Palavra do Bispo

Saudação aos membros da PASCOM por ocasião do 54º. Dia mundial das Comunicações Sociais

24 Mai 2020

“Receberei uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e a Samaria, e até os confins da terra.” (At 1,8)

Estimados filhos e filhas, no dia em que celebramos a Ascensão do Senhor e a poucos dias da Solenidade de Pentecostes, somos convidados a celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Impulsionados pela força do Espírito Santo, somos enviados pelo Senhor Jesus a todos os cantos da terra para ali testemunhar seu amor e o poder salvador de sua ressurreição. Nesta tarefa, lançamos mão de todos os meios e instrumentos de comunicação que a inteligência humana foi capaz de desenvolver. O anúncio do Evangelho exige de nós criatividade, coragem, empenho, honestidade, sabedoria e compromisso com a liberdade e a verdade. “A Igreja católica, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo para levar a salvação a todos os homens, e por isso mesmo obrigada a evangelizar, considera seu dever pregar a mensagem de salvação, servindo-se dos meios de comunicação social, e ensina aos homens a usar retamente estes meios.” (IM 3).

Sobretudo neste tempo de pandemia, temos visto diversas iniciativas dos agentes da Pastoral da Comunicação em nossa Diocese, iniciativas essas que têm levado a Palavra da Vida aos fiéis católicos e aos homens e mulheres de boa vontade. Graças aos trabalhos de muitos fiéis, principalmente leigos e leigas, o Evangelho de Cristo continua a ser anunciado e nossas famílias, como verdadeiras igrejas domésticas, têm se reunido para rezar, ouvir a Palavra de Deus e celebrar sua vida e sua fé e esperança.

Em sua mensagem anual para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Santo Padre afirma que “na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros.” (Papa Francisco. Mensagem para o 54º. Dia Mundial das Comunicações Sociais). Utilizar corretamente os meios de comunicação social, anunciando o Evangelho, defendendo a verdade, comunicando e promovendo a vida de todos, é tarefa nossa. A ação evangelizadora em tempos de pandemia tem nos mostrado a importância da Pastoral da Comunicação, por isso, somos imensamente gratos aos membros da Pascom Diocesana. Seu empenho em anunciar o Evangelho e seu compromisso com Deus e com sua Igreja, brilham diante de todos como verdadeiro testemunho de que a Palavra foi ouvida e, na força do Espírito Santo, está sendo anunciada. Nesta ocasião, gostaria de conclamar a todas as Paróquias de nossa querida Diocese a que não meçam esforços para que a Pascom seja promovida e estimulada em nossas comunidades.

Com votos de um frutuoso trabalho de evangelização, invoco sobre todos, e nesta oportunidade especialmente sobre os membros da Pascom em nossa Diocese, as mais copiosas bênção do céu, por intercessão de Maria, a Senhora de Lourdes.

Apucarana, 24 de maio de 2020
Solenidade da Ascensão do Senhor. Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Dom Carlos José de Oliveira