Palavra do Bispo

A PADROEIRA DE APUCARANA

10 Fev 2021

Aproxima-se o dia de Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira e Mãe de nossa querida Diocese de Apucarana. Lembremos que, logo após a Anunciação do Anjo, a Virgem Maria se dirige, às pressas, até a casa de sua prima Isabel, que se encontrava grávida de São João Batista, o precursor de Jesus. A alegria daquelas santas mulheres se traduz pela vibração de João Batista, ao sentir a presença do Cristo, ainda no ventre de Maria. Também nós devemos vibrar de alegria e gratidão por termos uma Mãe a quem visitar e, mais ainda, por sabermos que Ela espera por cada coração, cada prece, cada agradecimento que trazemos em nosso coração. Nossa Diocese rejubila de gratidão por tamanha providência Divina: termos como Padroeira Nossa Senhora, que, entre tantos títulos que possui mundo afora, para nós é a Senhora de Lourdes, protetora da saúde. Em tempos tão difíceis que estamos vivendo, com tantas perdas, ausências, incertezas e dores, saber que podemos recorrer à Mãe de Deus para que Ela interceda pela nossa saúde, tão necessária nessa pandemia, representa um carinho de Deus em meio a nós. Ao aparecer em Lourdes, na França, a Bela Senhora renovou o pedido feito em outras aparições, da grande necessidade do povo rezar pela conversão dos pecadores, pela salvação dos homens e do povo de Deus. O local das aparições, em Lourdes, tornou-se terra de peregrinação, aonde os fiéis devotos da Virgem Maria, espalhados pelo mundo todo, se dirigem em busca de graças e cura para o corpo e para a alma. Naquele lugar santo, por intercessão da Virgem Maria, brotou do solo ressequido, uma fonte de águas puras e cristalinas, onde inúmeros peregrinos alcançaram a cura de suas enfermidades. Creiamos: sua poderosa intercessão, como Mãe do Senhor da Vida, pode fazer brotar água pura em almas ressequidas pelo sofrimento e pela dor. Devido aos milagres ali acontecidos, a Virgem Maria recebeu mais um título, pela qual ficou conhecida e venerada no mundo todo: Nossa Senhora de Lourdes, protetora dos enfermos. Na história diocesana, o primeiro Bispo de nossa Diocese, Dom Romeu Alberti, tomou posse no dia 28 de março de 1.965 e, logo no início de seu episcopado, lançou como lema de trabalho um desafio a ser alcançado: ‘Que a família seja uma pequena Igreja Doméstica, e a Igreja, uma grande família diocesana’. Pois bem, meus amados irmãos e irmãs, o caminhar dos tempos e o esforço evangelizador do povo diocesano, juntamente com seus Bispos, Padres e Diáconos que por aqui passaram e os que aqui vivem, nos tornou uma grande “Família Discípula/Missionária Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes”, onde as famílias, principalmente nesses tempos de pandemia, tornaram-se uma extensão da Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, assumindo-se como uma pequena Igreja doméstica. Essa unidade diocesana gerou e gera muitos frutos, incontáveis frutos, de doação, amor, fé e confiança em Deus, quando, ainda hoje, colocados sob a intercessão da Senhora de Lourdes, esperamos por dias melhores para todos. Com a graça de Deus, unidos a Cristo e sob a direção do Espírito Santo, realizaremos, no dia 06 de fevereiro de 2.021, a SEGUNDA ROMARIA DIOCESANA AOS PÉS DA MÃE, NOSSA SENHORA DE LOURDES. Já podemos antever e sentir vibrar em nós, a imensa alegria de estarmos diante da Mãe de Jesus, como sentiu João Batista. A Ela, nossa mãe e Padroeira, clamaremos com fé: NOSSA SENHORA DE LOURDES, SAÚDE DOS ENFERMOS, ROGAI POR NÓS! Realizar uma Romaria Diocesana significa expressar, com gestos e orações, a unidade da Diocese em torno de sua Padroeira, e, juntamente com o Bispo, é uma demonstração de fé na poderosa intercessão e na comunhão fraterna entre os filhos e filhas de Deus. Com essa Segunda Romaria, veremos concretizar o desejo de todos: a Catedral de Apucarana tornar-se-á um lugar de encontro, onde os fiéis devotos de Nossa Senhora de Lourdes, mesmo que não estejam presentes pessoalmente, mas acompanhando de suas casas, que representam as pequenas Igrejas domésticas, estarão unidos à grande Família Diocesana, através das diversas mídias e redes sociais da Diocese, numa grande demonstração de sua fé e devoção, rezando com seus familiares, seus Padres e Diáconos, pelo fim da pandemia, pela cura de todas as enfermidades, do corpo e da alma, pela saúde de todos nós e do mundo inteiro. Essa Romaria será diferente em seu formato, mas não menos importante em seu objetivo, que é o de reunir, aos pés de Nossa Senhora de Lourdes, todos os corações, todas as preces e necessidades que trazemos em nós. A Ela, Nossa Mãe e Padroeira, clamemos com fé: Nossa Senhora de Lourdes, saúde dos enfermos, rogai por nós! Amém.

+Dom Carlos José
Bispo Diocesano