Ordenação Diaconal dos seminaristas Paulo Sidnei e Willian Junior

22 Abr 2016
0

"O Diácono fortalecido com a graça sacramental, serve ao povo de DEUS no serviço da Liturgia, da Palavra e da Caridade, em comunhão com o Bispo e seu Presbitério" (LG).

Homilia na Ordenação Diaconal do Paulo e Willian

Apucarana, 20 de abril de 2016

Lema: “SEDE MISERICORDIOSOS, COMO O VOSSO PAI É MISERICORDIOSO”.

Olhem que responsabilidade: ser Discípulos da Misericórdia, Ícones da Misericórdia, missionários da Misericórdia. Concretizar a Misericórdia nas intenções, atitudes e em todos os comportamentos que se verificam na atividade de todos os dias.

“Na Sagrada Escritura, como se vê, a misericórdia é a palavra-chave para indicar o agir de Deus para conosco. Ele não Se limita a afirmar o seu amor, mas torna-o visível e palpável. Ele deseja o nosso bem e quer nos ver felizes, cheios de alegria e serenos. Em sintonia com esse desejo de Deus orientem o seu amor misericordioso aos que vocês vão servir como diáconos. Tal como ama o Pai, assim também amam os filhos. Tal como Ele é misericordioso, assim vocês, diáconos, sejam misericordiosos para com todos” (Cf. Misericordiae Vultus).

Comentário inicial: “O Diácono fortalecido com a graça sacramental, serve ao povo de Deus no serviço da Liturgia, da Palavra e da Caridade, em comunhão com o Bispo e seu Presbitério” (LG).

Em profunda sintonia com a Palavra de Deus, o conteúdo do Concílio Vaticano II é uma grande luz para a Igreja. Que bom que citaram este tão importante documento da Igreja. Então, lembrem-se que vocês estão sendo chamados a servir a Igreja nos tempos do Concílio Vaticano II. Seguindo a correta interpretação dos textos conciliares sejam ministros totalmente abertos ao Espírito Santo que iluminou os Padres Conciliares a favorecerem uma Igreja aberta para todos. Não impeçam a ação de Deus na vida das pessoas. Mas sejam mediações favoráveis à graça divina plenamente disponível a toda humanidade.

Oração da Missa: ...serviço diaconal, solicitude em sua tarefa, mansidão no trabalho e constância na oração.

Que linda oração onde pedimos humildemente a Deus aquilo que é essencial na vida das pessoas ordenadas: espírito de serviço, solicitude, mansidão, perseverança, oração.

Primeira Leitura: a Palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei.

Diácono é o homem da Palavra. Pelo anúncio da Palavra farão com que o Reino de Deus se desenvolva mais e mais no coração das pessoas. Assim, os ambientes vão se transformando em campos favoráveis à vida, ao amor, ao perdão, e as pessoas serão mais felizes, generosas, solidárias e fraternas.

Enviados pelo Espírito Santo, chegaram e começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas.

Nunca se esqueçam disso: a vocação é dom de Deus. Portanto, ele é o senhor de sua vocação. Desta forma, estejam sempre dispostos ao bispo e à diocese para servirem a Igreja onde forem enviados.

Salmo: Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.

Não precisam ter medo. Se Deus os chamou, ele dará as graças necessárias para enfrentarem os desafios que a vida nos reserva a cada dia e para suportarem os balanços da barca que, por vezes, é assaltada por ventos contrários. Daí, a importância da oração em sua vida. Sejam adoradores de Deus e o louvem diariamente com a liturgia, especialmente a Eucaristia e o Ofício Divino. Contem também com o especial auxílio da Virgem Maria, de São José e dos anjos e santos.

Evangelho: Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou.

Como Ministros Ordenados, agimos não segundo nossos impulsos e vontade, mas segundo os impulsos do Espírito do Senhor e de sua santa vontade. Deus nos chamou para fazermos sempre e em tudo, a sua vontade. Assim como Jesus, que buscou fazer a vontade do Pai e ofertou sua vida até as últimas consequências, para que essa vontade se realizasse, assim também nós. Nosso ministério só tem verdadeiro sentido e verdadeiramente nos realiza se fizermos a vontade de Deus.  Nossa realização se encontra em fazer a vontade de Deus. Qual é essa vontade de Deus, senão que todas as pessoas cheguem ao conhecimento da verdade e se salvem!

Prezado Povo de Deus, esses nossos irmãos, depois de longa preparação, receberão o sacramento da ordem no grau do diaconado. Como Diáconos, fortalecidos pelo Espírito Santo, eles ajudarão o bispo e os padres dessa diocese no serviço da Palavra, do altar e da caridade. Como servidores na Igreja, estarão aptos a proclamar o Santo Evangelho, a preparar o Santo Sacrifício do Altar e a repartir entre os fiéis o Corpo e o Sangue do Senhor. Poderão pregar a Palavra de Deus, exortar e instruir na sã doutrina os que ainda não creem como também os que já fazem parte da comunidade eclesial; poderão presidir as orações, administrar o Batismo, assistir e abençoar os Matrimônios, levar o Santo Viático aos agonizantes e oficiar as Exéquias. Consagrados pela imposição das mãos, que procede dos Apóstolos, e vinculados mais intimamente ao serviço do Altar, exercerão o serviço da Caridade em nome do Bispo ou do Pároco. Rezemos por eles para que, amparados por Deus, procedam de tal forma em seu ministério que todos possam reconhecê-los como verdadeiros discípulos de Jesus que não veio para ser servido, mas para servir, que não veio para condenar, mas para salvar, que não veio para julgar, mas para usar de misericórdia com todos.

Queridos filhos, que serão ordenados Diáconos, Jesus é o seu exemplo; em tudo façam como ele fez, especialmente sejam misericordiosos como ele é misericordioso. Como ministros de Jesus Cristo, que se manifestou como servidor de seus discípulos, cumpram generosamente a sua vontade e, na caridade, sirvam com alegria tanto a Deus como a todas as pessoas.  Procurem viver segundo o Espírito e sejam virtuosos exemplos entre os irmãos. Lembrem-se de que o estado do celibato que abraçam é um verdadeiro sinal e, ao mesmo tempo, um incentivo da caridade pastoral, como também uma incomparável fonte de fecundidade na Igreja. Por um sincero amor a Jesus Cristo e vivendo em total dedicação neste estado, sua consagração a serviço da Igreja não se dará com um coração dividido, mas livremente vocês podem se dedicar melhor ao serviço de Deus e da humanidade e trabalhar com maior solicitude na obra da salvação eterna.

Alicerçados na fé e por um profundo e enraizado amor a Deus sejam sempre transparentes, sinceros, honestos, puros e irrepreensíveis diante de Deus e da humanidade, como convém a ministros de Cristo e dispensadores dos mistérios de Deus. Não se deixem abalar diante das tribulações, mas cresça sempre mais sua confiança no Evangelho, do qual vocês são não somente ouvintes, mas servidores. Guardem o mistério da fé com a consciência pura e se mostrem, por atos e palavras, verdadeiros anunciadores do Evangelho a fim de que o povo cristão, vivificado pelo Espírito Santo, seja cada vez mais agradável a Deus. Agindo assim, tenham a graça de escutar a Palavra do Senhor a lhes dizer: “Servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor” (cf. Mt 25, 21).

Pedimos à Mãe de Jesus, preparada desde sempre, pelo amor do Pai, para ser Arca da Aliança entre Deus e os homens, que sempre os guarde no seu Imaculado Coração e, revestidos da misericórdia divina, vivam perfeitamente em sintonia com o seu Filho Jesus.

+Celso Antônio Marchiori

Bispo de Apucarana

 

 

Acesse: https://www.facebook.com/dioceseonline/ e confira todos os ábuns da Ordenação Diaconal dos seminaristas Paulo Sidnei e Willian Junior


Comentários