Palavra do Bispo

Aos queridos irmãos e irmãs da Diocese de Apucarana

29 Fev 2020

A mãe Igreja sempre atenta ao bem de todos, defende a vida humana desde a concepção até o seu término natural.
Sabemos que o verão e a chuvas favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da DENGUE e outras doenças. Reforcemos, portanto, como cristãos e cidadãos conscientes a necessidade de evitar a propagação do mosquito. Continuemos a combater os focos de acúmulo de água. Somos responsáveis uns pelos outros. A Dengue mata. Defendamos a vida cuidando do Planeta (Laudato Si, Papa Francisco), começando por, em espirito quaresmal, cuidar de nossos quintais. A disciplina quaresmal, proposta pela Igreja, nos leva a cuidarmos uns dos outros.
Temos também, diante de nós, o desafio da difusão do CORONAVÍRUS (Covid-19). Estejamos atentos.

EVITEMOS TODO TIPO DE ALARMISMO E PÂNICO. Isso em nada nos ajudará.
Em nossas celebrações recomendo:
Evitar o aperto de mãos durante a acolhida dos fiéis, antes e depois das celebrações.
Não dar as mãos no Pai Nosso e nem haver saudação da Paz durante a missa e depois desta. EVITAR DAR AS MÃOS.
A distribuição da comunhão seja feita sob a espécie do Pão e recebendo-a nas mãos, com toda reverência e espírito de adoração a Jesus Sacramentado.
Como católicos conscientes, seguimos as orientações das autoridades sanitárias. Cada um deve fazer sua parte na sociedade. E CERTAMENTE a nossa parte é aquela de uma Igreja que, seguindo as orientações da razão humana, sabe que no fim das contas, tudo depende de DEUS NOSSO SENHOR. Por isso INTENSIFIQUEMOS nossas súplicas ao Senhor. Celebremos com mais fé o Santo Sacrifício da Missa, promovamos Adorações Eucarísticas, rezemos mais intensamente a Via Sacra. Supliquemos a intercessão de Nossa Senhora pela oração do Terço. Podemos acrescentar na Oração dos fiéis preces especiais pela superação deste momento. O missal Romano nos oferece inspiração para tais preces nas página 929.
Como dizia Santo Inácio de Loyola: “Aja como se tudo dependesse de você, sabendo bem que, na realidade, tudo depende de Deus”. (Cf. Pedro de Ribadeneira, Vida de S. Inácio de Loyola, Milão, 1998)
Assim, como Católicos orantes e conscientes, na Oração e no Trabalho (São Bento) unindo a razão e a fé (Fides et Ratio, São João Paulo II) , enfrentemos este momento, repito, sem ALARMES E PÂNICO, com toda confiança em Deus, Nosso Pai e Senhor. Quaresma é tempo especial de nossa oração e serviço aos irmãos, pois a Vida é Dom e Compromisso(Campanha da Fraternidade) .

Com Maria, Mãe de Jesus, abençoando,
+ Dom Carlos José
Bispo Diocesano de Apucarana

29 de Fevereiro de 2020.