Palavra do Bispo

Orientações do retorno das atividades pastorais

24 Fev 2021

Queridos padres, dia?conos, coordenadores de pastorais, servic?os, movimentos e associac?o?es da diocese de Apucarana,

A atual pandemia do coronavi?rus esta? sendo um grande desafio para a evangelizac?a?o da Igreja. Nossa primeira palavra e? de gratida?o por tudo o que tem sido feito em nossas comunidades, apesar das limitac?o?es impostas pela covid-19. Cada atitude no sentido de cuidar dos irma?os, por mais simples que parec?a, ja? e? um grande testemunho da nossa missa?o de testemunhar o amor de Cristo a todos.

Entretanto, sabemos que existem dificuldades, cansac?o e a necessidade de retomarmos nossas atividades pastorais presenciais. Muitos grupos sentem que seus membros esta?o desanimados ou ate? ja? abandonaram a caminhada.

Entretanto, a pandemia ainda esta? ai? e os casos de conta?gio na?o da?o tre?gua, infelizmente. Por isso, escrevemos essa carta para formalizar algumas orientac?o?es e cuidados que precisamos observar para cuidar dos nossos irma?os ao retornar com os encontros presenciais.

1. Sempre e? necessa?rio recordar que a Santa Missa e? a celebrac?a?o central e essencial de nossa fe?. 2.Se ha? uma real necessidade de retorno das atividades presenciais, o primeiro passo e? conversar com os pa?rocos e ouvir deles as orientac?o?es. Em hipo?tese alguma devemos nos reunir clandestinamente ou sem o consentimento dos pa?rocos.

2. E? importante ouvir os coordenadores, assessores, li?deres e os pro?prios participantes quanto a? viabilidade da realizac?a?o desses encontros.

3. Os cuidados de higiene e distanciamento social sa?o imprescindi?veis. Se possi?vel, devemos organizar as reunio?es na pro?pria igreja ou salo?es maiores e muito bem ventilados. Abrac?os, apertos de ma?o ou passar algo de ma?o em ma?o continuam proibidos.

4. O uso de ma?scara precisa ser observado por todos, li?deres e membros.

5. Se possivel, sejam transmitidas as reunio?es do grupo para aqueles que preferirem ficar em casa, assim, estara?o de alguma forma unidos ao grupo.

6. Podemos pensar em reunio?es mais breves e objetivas, que sejam realizadas, talvez, quinzenalmente.

7. Sejam nossos encontros especialmente voltados ao atendimento dos necessitados.

8. Devemos estar muito atentos quanto a? espiritualidade e a? sau?de psicolo?gica dos que participam de nossos grupos. Sejamos sinais de apoio, acolhida e fraternidade em Cristo Jesus.

9. A catequese com crianc?as e adolescentes pode retornar aos encontros semanais, desde que sejam respeitadas todas as normas de seguranc?a prescritas pela sau?de pu?blica para este tempo de pandemia (distanciamento adequado, insumos de higiene e desinfecc?a?o, uso de ma?scara e, de forma alguma permitir aglomerac?a?o). Cabe a cada pa?roco, juntamente com a equipe paroquial de coordenac?a?o da Catequese, estabelecer prazos e modalidades de encontros cateque?ticos, preferencialmente seguindo as orientac?o?es da Coordenac?a?o Diocesana da Catequese. Contudo, e? importanti?ssimo recordar que crianc?a alguma e? obrigada a frequentar encontros presenciais. As paro?quias procurem oferecer outras modalidades de encontros cateque?ticos (por exemplo, atrave?s da internet, catequese familiar e atendimento personalizado) para seus catequizandos. Recordemos: no caso de menores, cabe sempre aos pais ou aos responsa?veis legais, autorizarem sua participac?a?o em encontros presenciais.

Se, por um lado, existe a necessidade de reunio?es e encontros presenciais, por outro, e? grande nossa responsabilidade em evitar a transmissa?o do coronavi?rus. O momento e? se?rio e precisamos estar preocupados em garantir a seguranc?a de todos. Ao mesmo tempo, vamos pregar a esperanc?a de que vamos vencer tudo isso e tempos melhores vira?o. Em hipo?tese alguma seja nossa mensagem de desespero, dando a entender que a pandemia e? uma punic?a?o de Deus ou coisa assim, afinal, o desejo do Senhor e? que todos tenham vida em abunda?ncia.

Vamos em frente confiando na protec?a?o e inspirac?a?o de nossa ma?e querida, Nossa Senhora de Lourdes.

Unidos no amor de Cristo, Apucarana, 24 de fevereiro de 2021.

Dom Carlos Jose?
Bispo Diocesano de Apucarana