Palavra do Bispo

Caros padres, diáconos, religiosas, seminaristas e Povo Santo de Deus da Diocese de Apucarana

30 Mai 2020

Aproxima-se a Solenidade de Corpus Christi, a ser celebrada no próximo dia 11 de junho. Nesse dia damos testemunho público de nossa fé na presença real de Jesus na Eucaristia. Festa da fé, da alegria e da unidade.

Este ano teremos que nos adaptar a esta situação de pandemia, evitando aglomerações, sempre tão festivas nessa data. Várias manifestações de fé não poderão acontecer. Mas o essencial, ou seja, a Santa Missa e a procissão eucarística devem ser celebradas com intensa fé, pedindo ao Senhor que nos liberte desta pandemia.

Em nossa diocese, portanto, determino que em todas as paróquias, nesta Solenidade, seja celebrada solenemente a Santa Missa (respeitando-se todas as restrições que a pandemia nos impõe e que estão previstas em nosso último decreto sobre a celebração eucarística com o povo) e a seguir aconteça a Procissão Eucarística motorizada. O Senhor Jesus presente na Eucaristia deve ser levado, com toda dignidade, em carro ornamentado, pelas ruas do território paroquial. Seria importante que o Santíssimo Sacramento fosse transportado pelo maior número possível de ruas, atingindo assim boa parte dos fiéis da comunidade paroquial. Convide-se o povo para que, com seus carros, acompanhe essa procissão, sempre com toda segurança e de acordo com as autoridades municipais. Também importante é a transmissão pelos meios de comunicação social.

Nas cidades com mais de uma paróquia, onde era costume haver uma só celebração e procissão, peço que neste ano, a Missa e a Procissão motorizada sejam paroquiais, atingindo assim mais ainda a cidade.
Continuemos unidos na mesma fé e esperança, testemunhando ao mundo a certeza da nossa fé: Ele está conosco na Eucaristia!
Com Maria, Mãe de Jesus.

Dom Carlos José
Bispo Diocesano

Aos padres comunico também que está ADIADA a Formação do Clero com Dom Leomar, que aconteceria nos dias 15 a 18 de Junho.

Inscreva-se: youtube.com/diocesedeapucarana

Assessoria de comunicação episcopal