Pastorais Sociais da Diocese de Apucarana realizam Assembleia

21 Ago 2017
Participantes discutiram planejamento para 2018

Por Milady Trava

Na tarde do último sábado (19), as Pastorais Sociais da igreja particular de Apucarana realizaram Assembleia Diocesana. O evento aconteceu no Centro Diocesano de Ação Evangelizadora e contou com a participação de 61 agentes pastorais, vindos/as de diversas paróquias. A assembleia teve por objetivo reorganizar o trabalho em conjunto das pastorais sociais e elaborar o planejamento de atuação para o próximo ano.

Os/as participantes estavam representando a Pastoral do Idoso, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Educação, Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Imigrante, Pastoral da Esperança, Conselho Diocesano de Leigos e Leigas (CDL), Cáritas, Movimento Cristo Te Ama (Cristma), Pastoral do Meio Ambiente e Sociedade São Vicente de Paulo.

A mística ficou por conta da juventude da PJ, acompanhada da análise de conjuntura social com a colaboração do ex Deputado Federal, Dr. Rosinha. Seguida da apresentação da 5° urgência do 23° PLADAE (Plano Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Apucarana) que trata sobre a Defesa da Vida, pelo Padre Geraldino Rodrigues Proença, assessor das Pastorais Sociais e também coordenador da Ação Evangelizadora. O direcionamento para os trabalhos em grupos, para a elaboração do planejamento em conjunto, foi realizado pelo Diácono Dirceu Pereira, articulador das Pastorais Sociais e assessor da Cáritas, que apresentou um breve histórico das ações já executadas na diocese na questão social.

Para Tatiane Camargo, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Juventude a assembleia foi um momento inicial para a formação social dos/as agentes pastorais. “É necessário uma formação sobre a verdadeira atuação das pastorais sociais, o que realmente são e onde devem atuar, pois somente assim conseguiremos realizar atividades em conjunto atendendo a identidade das Pastorais Sociais” afirmou a jovem.

De acordo com Padre Geraldino, essa formação será contemplada na realização Escola Diocesana da Doutrina Social da Igreja, que foi aprovada por unanimidade pelos/as participantes e deverá acontecer no ano de 2018. “A Doutrina Social da Igreja nos apresenta toda a atuação das Pastorais Sociais e nos abre uma visão muito profunda sobre o seguimento do Evangelho em favor dos empobrecidos” afirma ele.

Momento também foi de organização de eventos

Na ocasião, Diácono Dirceu, articulador das Pastorais Sociais, também informou sobre eventos a serem executados em trabalho conjunto entre Cáritas e Pastorais Sociais. Eele relembrou sobre o 23º Grito dos Excluídos, realizado dia 7 de Setembro em todo o Brasil e países da América Latina. Citou a Campanha Mundial: Compartilhando a Viagem, em prol dos Migrantes, que será lançada dia 27 de Setembro pelo Papa Francisco, e replicada no mundo todo pelos Bispos Diocesanos. E destacou também o Dia Mundial do Pobre, instituído pelo Papa Francisco, que será celebrado na Festa de Cristo Rei, no dia 19 de Novembro.

#dioceseonline