PASCOM diocesana começa a planejar novos rumos

30 Jun 2016

"Iniciamos um novo tempo para que possamos dar novos passos..." (Trecho da Carta)

“Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão, e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido”. (Mt 10,27).

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Apucarana, neste dia 1º. de julho, entra em uma nova fase, resposta aos desafios dos nossos tempos diante do avanço das tecnologias na área da comunicação.

Continuamos insistindo e valorizando a comunicação por excelência, inspirada no próprio Deus que quis vir ao nosso encontro, em Jesus Cristo nosso Salvador, Se aproximou de todos nós para nos redimir e nos elevar à dignidade de seus filhos e filhas. A comunicação começa na aproximação e na proximidade, no olho no olho, no aperto de mãos, no abraço, na convivência sadia e respeitosa, mas o Evangelho, a Boa Notícia de que Deus nos ama e em Jesus Cristo nos salva e anima no Espírito Santo pode chegar até os confins do mundo, por isso, não podemos prescindir dos mais variados meios para propagar por todos os cantos a força do Evangelho.

Depois de um maravilhoso trabalho feito pela nossa equipe diocesana da Pastoral da Comunicação, implementando, sobretudo, a utilização dos recursos da internet, sendo pioneira no lançamento do projeto de integração de mídias e utilização das redes sociais, inspirados numa comunicação moderna, eficaz e autêntica, iniciamos um novo tempo para que possamos dar novos passos, porém a missão e a finalidade permanecem a mesma: anunciar a Jesus Cristo Nosso Redentor.

Depois de mais de cinquenta anos do texto conciliar Inter mirifica sobre a importância dos meios de comunicação, dos cinquenta anos da nossa diocese, com o Jornal Pulsando, o Pulsando litúrgico, a Santa Missa na televisão, o “Onze vai a missa”, os programas de rádio e tv, a presença nas rádios comunitárias, os diversos boletins paroquiais e decanais, queremos ir adiante, como nos ensina o Papa Francisco, em sua entrevista retornando de sua Viagem Apostólica, ao falar sobre a União Europeia:

Procuremos resgatar as coisas e recriar, porque a re-criação das coisas humanas – inclusive da nossa personalidade – é um percurso e sempre deve ser feito. Um adolescente não é o mesmo que uma pessoa adulta ou um idoso:  é o mesmo, mas não é o mesmo, se re-cria continuamente. E isso lhe dá vida e vontade de viver e dá fecundidade[1].

Assim, a partir do dia 1º de julho, começa um novo tempo e contamos com todos!

Padre Paulinho Amaral, assessor diocesano da Pastoral da Comunicação da Diocese de Apucarana.

[1] Entrevista do Papa Francisco concedida aos jornalistas em seu retorno da Viagem Apostólica à Armênia (24-26/06/2016)