• João Ozório de Oliveira

    Data Ordenação: 23/03/1985
    Aniversário: 04/05

    Biografia do Pe. João Ozório de Oliveira


    Filho de José Ozório de Oliveira e Geralda Borges de Oliveira, nasceu em Campanha, Sul de Minas Gerais no dia 04 de março de 1954. Em 1966 migrou-se com a família para o Paraná, fixando residência em Sete de Maio, município de Cambira, onde concluiu o primário iniciado em Minas Gerais e por diversas vezes interrompido devido às constantes migrações da família. Em 1970 entrou para o seminário menor da congregação dos irmãos do Sagrado Coração de Jesus em Marília, Estado de São Paulo, onde fez o curso ginasial e iniciou o curso colegial. Em 1975 o curso foi interrompido para o ano de noviciado em Campanha, Minas Gerais. No final desse mesmo ano deixou o noviciado e veio para Apucarana. Fora do seminário trabalhou como auxiliar de escritório na firma Armarinhos Paraná, período em que concluiu o Segundo Grau no então Colégio 7 de Setembro de Apucarana e marca sua entrada no Seminário Diocesano de Apucarana. 
    Em 1977 Dom Romeu Alberti, então Bispo de Apucarana o nomeou ministro extraordinário de diaconia e o instituiu leitor e acólito. Em 1978 iniciou o triênio filosófico no recém fundado Instituto Filosófico de Apucarana. Paralela formação intelectual realizou diversos estágios Pastorais em Sete de Maio, Jardim Trabalhista em Apucarana, Ivaiporã, Mauá e Caixa São Pedro. Em 1980, terminado o curso filosófico Dom Romeu Alberti o nomeou ministro paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Arapongas. Assumiu também nesse período como professor de tratado de lógica Formal do Instituto Filosófico de Apucarana. Em setembro de 1981 foi enviado à Roma para o curso teológico de onde retornou em outubro de 1984 Bacharel em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. No dia 26 de janeiro de 1985 foi ordenado diácono na Paróquia São José de Cambira e no dia 23 de março daquele mesmo ano ordenado presbítero por Dom Domingos Gabriel Wisniewski. De março a agosto de 1985 foi vigário paroquial de Jacutinga assumindo em seguida, como pároco, Santo Inácio, Santa Inês e Cafeara, onde ficou até janeiro de 1986, para então assumir como Reitor do Seminário Menor Diocesano.
    Neste período, além de Reitor, foi diretor de estudos e professor no IFA, também nomeado pároco de Aricanduva e vigário cooperador na Catedral e assessor diocesano da Pastoral da Juventude. Em janeiro de 1988 foi nomeado reitor de seminário maior – IFA – continuando com as atividades de professor no Seminário e pároco em Aricanduva. Em 1991 deixa a reitoria do IFA e assume a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rio Bom e continua professor e diretor dos estudos. Funções que exerce até hoje. Em 1994, atendendo ao pedido de Dom Domingos foi enviado a Roma para fazer o Mestrado na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Em sua tese, trabalhou Max Scheler com o argumento “o método Fenomenológico e a Teoria dos valores em Max Scheler”. Em 1997 recebeu o título de Mestre em Filosofia Sistemática, área da Ética. No final de 2011 Dom Celso o nomeou chanceler da Diocese de Apucarana, passando a assumir essa função em 02 de janeiro de 2012, 2011 a 2014 membro da Comissão Regional de Presbíteros, em 02 de janeiro de 2017 nomeado Vigário Geral da Diocese de Apucarana e também Vice-Reitor do Seminário de Teologia Nossa Senhora de Lourdes em, Londrina, Membro do Conselho Diocesano de Presbíteros da Diocese de Apucarana e Membro do Colégio de Consultores da Diocese de Apucarana, Membro da Equipe Pró Diaconato e Membro da Equipe de Formadores da Diocese de Apucarana.
    Continuou como Pároco em Rio Bom até 04 de abril de 2012, quando em missa na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, Dom Celso o nomeou Pároco da Paróquia Santíssima Trindade de Arapongas. Padre João Ozório tomou na Paróquia em celebração realizada no dia 06 de maio de 2012.

     
    #dioceseonline 

  • Douglas Felippe

    Data Ordenação: 30/09/2017
    Aniversário: 20/10

    Padre Douglas Felippe nasceu na cidade de Apucarana, no dia 20 de outubro de 1990, o primeiro filho do casal Denilson Franco Felippe e Aparecida Oliveira Rosa Felippe.  Foi Batizado no dia 01 de novembro de 1992 e, Crismado no dia 20 de agosto de 2005 por Dom Frei Luís Vicenzo Bernetti na Paróquia Cristo Rei de Apucarana. Cursou o primário na Escola Municipal Karel Kober e o ensino fundamental e médio no Colégio Estadual São Bartolomeu. No dia 12 de fevereiro de 2010 ingressou no Seminário Maior Diocesano São João Maria Vianney realizando o curso de filosofia, em 2012 no Seminário Maior de Teologia Nossa Senhora de Lourdes inicia seus estudos de bacharel em teologia pela Pontifícia Universidade Católica – Campus Londrina, concluindo seus estudos no ano de 2016, nos anos de 2013 e 2014 realizou o curso de comunicação pelo SEPAC – Serviço à Pastoral da Comunicação em convênio com a PUC – São Paulo, em 2013 funda juntamente com a designer de interiores Ilma Balthazar o Sistema Diocesano de Comunicação, o D.A e o MVDA – Museu Virtual da Diocese de Apucarana, ainda em 2013 trabalha nas últimas edições do Jornal Pulsando com o Padre Pedrinho Missionário, em 2014 se torna parceiro da Revista Família Cristã, onde fez a Diocese de Apucarana marcar presença com vários artigos publicados. Em 2015 começa a colaborar com a cobertura de eventos diocesanos para o programa “Sementes de Esperança” da TV Paraná, comandado pela apresentadora Cidinha Jardim, neste mesmo ano em parceria com a Sociedade Voluntários Arte e Cultura de Apucarana começa a realizar o Concerto de Páscoa – Cantate Domino, Concerto de Natal – “Nações, louvai o Salvador!” e algumas Noites de Corais com a regência do Maestro Adenor Leonardo Terra, em 2016 a convite de Dom Celso e do conselho de presbíteros se torna o Coordenador Diocesano da PASCOM – Pastoral da Comunicação, função está exercida até os dias de hoje e neste ano de 2017, Douglas assumiu o setor jornalístico da Rádio Desterro FM 106.5, gravando o boletim de notícias das rádios da CNBB – Regional Sul 2.

    Realizou seus trabalhos pastorais como seminarista nas paróquias: 2010 – Paróquia São Sebastião e Santuário Nossa Senhora Aparecida de Astorga, 2011 e 2012 – Paróquia Cristo Sacerdote em Apucarana, 2013 e 2014 – Paróquia São João Batista de Ângulo, 2015 – Paróquia Santíssima Trindade e Santuário Divino Pai Eterno de Arapongas, 2016 – Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus de Sabáudia e realizou o ano pastoral na Paróquia São Sebastião de Munhoz de Mello.

    Padre Douglas foi ordenado presbítero no dia 30 de setembro de 2017 na Paróquia Imaculado Coração de Maria em Apucarana - PR e seu lema sacerdotal é: "Quem me acolhe, acolhe Àquele que me enviou." Mc 9,37

    #dioceseonline 

  • Renato Aparecido Fernandes Coelho

    Data Ordenação: 30/09/2017
    Aniversário: 07/03

    Padre Renato Aparecido Fernandes Coelho de três irmãos é o filho mais velho de Antônio Coelho e Inês Alves Fernandes Coelho, ele nasceu em 07 de março do ano de 1988, na cidade de Apucarana. Foi batizado na Paróquia Cristo Sacerdote aos 21 de Agosto do mesmo ano. Em 1994 estudou o pré na escola Augusto Veiande. Dos estudos do primário, ele estudou na escola Municipal Dr. Osvaldo dos Santos Lima até 2º série, terminando o 3º e 4º ano na escola Municipal Juiz Luiz Fernando Araújo Pereira. No ano de 1998 começou a catequese na capela São Paulo Apostolo da Paróquia Cristo Rei. Recebeu o sacramento da Eucaristia no ano de 2000. Entre 1999 e 2002 estudou o ensino fundamental no Colégio Estadual Padre José Canale. Em 2000, quando completou 12 anos de idade ingressou na instituição da Guarda Mirim de Apucarana, aos 14 anos de idade foi solicitado para trabalhar meio período na empresa de boné. Permaneceu nesta mesma empresa até os17 anos de idade. No ano de 2006 trabalhou na empresa Espelhos como auxiliar de corte de vidro, no ano seguinte se alistou para o exército Brasileiro, ingressando na mesma instituição em 2007 permanecendo ali até no mês de Fevereiro do ano de 2008. Em março do ano de 2008 começou a trabalhar na empresa de montagem de aparelhos de som, até Janeiro no ano de 2010, quando em Fevereiro deste mesmo ano ingressou no Seminário de Filosofia de Apucarana, No ano de 2011 recebeu o sacramento do Crisma no seminário. Concluiu o curso Filosofia no ano de 2012. Em 2013 passou para a casa de Formação de Teologia em Londrina, estudando na Pontifícia Universidade Católica Campus Londrina, concluindo o curso em 2016. No tempo da formação inicial realizou os trabalhos pastorais nos finais de semana nas Paróquias de Santa Terezinha do Menino Jesus de Sabáudia, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Apucarana, Nossa Senhora Aparecida de Rio Bom, Bom Jesus de Aricanduva, Nossa Senhora de Fátima de Arapongas. E neste ano de 2017 iniciou o ano pastoral na Paróquia São Sebastião e Santuário Nossa Senhora Aparecida de Astorga.

    Padre Renato foi ordenado presbítero no dia 30 de setembro de 2017, na Paróquia Imaculado Coração de Maria em Apucarana-PR e seu lema é "Não tenhas medo; de agora em diante você será pescador de homens." Lc 5,10

    #dioceseonline