RCC celebrará Jubileu de Ouro em 2017 com o Papa Francisco

19 Mai 2016

Renovação Carismática Católica celebrará seu Jubileu de Ouro na Praça São Pedro, na Solenidade de Pentecostes em 2017, junto com o Papa Francisco. Surgido em meados da década de 60 nos Estados Unidos, o movimento conta com mais de 100 milhões de seguidores em todo o mundo. No Brasil, algumas estimativas indicam que os carismáticos seriam 10 milhões.

"Quarenta e nove anos este ano e recebemos uma convocação do Papa Francisco para estarmos aqui na Praça São Pedro, em Pentecostes em 2017, cinquenta anos, nosso Jubileu de Ouro, prá celebrar com ele, vai ser uma grande festa e do Brasil virão muitas pessoas prá cá".

RV: Qual a realidade da RCC no Brasil hoje?

"O Brasil hoje ter cerca de 20 mil grupos de oração e a Renovação está verdadeiramente de norte e a sul, leste a oeste, representada neste Conselho Nacional que aqui está, através de seu Coordenador de Estado. Então o Coordenador de Estado que forma este Conselho leva todos os direcionamentos, todas as decisões para o seu Estado, através das dioceses chega nos grupos de oração. Então é uma Renovação que caminha num processo formativo também muito bonito, muito profundo e que tem uma unidade com a Igreja muito grande e vem num crescente, através, repito, dos grupos de oração. Esta é a dinâmica da Renovação Carismática Católica, grupos de oração

RV: Kátia nos falou como a Renovação vê o pontificado do Papa Francisco:

"A Renovação se identifica muito desde o princípios, porque o Papa Francisco tinha uma proximidade muito grande, principalmente nos seus últimos anos, como Cardeal de Buenos Aires, Cardeal Bergoglio, com a Renovação Carismática Católica. Então o carinho que ele tem é muito grande, ele sempre nos dirige palavras profundas. Eu estive aqui no Estádio Olímpico de Roma em 2014, quando ele falou para 52 mil pessoas do mundo inteiro, e sempre palavras de direcionamento, palavras de carinho, ou seja, é um Papa que realmente caminha conosco e nós o amamos muito.

RV: Utilizando as palavras do Cardeal Suenens, que foi o grande motivador e grande apologeta da RCC durante o Concílio, ele dizia que mais que movimento, a Renovação era Igreja em movimento. E qual é o futuro, para onde vai a Renovação?

"É muito oportuna esta pergunta, porque nós temos experimentado, mais do que dito, o que vai acontecer depois deste Jubileu de Ouro. Eu participei de todos estes encontros internacionais em preparação a este Jubileu , a começar, mais especificamente, com o encontro que nós tivemos em 2013, em novembro, em Belém, na Terra Santa, que se chamou "Consulta ou escuta profética", o que o Senhor quer da Renovação neste tempos. E fui acompanhando no Estádio Olímpico todas as falas do Papa, e agente entende que o Senhor está nos preparando para um momento de uma evangelização muito forte. A Renovação no limiar destes cinquenta anos, está sendo preparada pelo Senhor, eu não tenho dúvida nenhuma. Inclusive este retiro do Conselho Nacional da RCC Brasil aqui faz parte deste caminho, numa maturidade maior, 50 anos percorridos, a evangelizar, com intrepidez, com parresia, mas com qualidade, com formação, mas o Senhor nos envia a todas as nações a anunciar que há solução, que há esperança, a partir do Senhorio de Jesus".

RV: Kátia, nós estamos vivendo um tempo de muitas surpresas. O Brasil, por exemplo, temos sofrido muito nos últimos tempos. Qual palavra você poderia deixar ao nosso povo brasileiro, sendo a Renovação  Carismática uma expressão forte da Igreja do Brasil  e que tem tantos adeptos e tantos simpatizantes. Qual palavra o povo brasileiro poderia ouvir neste momento, de consolo, ou de realmente de pedido, de exortação:

"A Renovação Carismática Católica do Brasil tem atuado muito nesta área que o Brasil agora está vivendo, esta área política. Nós temos o Ministério de Fé e Política e já, há pelo menos dez anos, a Renovação no Brasil vem formando aquelas pessoas que sentem esta vocação. Não exatamente uma candidatura, mas de entender melhor o que acontece, politicamente falando, no nosso país.  A gente tem formação sobre isto e a gente tem atuado nos últimos dois anos nestas causas que foram surgindo no Brasil, estas causas que geraram o momento atual. Temos trabalhado  muito na direção de conscientizar aquelas pessoas que participam do grupo de oração. Mas de uma forma especial, a Renovação tem se envolvido neste momento que estamos vivendo, de um modo muito efetivo, através do clamor e da oração a Deus. Quem como Deus? Há alguém como Deus? Não, Ele tem poder para todas as coisas. Ele é o Deus todo poderoso. Ele pode mudar todas as coisas e nós temos realmente proclamado isto. Vamos nos unir, vamos clamar a Deus. Mas Deus pode interferir? Claro que Ele pode. Esse Deus em quem nós confiamos. Por Ele estamos aqui. Por Ele nós estamos dando a nossa vida. Nós podemos nos unir, pedindo a Ele e Ele mostra os caminhos, ele abre as portas. E nós temos conclamado, convocado a Renovação a uma unidade oracional pela nação brasileira, porque o nosso país ele é maravilhoso e ele, quando o nosso país, os primeiros chegaram no nosso país foi fincada uma cruz, significando que aquela terra pertence ao Senhor. Então vamos clamar a Ele, que tome posse desta terra que pertence a ele".  (JE/BrF)

Fonte: Rádio Vaticano