Palavra do Bispo

Consagração oficial de nossa Diocese ao imaculado Coração de Maria

28 Abr 2020

Queridos padres

Todos temos consciência de que atravessamos um momento delicado na história da humanidade. A crise humanitária desencadeada pela covid-19 nos surpreende a todos obrigando-nos a pensar novas formas de evangelização e solidariedade. Não podemos e não queremos, de forma alguma, ficar de braços cruzados diante das necessidades de evangelização, solidariedade com os mais vulneráveis e de manutenção de nossas paróquias e atividades. Neste sentido, toda palavra de gratidão é pequena diante da grandeza dos senhores por não abandonarem nosso povo. A criatividade e a paixão evangelizadora tem se manifestado em toda a Diocese, especialmente durante as celebrações do Tríduo Pascal. A todos agradecemos de coração. Nossa Igreja Particular permanece unida, mesmo com distanciamento social, e fraterna na missão apostólica.
Motivados por tantas iniciativas e preocupações vamos adentrar o mês de maio, dedicado especialmente a Virgem Maria. Como tem acontecido ao redor do mundo, apresentei ao Decanato de Apucarana, o meu desejo de CONSAGRAR OFICIALMENTE NOSSA DIOCESE AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, neste tempo difícil de Pandemia. A proposta foi aceita pelos padres de Apucarana e tenho certeza de que também pelos senhores, dos outros decanatos. Logo a seguir, no último sábado, o Papa Francisco nos presenteou com a Carta “Mês de Maio”. Assim, unidos ao Papa, convido todos a vivermos de maneira especial este Mês de Maio de 2020, na certeza de que “a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova” (Papa Francisco).
Para isso peço que divulguemos entre nossos paroquianos a CONSAGRAÇÃO OFICIAL DE NOSSA DIOCESE AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, NESTE ESPECIAL MÊS DE MAIO. O Mês mariano Diocesano terá início no dia 1º, às 10h na Catedral Diocesana, com adoração Eucaristica, por mim presidida, transmitida pelos meios de comunicação. Peço a todos que se unam em oração neste dia e hora. A cada dia de Maio um padre será convidado para rezar o terço em sua paróquia, que será transmitido a todos.
No dia 13 de Maio, às 19h30, faremos a solene consagração e entrega filial a Nossa Senhora, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Apucarana. Esta nossa Paróquia celebrará, neste dia, 25 anos de criação e os padres que não estão em grupos de risco, são convidados a concelebrarem. Manteremos as regras de distanciamento social. Peço a todos que neste dia e hora se unam conosco a este ato solene e oficial.
Finalmente no dia 31 de Maio, na Catedral, encerraremos este especial Mês.
Neste ato de consagração queremos invocar as especiais bênçãos da Mãe de Deus e suplicar que Seu Imaculado Coração triunfe em nossas vidas e em nossa Diocese.  Queremos pedir à Mãe de Jesus que nos mantenha unidos, aguardando Pentecostes (este ano será no dia 31/5) e criativos para encontrarmos formas de evangelizar neste tempo delicado e no pós-pandemia. Queremos rezar por todos os atingidos pela crise mundial e pedir ao Cristo, por Nossa Senhora, a Salvação do mundo inteiro.
Que este Ato de Consagração nos fortaleza na fé, na esperança e no amor.

Virtuais abraços!

Dom Carlos José
Bispo Diocesano de Apucarana

Assessoria de Comunicação Episcopal