Pastorais Sociais da Diocese de Apucarana realizam Assembleia

21 Ago 2017
0
Participantes discutiram planejamento para 2018

A assembleia teve por objetivo reorganizar o trabalho em conjunto das pastorais sociais e elaborar o planejamento de atuação para o próximo ano.

Por Milady Trava

 

Na tarde do último sábado (19), as Pastorais Sociais da igreja particular de Apucarana realizaram Assembleia Diocesana. O evento aconteceu no Centro Diocesano de Ação Evangelizadora e contou com a participação de 61 agentes pastorais, vindos/as de diversas paróquias. A assembleia teve por objetivo reorganizar o trabalho em conjunto das pastorais sociais e elaborar o planejamento de atuação para o próximo ano.

Os/as participantes estavam representando a Pastoral do Idoso, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Educação, Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Imigrante, Pastoral da Esperança, Conselho Diocesano de Leigos e Leigas (CDL), Cáritas, Movimento Cristo Te Ama (Cristma), Pastoral do Meio Ambiente e Sociedade São Vicente de Paulo.

A mística ficou por conta da juventude da PJ, acompanhada da análise de conjuntura social com a colaboração do ex Deputado Federal, Dr. Rosinha. Seguida da apresentação da 5° urgência do 23° PLADAE (Plano Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Apucarana) que trata sobre a Defesa da Vida, pelo Padre Geraldino Rodrigues Proença, assessor das Pastorais Sociais e também coordenador da Ação Evangelizadora. O direcionamento para os trabalhos em grupos, para a elaboração do planejamento em conjunto, foi realizado pelo Diácono Dirceu Pereira, articulador das Pastorais Sociais e assessor da Cáritas, que apresentou um breve histórico das ações já executadas na diocese na questão social.

Para Tatiane Camargo, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Juventude a assembleia foi um momento inicial para a formação social dos/as agentes pastorais. “É necessário uma formação sobre a verdadeira atuação das pastorais sociais, o que realmente são e onde devem atuar, pois somente assim conseguiremos realizar atividades em conjunto atendendo a identidade das Pastorais Sociais” afirmou a jovem.

De acordo com Padre Geraldino, essa formação será contemplada na realização Escola Diocesana da Doutrina Social da Igreja, que foi aprovada por unanimidade pelos/as participantes e deverá acontecer no ano de 2018. “A Doutrina Social da Igreja nos apresenta toda a atuação das Pastorais Sociais e nos abre uma visão muito profunda sobre o seguimento do Evangelho em favor dos empobrecidos” afirma ele.

 

Momento também foi de organização de eventos

Na ocasião, Diácono Dirceu, articulador das Pastorais Sociais, também informou sobre eventos a serem executados em trabalho conjunto entre Cáritas e Pastorais Sociais. Eele relembrou sobre o 23º Grito dos Excluídos, realizado dia 7 de Setembro em todo o Brasil e países da América Latina. Citou a Campanha Mundial: Compartilhando a Viagem, em prol dos Migrantes, que será lançada dia 27 de Setembro pelo Papa Francisco, e replicada no mundo todo pelos Bispos Diocesanos. E destacou também o Dia Mundial do Pobre, instituído pelo Papa Francisco, que será celebrado na Festa de Cristo Rei, no dia 19 de Novembro.

#dioceseonline


Comentários