Palavra do Bispo

Novena de Natal 2020

08 Nov 2020

Querido irmão, querida irmã!

Um Natal diferente se aproxima!

Nossa esperança e desejo é que seja um  Natal de superação e recomeços.

Apesar da Pandemia que nos rodeia, será Natal!

Assim como foi o primeiro Natal, com José e Maria, que, em meio às dificuldades do caminho, viram a Luz dissipar as trevas da insegurança e se alegraram, alegremo-nos também.   Rezemos com insistência ao Senhor, para que, mesmo em meio a incertezas, vivamos o Natal com alegria e fé. E Natal é e sempre será um dia especialíssimo, pois, além de festas, encontros, enfeites, canções, o Natal é essencialmente Jesus, o Emanuel, Deus conosco!  E do amor de Jesus, "nada e ninguém nos separará, nem mesmo a pandemia" (Rm8,35-39).

Somos convidados, a partir desta experiência de crise humanitária,  a visitarmos o Presépio, orientados pela Carta Apostólica do Papa Francisco "Admirável Sinal" . Embalados nas palavras do Santo Padre vamos meditando os personagens da narração do nascimento de Jesus. A partir do Evangelho e de tantas tradições populares somos convidados a entrar no ambiente do presépio e, com os olhos da fé, contemplarmos e adentrarmos no Mistério da Encarnação.

Este ano, nossa preparação para o Natal será diferente, mas não menos importante ou vazia. Com nossa família, em nossa casa, que é nossa Igreja doméstica, ou em nosso ambiente  de trabalho  vamos rezar com fé e esperança, alimentando a certeza de que a Luz de Cristo vence toda e qualquer treva. Sim, Natal é a esperança que se renova, pois, o Verbo Encarnado sempre se faz novo para habitar entre nós, no nosso agora, e para sempre...

Um Feliz e Abençoado Natal com Jesus, Maria e José.

+Dom Carlos José
Bispo Diocesano de Apucarana