens.

 

(Essa recordação da vida pode ser feita de várias formas: apresentação de figuras, espontaneamente, pequenas sentenças previamente preparadas que alguém pode ler... Levar em consideração a realidade de cada local)

 

Dirigente: Nosso Senhor está atento à necessidade do seu povo, ouve nosso grito, está sensível aos clamores de nossa gente e vem nos libertar. Ouçamos com atenção.

 

Leitor 1: Do livro do Êxodo (Ex 3, 1-10)

(Ler pausadamente o texto, cuidar para não ficar de costas para o altar. Após a leitura, manter um momento de silêncio para meditar a palavra. Se possível, a meditação pode ser partilhada.

(Refrão Orante)

 

Dirigente: Somos parte desse povo que ouvido por Deus. Ele vem nos resgatar, nos libertar e mudar as situações de exploração. Tudo isso é realizado com nossa participação. Ele quer precisar de nós, como antes chamou Moisés para ser seu porta-voz, hoje somos esses porta-vozes que gritam ao mundo a Verdade. Maria, ao saber da notícia da Encarnação imediatamente põe-se a serviço de sua prima Isabel. A alegria do encontro com Deus leva-nos a colocar-se em caminhada ao encontro daqueles eu precisam da nossa ajuda.

 

(Aclamação ao Evangelho)

 

Leitor 2: Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 2, 39-45)

 

(Ler o texto de maneira pausada. Após a leitura faz-se um momento de silêncio. O dirigente ou outra pessoa faz a reflexão das leituras tocando principalmente na relação: Maria e atitude missionária do cristão. Ao final o dirigente motiva os presentes a assumirem o compromisso missionário. Isso pode ser feito em forma de oração, entrega de um símbolo como a semente ou unção. Vale sempre recordar que a movimentação não pode perder o clima de oração e contemplação.)

 

4. Preces

Dirigente: Senhor do Universo, teus filhos reunidos suplicam tua misericórdia. Volte para nós a sua face e atendei-nos.

Todos: Atendei-nos, Senhor (pode ser cantada)

1. Senhor Jesus, olhai por todos aqueles que de bom coração acolhem a mensagem do seu Evangelho. Sejam eles luzes para as pessoas que os cercam.

2. Senhor Jesus, enchei o coração daqueles que escolhestes para servir o teu povo. Sejam eles fiéis à vocação que abraçaram e santifiquem o mundo com seu exemplo e ministério.

3. Senhor Jesus, atendei os clamores dos teus filhos que gritam por justiça, paz, segurança e vida. Sejam eles saciados de sua fome e sede.

4. Senhor Jesus, acompanhai a nossa juventude que vive e quer viver. Sejam eles animados pelo teu amor a continuarem anunciando e conformando suas vidas ao Evangelho.

5. Senhor Jesus, iluminai nossas famílias, berço da fé cristã de todos nós. Sejam elas lares de amor, diálogo e perdão onde os filhos de Deus possam crescer e se fortalecer.

Dirigente: Senhor de bondade, acolhei nas tuas mãos a oração que brota do coração de teus filhos. Atendei-nos segundo tua bondade e acompanhai-nos para sermos fiéis à missão a nós confiada. Vós eu sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém.

 

5. Benção do Santíssimo

(A benção é dada apenas que houver um diácono ou sacerdote. Na ausência de um ministro ordenado, canta-se um canto de louvor e o Santíssimo é guardado no sacrário.)

 

Tão sublime Sacramento, adoremos nesse altar. Pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar. Venha a fé por suplemento os sentidos completar.

Ao eterno Pai cantemos e a Jesus o salvador. Ao Espírito exaltemos na Trindade, eterno amor. Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. Amém, amém.

 

 

Terço Missionário

 

Preparar próximo à imagem de Nossa Senhora Aparecida velas e flores e, se possível, uma bandeira do Brasil. Pode-se usar símbolos que lembrem as pastorais e movimentos juvenis. Perto da imagem, colocar tecidos e/ou velas nas cores missionárias: verde, amarelo, azul, vermelho e branco assim como imagens e símbolos referentes a cada continente de acordo com a criatividade. Contemplar os mistérios do dia.

 

Animador: O terço missionário que é de cinco cores diferentes, simboliza os cinco continentes, onde os missionários trabalham, sofrem e lutam para que a mensagem de Jesus seja conhecida por todos. Portanto, rezar o terço missionário é dar à oração um sentido católico, é se preocupar e rezar por todos, sem distinção.

 

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém!

 

Canto Inicial

 

Leitor: lê a primeira parte da história de Nossa Senhora Aparecida “Uma pesca inesperada”

 

Animador: Senhor Jesus, reunidos em teu nome, oferecemos este terço missionário para que, por intercessão de Nossa Senhora, abençoe e proteja todos os missionários em especial os jovens. Pedimos ainda, pelo Papa, pelos doentes, pelos jovens que sofrem e pelos que promovem a paz. (outras intenções)

 

Creio, Pai nosso, três Ave-Marias, Glória ao Pai

 

Canto (opcional)

1º. Mistério (acende-se a vela de cor verde ou coloca-se imagens da África )

 

Animador: Neste primeiro mistério contemplamos... Vamos rezar pela África, terra das verdes florestas. É terra mãe dos negros, inclusive dos antepassados da metade dos brasileiros. O povo da África está sofrendo muito pela miséria, fome e guerras entre tribos.

 

Leitor: Lê a segunda parte da história de Nossa Senhora Aparecida: “O milagre das Velas”

  • Reza-se a 1a. dezena.

 

Canto (opcional)

 

2º. Mistério: (acende-se a vela de cor vermelha ou coloca-se imagens da América)

 

Animador: Neste segundo mistério contemplamos....  Vamos rezar pelas Américas. É a terra-mãe dos índios; terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Mais de 200 missionários brasileiros trabalham em outros países da América Latina. Nesse continente moram 45% dos católicos do mundo.

 

Leitor: Lê a terceira parte da história de Nossa Senhora Aparecida: “A primeira capela”

  • Reza-se a 2a. dezena.

 

Canto (opcional)

 

3º. Mistério: (acende-se a vela de cor branca ou coloca-se imagens da Europa)

 

Animador: Neste terceiro mistério contemplamos... Vamos rezar pela Europa. Deste Continente veio a maioria dos nossos antepassados. Quase 200 missionários atuam na Europa hoje. Lá está Roma, o centro do Cristianismo. Rezemos pela Europa, pelo Papa e para que os católicos desse continente assumam novamente suas responsabilidades na grande obra da evangelização.

 

Leitor: Lê a terceira parte da história de Nossa Senhora Aparecida: “O escravo Zacarias”

  • Reza-se a 3a. dezena.

 

Canto (opcional)

 

4o. Mistério: (acende-se a vela de cor azul ou coloca-se imagens da Oceania)

 

Animador: Neste quarto ministério contemplamos... Vamos rezar pela Oceania. Lá moram 27 milhões de pessoas, espalhadas em 10.00 ilhas. O azul representa a cor dos mares. Uma dezena de missionários brasileiros trabalham na Oceania. As Igreja Evangélicas são maioria na Oceania.

 

Leitor: Lê a quarta parte da história de Nossa Senhora Aparecida: “O cavaleiro ateu”

  • Reza-se a 4a. dezena.

 

Canto (opcional)

 

5o. Mistério: (acende-se a vela de cor amarela ou coloca-se imagens da Ásia)

 

Animador: Neste quinto mistério contemplamos a Instituição da Eucaristia. Vamos rezar pela Ásia, berço das grandes culturas e religiões, entre elas: o Hinduísmo, o Budismo e o Confucionismo. Lá ficam a China, o Japão, a Índia e também o Blangadesh. Mais da metade da população do planeta encontra-se na Ásia, mas somente 3% são católicos. 45 missionários brasileiros trabalham na Ásia. Rezemos pelos missionários que partem em missão para anunciar a Boa Nova do Evangelho aos não cristãos.

 

Leitor: Lê a quinta parte da história de Nossa Senhora Aparecida: “A quebra da imagem”

  • Reza-se a 5a. dezena.

 

Canto (opcional)

 

Leitor: Lê a última parte da história de Nossa Senhora Aparecida: “A devoção à Virgem de Aparecida”

 

Animador: Salve Rainha

(pode-se dar aqui os recados e convites)

Animador: Renovemos todos juntos, nossa consagração (ver pg.--)

Canto: Dai-nos a benção

Animador: benção final conforme o costume.

 

Reunião para Grupos de Jovens

Tema: Com a Mãe Aparecida, cuidar da natureza é manifestar nossa fé

 

Sabemos que existem diferenças muito grandes entre as metodologias utilizadas pelos grupos dependendo das expressões e/ou carismas que são mais preferidos. As sugestões que damos abaixo podem e devem ser adaptados à realidade do grupo, acrescentando, substituindo ou melhorando elementos para que a reunião fique mais com a cara do grupo.

 

Chegada

Conforme o costume: animação, mantra...

 

Início

Acolher os participantes e rezar juntos a oração do Projeto Rota 300.

 

Entrada da Imagem

Conforme a cara do grupo: a imagem pode entrar levada por jovens vestidos de túnicas, podem entrar dançando, a imagem pode ser tocada um a um... Enquanto se canta um canto mariano apropriado

 

Conhecendo o Projeto Rota 300

Pode-se preparar uma pequena apresentação a partir do projeto nacional elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude disponível em: http://jovensconectados.org.br/rota300/

Após a apresentação, guiar uma pequena discussão seguindo perguntas como essas:

-- Qual a importância de um projeto como esse para a juventude no Brasil? Como ele deve ser vivido por nós?

-- A partir das 3 linhas de ação, como podemos começar a pensar esse projeto nacional aqui na nossa comunidade, paróquia?

 

Iluminação Bíblica

Canto de aclamação à Palavra.

Leitura do Livro do Gênesis (Gn 1)

 

Meditação

-- O que esse texto das origens do mundo tem a dizer para nós em um contexto ecológico?

-- Qual o nosso papel na manutenção dessa harmonia entre criação e Criador que Deus colocou no princípio?

-- Como podemos tentar mudar essa situação de descaso que o ser humano tem com a criação?

 

Dinâmica

Dividir os participantes em seis subgrupos. Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés.

     Cada grupo desenhará uma parte do corpo e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma visão geral da dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o trabalho.

a) Cabeça: Qual a realidade ambiental que vemos? O que escutamos da sociedade sobre a preservação da biodiversidade?

b) Tronco: O que sentimos sobre a degradação ambiental? O que sentimos sobre o papel do estudante na preservação da biodiversidade?

c) Braços: Até onde podemos alcançar com nossa ação? Com quem (pessoas, entidades etc.) podemos andar de braços dados na preservação da biodiversidade?

d) Mãos: Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo na preservação da biodiversidade? Quais as ferramentas que temos disponíveis na escola para divulgar nossas ideias?

e) Pernas: Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações de preservação da biodiversidade? Qual o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos para desenvolver uma ação?

f) Pés: Que ações podemos realizar envolvendo nossa escola na preservação da biodiversidade? Que resultado desejamos com nossa ação?

 

Ação

-- Como jovens católicos empenhados na transformação da sociedade, o que faremos para criar medidas efetivas de preservação da natureza, destinação correta do lixo e preservação dos rios e áreas verdes?

 

Oração final

Pode-se fazer um momento mariano com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e, se possível, um recipiente de água para que todos toquem nela e façam sobre si o sinal da cruz, lembrando nosso batismo e, consequentemente, nosso compromisso com o Reino de Deus. Encerrar com a consagração a Nossa Senhora Aparecida.

 

Celebração de Envio

 

Para a celebração de envio sugerimos uma celebração eucarística ou da Palavra. Se for dia de semana sem festas maiores, pode-se rezar uma das missas votivas de Nossa Senhora ou até mesmo a missa do dia 12 de outubro, sem gloria e creio. Incluir uma prece especial pela juventude na oração dos fiéis. Ao final da missa, todos rezam a consagração e a imagem é conduzida até a porta por representantes jovens da paróquia. Pode-se combinar com a paróquia seguinte para que os representantes da outra paróquia venham buscar a imagem, assim, recebem ela no presbitério e levam para sua comunidade.

 

Orações

 

1. Consagração Oficial a Nossa Senhora Aparecida

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

 

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

 

Recebei-me, o Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.

 

Abençoai-me, o celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

 

Assim seja!

 

2. Oração do Projeto Rota 300

Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, / há 300 anos aparecestes nas redes dos três bendito pescadores / no Rio Paraíba do Sul. / Como sinal vindo do céu, / em vossa cor, / vós nos dizeis que para o Pai não existe escravos, / apenas filhos muito amados. / Diante de vós, embaixadora de Deus, / rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, / passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos./ Para todos tende sido bênção: / peixes em abundância, / famílias recuperadas, / saúde alcançada, / corações reconciliados, / vida cristã reassumida. / Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! / Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, / nós vos acolhemos como mãe, / e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: / o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. / Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! / Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e felicidade! / Fazei de nós vossos filhos e filhas, / irmãos e irmãs de nosso irmão Primogênito, Jesus Cristo./ Amém!

 

3. Oração de São João Paulo II à Nossa Senhora Aparecida

Ó Mãe, fazei que esta Igreja, a exemplo de Cristo, servindo constantemente ao homem, seja a defensora de todos, em particular dos pobres e necessitados, dos socialmente marginalizados e espoliados. Fazei que a Igreja do Brasil esteja sempre a serviço da justiça entre os homens e contribua ao mesmo tempo para o bem comum de todos e para a paz social.

 

Ó Mãe, abri os corações dos homens, e daí a todos a compreensão de que, somente no espírito do Evangelho e seguindo o mandamento do amor e as bem- aventuranças do sermão da montanha, será possível construir um mundo mais humano, no qual será valorizada verdadeiramente  a dignidade de todos os homens.

 

Ó Mãe, concedei à Igreja do Brasil numerosas vocações sacerdotais e religiosas. Acolhei em vosso coração todas as famílias brasileiras. Acolhei os adultos e os anciãos, os jovens e as crianças. Acolhei os trabalhadores do campo e da indústria, os intelectuais das escolas e universidades, os funcionários de todas as instituições. Não cesseis, ó Virgem Aparecida, pela vossa mesma presença, de manifestar nesta terra que o amor é mais forte que a morte, mais poderoso que o pecado. Não cesseis de mostrar-nos Deus, que amou tanto o mundo, a ponto de entregar o seu Filho Unigênito, para que nenhum de nós pereça, mas tenha a vida eterna. Amém.

 

4. Oração do Papa Francisco à Nossa Senhora Aparecida

Mãe Aparecida, como Vós um dia, assim me sinto hoje diante do vosso e meu Deus, que nos propõe para a vida uma missão cujos contornos e limites desconhecemos, cujas exigências apenas vislumbramos. Mas, em vossa fé de que “para Deus nada é impossível”, Vós, ó Mãe, não hesitastes, e eu não posso hesitar.

  

Assim, ó Mãe, como Vós, Eu abraço minha missão. Em vossas mãos coloco minha vida e vamos Vós-Mãe e Eu-Filho caminhar juntos, crer juntos, lutar juntos, vencer juntos como sempre juntos caminhastes vosso Filho e Vós.

  

Mãe Aparecida, um dia levastes vosso Filho ao templo para O consagrar ao Pai, para que fosse inteira disponibilidade para a missão. Levai-me hoje ao mesmo Pai, consagrai-me a Ele com tudo o que sou e com tudo o que tenho.

  

Mãe Aparecida, ponho em vossas mãos, e levai até o Pai a nossa e vossa juventude, quanta força, quanta vida,

quanto dinamismo brotando e explodindo e que podem estar a serviço da vida, da humanidade.

  

Finalmente, ó Mãe, vos pedimos: permanecei aqui, sempre acolhendo vossos filhos e filhas peregrinos, mas também ide conosco, estai sempre ao nosso lado e acompanhai na missão e grande família dos devotos, principalmente quando a cruz mais nos pesar, sustentai nossa esperança de nossa fé.

 

Músicas

 

As músicas aqui sugeridas são apenas ideias para as celebrações. Fica a critério de cada equipe escolher os cantos mais apropriados para os momentos. Não perder de vista os critérios para eu os cantos sejam escolhidos de acordo com a espiritualidade da celebração. Trouxemos alguns cantos antigos no intuito de valorizar a rica tradição de nossa Igreja, especialmente manifestada através dos cantos populares.

 

1. Viva a Mãe de Deus e Nossa

 

Ref: Viva a mãe de Deus e nossa sem pecado concebida!

Viva a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida.

1. Aqui estão vossos devotos, cheios de fé incendida

De conforto e de esperança, ó Senhora Aparecida.

2. Virgem Santa Virgem bela Mãe amável, Mãe querida

amparai-nos protegei-nos ó Senhora Aparecida

3. Ó velai por nossos lares pela infância desvalida

pelo povo brasileiro ó Senhora Aparecida.

 

2. Quem é esta que avança como aurora,

 

Quem é esta que avança como aurora,

temível como o exercito em ordem de batalha?

Brilhante como o sol e como a lua,

mostrando o caminho aos filhos seus.

Ah,  ah,  ah, minha alma glorifica ao Senhor,

Meu espírito exulta em Deus meu Salvador.(2x)

 

3. Caminhando com Maria

 

1. Santa Mãe Maria, nesta travessia,

cubra-nos teu manto cor de anil

Guarda nossa vida, mãe Aparecida,

Santa padroeira do Brasil.

Ref: Ave Maria, Ave Maria.(2x)

2. Mulher peregrina, força feminina,

a mais importante que existiu

Com justiça queres que nossas mulheres

sejam construtoras do Brasil.

3.Com amor divino guarda os peregrinos

nesta caminhada para o além!

Dá-lhes companhia pois também um dia

foste peregrina de Belém.

 

4. Dai-nos a bênção

Ref: Dai-nos a bênção/ ó mãe querida!  

Nossa Senhora/ Aparecida.                                       

Dai-nos a bênção/ ó mãe querida!  

Nossa Senhora/ Aparecida.

1. Sob esse manto/ do azul do céu.  

Guardai-nos sempre/ no amor de Deus.(2x)

2. Eu me consagro/ ao vosso amor   

Ó Mãe querida do Salvador.(2x)

 

5. A Escolhida

1. Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida.

Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador.

Ref: Maria,  cheia de graça e consolo,

venha caminhar com teu povo.

Nossa Mãe sempre serás.(bis)

2. Roga pelos pecadores desta terra,

roga pelo povo que em seu Deus espera.

Mãe do meu Senhor,  Mãe do meu Salvador.

 

6. Imaculada

Refr.: Imaculada Maria de Deus,/

Coração pobre acolhendo Jesus./

Imaculada Maria do povo, /

Mãe dos aflitos que estão junto à cruz.

1. Um coração que era "sim" para a vida,/ Um coração que era "sim" para o irmão./ Um

coração que era "sim" para Deus:/ Reino de Deus renovando este chão. 

2. Olhos abertos pra sede do povo,/ Passo bem firme que o medo desterra./

Mãos estendidas que os tronos renegam,/ Reino de Deus que renova esta terra!

3. Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade:/ Que os nossos passos se tornem memória/

Do amor fiel que Maria gerou:/ Reino de Deus atuando na história.

 

7. Mãe do Novo Homem

1. Singela doce e pura, Maria de José

Mãe terna escolhida, és mãe leal da fé  

Seu nome é Maria, de Deus. 

Refrão: Maria santa e fiel, ensina-nos a viver como escolhidos

Olhos voltados para o céu e por eles construir a nova vida    

2. Mãe da obidiência, da graça e do amor

Que os homens se encontre, no Filho dessa Flor

Seu nome é Maria, de Deus.

 

8. Romaria

1. É de sonho e de pó, o destino de um só,

feito eu perdido em pensamentos, sobre o meu cavalo

É de laço e de nó, de gibeira o jiló

dessa vida, cumprida a só.

Ref: Sou caipira, pirapora nossa, Senhora de, Aparecida

Ilumina a mina escura e funda, o trem da minha vida

2. O meu pai foi peão, minha mãe solidão

Meus irmãos perderam-se na vida, a custa de aventuras

Descasei, joguei, Investi, desisti

Se há sorte, eu não sei, nunca vi. 

3. Me disseram porém, Que eu viesse aqui

Prá pedir de romaria e prece, paz nos desaventos

Como eu não sei rezar, só queria mostrar

Meu olhar, meu olhar, meu olhar.

 

9. Eis-me aqui, Senhor

Ref: Eis-me aqui, Senhor! / Eis-me aqui, Senhor! / Pra fazer tua vontade, / pra viver no teu amor, / pra fazer tua vontade, / pra viver no teu amor, / eis-me aqui, Senhor!

1. O Senhor é o pastor que me conduz, / por caminho nunca visto me enviou. / Sou chamado a ser fermento, sal e luz / e, por isso, respondi: aqui estou!

2. Ele pôs em minha boca uma canção, / me ungiu como um profeta e trovador / da história e da vida do meu povo. / E, por isso, respondi: aqui estou!

3. Ponho a minha confiança no Senhor, / da esperança sou chamado a ser sinal. / Seu ouvido se inclinou ao meu clamor / e, por isso, respondi: aqui estou!

 

10. Te amarei

1. Me chamaste para caminhar na vida contigo, decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás, me pusestes uma brasa no peito e uma flecha na alma, é difícil agora viver sem lembrar-me de Ti.

Ref: Te amarei Senhor, Te amarei Senhor, eu só encontro a paz e a alegria bem perto de Ti (2X)

2. Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta, eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de Ti. Mas tua força venceu e afinal eu fiquei seduzido, é difícil agora viver sem saudades de Ti.

3. Ó Jesus não me deixe jamais caminhar solitário, pois conheces a minha fraqueza e o meu coração. Vem ensina-me a viver a vida na tua presença, no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

 

11. Graças vos damos, Senhora

Graças vos damos, senhora, virgem por Deus escolhida
Para mãe do redentor, ó senhora aparecida
Louvemos sempre e maria, mãe de Deus, autor da vida
Louvemos com alegria, a senhora aparecida

Se quisermos ser felizes, nesta e na outra vida
Sejamos sempre devotos, da senhora aparecida
E na hora derradeira, ao sairmos desta vida
Intercedei a Deus por nós, virgem-mãe aparecida

Como a rosa entre os espinhos, de graças enriquecida
Sempre foi pura e sem mancha, a senhora aparecida
No casto seio de ana, sem pecado concebida
Foi a rainha dos anjos, a senhora aparecida

Seja, pois, sempre bendita, a virgem esclarecida
Mil louvores sejam dados, a senhora aparecida
É nossa co-redentora, é por Deus favorecida
E por nós sempre louvada, a senhora aparecida

Por oculta providência, de nenhum mortal sabida
Foi dentro do rio achada, a senhora aparecida
Se o infeliz, do pescoço, a corrente viu caída
Foi proteção milagrosa, da senhora aparecida
Quando nos virmos cercados, dos perigos desta vida
É-nos remédio infalível, a senhora aparecida.

 

12. Ao trono acorrendo

1. Ao trono acorrendo da Virgem Maria, exulta o Brasil de amor e alegria.

Ave, Ave, Ave, Maria! Nossa Senhora Aparecida!

2. Três séculos faz, à terra Ela vinha, dos nossos afetos ser doce Rainha.

3. O rio Paraíba recebe o favor de imenso tesouro: A mãe do Senhor.

4. Nas curvas de um M, no rio brasileiro, Maria aparece à luz do Cruzeiro.

 


Comentários