Palavra do Bispo

SERVIÇO DIOCESANO DA CARIDADE

14 Mai 2021

O SEDIC, Serviço Diocesano de Caridade é o organismo responsável pela gestão e dinamização das iniciativas de promoção humana ligadas a Igreja Particular de Apucarana. Tem por princípio as palavras de Jesus que, ao sacramentalizar o serviço irrestrito aos pobres, garantiu sua presença junto destes: “...todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25,40)
Criado em 2020, durante a pandemia do coronavírus, o SEDIC (Serviço Diocesano de Caridade) busca atender famílias em situação de vulnerabilidade social, partilhando de suas angústias, sofrimentos e lançando mão de recursos próprios ou doações, encaminhadas conforme real necessidade. Situado aos fundos da Catedral Diocesana Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, o Serviço da Caridade partilha as doações mediante consulta ao cadastro unificado de pessoas atendidas, compartilhado entre as paróquias do território diocesano, o que tem dado certa credibilidade ao trabalho e contribuído com a eficácia do mesmo.
Desde sua criação, o SEDIC é responsável por ações de considerável importância social na região. Segundo arquivos da própria entidade foram distribuídas pela Igreja Católica na cidade de Apucarana, nos últimos 6 meses, 6964 cestas básicas, assistindo milhares de famílias. Destacam-se também o acompanhamento de idosos nas periferias da cidade e auxílio a outras entidades como Casa de Misericórdia, Chácara do Cristma e Hospital da Providência. Anexou-se também, ao trabalho com os necessitados, a “fábrica de hóstias” da Diocese de Apucarana, a renda obtida com a comercialização das mesmas é revertida, na sua totalidade, aos que mais necessitam. Desse modo tem se fortalecido a preciosa relação, sempre existente, entre a mesa da Eucaristia e a mesa dos pobres!
Em meados de Dezembro, a Diocese de Apucarana protagonizou uma campanha de natal com o objetivo de angariar fundos à caridade. Todas as paróquias do território diocesano contribuíram de maneira significativa e, em comunhão com inúmeras empresas e entidades,  foram vendidas mais de 18.000 unidades de panetones. Ação semelhante ocorreu por ocasião da Celebração da Páscoa de Nosso Senhor onde foram vendidas 7.413 Colombas de Páscoa ajudando, mais uma vez, famílias carentes. Com ambas as campanhas arrecadou-se R$201.078,63 destinados, proporcionalmente, às obras caritativas da Diocese de Apucarana, paróquias e entidades envolvidas.
O empenho em prol dos sofredores tem ultrapassado os próprios limites do território diocesano, alcançando regiões distantes, pois a caridade do Evangelho expande-se, sempre, com naturalidade. No domingo, 18 de abril, a Igreja Católica de Apucarana através do seu serviço de caridade encaminhou para a Diocese de Santa Cruz de Corumbá 11.270 peças de roupas, aproximadamente 1.000 pares de calçados, 890 bonés, 20 travesseiros e 90 bolsas, destinados às inúmeras famílias atendidas pela igreja daquela localidade. Em Janeiro tivemos outra ação importante: uma coleta em todas as 64 paróquias da diocese arrecadou 91.082,25 para a Arquidiocese de Manaus que sofria terrivelmente com a pandemia e suas consequências. Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito de Manaus, residente em Santa Fe, encaminhou tais doação.
Desta forma, com a graça de Deus e a colaboração de todos estamos, como Serviço Diocesano da Caridade, procurando amenizar as dores provocadas pela pandemia. Ao ajudarmos a curar feridas nos irmãos, nossas feridas são também cuidadas, pois é dando que se recebe. Todos precisamos de cura em tempos pandêmicos e Cristo nos cura através do cuidado dos irmãos. Agradecendo a todos sigamos ajudando os que mais precisam. Nossa Senhora de Lourdes nos convida e nos anima a continuarmos como Servidores da Caridade!

Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana