Carta do Pe. Hilário Dick aos jovens do IX Encontrão da PJ

16 Mai 2016
0

Pe. Hilário Henrique Dick, 72 anos, é doutor em Literatura Brasileira, é jesuíta do Rio Grande do Sul e morador de São Leopoldo. Foi assessor nacional da Pastoral da Juventude entre 1981 e 1983, dedica-se à causa juvenil há mais de trinta anos.

Carta do Pe. Hilário Dick aos jovens do IX Encontrão da PJ

Queridos jovens de Apucarana, vocês estão com dois grandes amigos meus, mas estão principalmente porque, com eles, estão querendo experimentar o sabor da identidade da Pastoral da Juventude. Sei que a felicidade mora no grupo, na organização, na formação integral, no acompanhamento, na mística da autonomia e do amor ao pobre e na memória histórica.

Se puderem, leia o que escrevi no “Mínimo do Mínimo” da Pastoral a Juventude. O Guto deve ter… Dia 12 foi um dia muito triste para o Brasil, mas também foi o dia em que completei 79 nos e reacendi em meus velhos anos a vontade de lutar por vocês. Mais do que 40 anos estou procurando encantar-me com os jovens, isto é, com vocês. Benção, Beijos.

P. Hilário Dick S.J.
15 de maio de 2016. 
Hilário Dick S.J.

 

Quem é o Pe. Hilário Dick?
Hilário Henrique Dick, 72 anos, é doutor em Literatura Brasileira, é jesuíta do Rio Grande do Sul e morador de São Leopoldo. Foi assessor nacional da Pastoral da Juventude entre 1981 e 1983, dedica-se à causa juvenil há mais de trinta anos.

Pesquisador do Instituto Humanitas e também foi coordenador das primeiras edições do Curso de Pós-Graduação em Juventude – parceria entre o IPJ e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, que atualmente funciona em Goiânia-GO. Onde faz parte de seu corpo docente.

Foi um dos idealizadores do IPJ – Instituto Pastoral da Juventude de Porto Alegre, um dos institutos juvenis de caráter inter-congregacional pioneiros no Brasil.

Foi um dos colunistas da Revista “PJ a Caminho” de responsabilidade do IPJ, atualmente substituída pela Revista “Redemoinho” de responsabilidade da Rede Brasileira de Institutos e Centros Juvenis.

Tem vários artigos e livros publicados sobre o mundo juvenil, entre os livros os mais recentes temos: “Cartas a Neotéfilo – conversas sobre assessoria para grupos de jovens” e “O Divino no Jovem – Elementos Teologais para a Evangelização da Cultura Juvenil”.


Comentários