Palavra do Bispo

Corpus Christi, Eucaristia e Solidariedade

04 Jun 2021

A Solenidade de Corpus Christi, sempre celebrada na Quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, nos remete à lembrança da Instituição da Eucaristia, na Quinta-feira Santa, quando Jesus, sabendo de tudo o que estava para acontecer, quis comer a Páscoa com seus apóstolos. Durante a Ceia, tomando o Pão e o Vinho, os abençoou e deu aos seus discípulos (conf. Lc 26,26-28), selando a Aliança de Deus com a humanidade por meio do seu Corpo que seria entregue e do seu Sangue que seria derramado para a redenção do mundo.
No Antigo Testamento, o povo foi alimentado com o maná no deserto (cf. Ex 16) e hoje somos alimentados com o próprio Corpo de Cristo. A grandeza Eucarística nos une a Deus e nos faz participantes da vida Divina: é verdadeiramente o Pão descido dos Céus, o maná da imortalidade! O corpo precisa de nutrientes, a alma, da Eucaristia para nos mantermos unidos a Deus e enfrentarmos as adversidades. Grande em seus efeitos, a Eucaristia é humanamente pequena em suas aparências: uma migalha de pão, um pouco de vinho, um sacerdote e algumas Palavras se transubstanciam em Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo! Numa pequena Hóstia Consagrada, está reunido o Céu inteiro! A solenidade de Corpus Christi é a manifestação pública de nossa fé na Eucaristia, na presença real de Cristo Jesus, que se faz Pão para nosso sustento na caminhada. “Que, come a minha carne e bebe do meu sangue, permanece em mim e Eu nele” (Jo 6,56). Onde encontrar remédio para os males da alma? Na Eucaristia! Onde encontrar forças para enfrentar as dificuldades geradas pela pandemia? Na eucaristia! Quem se nutre de Cristo sente revigorar a solidariedade eucarística da partilha e do amor ao próximo que nos anima a expressarmos nossa pertença à Igreja de Cristo com gestos e ações concretas de auxílio aos irmãos carentes e necessitados de ajuda material. De alguma maneira, sempre que dobramos os joelhos diante do Sacrário ou do Altar de Jesus Eucarístico, podemos ouvir o próprio Cristo sussurrando em nossos ouvidos: “vinde benditos do meu Pai. Porque tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, era forasteiro e me acolhestes, estava nu e me vestiste, adoeci e me visitaste, estava na prisão e foste ver-me. ” (Mt 25, 34-36). Eucaristia é partilha e unidade!
Assim, nossa Diocese se coloca como solidária, com o Serviço Diocesano de Caridade, (SEDIC), criado em 2.020, durante a pandemia, com iniciativas concretas de promoção humana, segundo as Palavras de Jesus “Todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a Mim que o fizestes” (Mt 25-40). Esse serviço, suprido com doações ou lançando mão de recursos próprios, tem por objetivo atender famílias em situação de vulnerabilidade social, que, nesse tempo de angustias e incertezas, não conseguem prover seu sustento. O SEDIC partilha doações com eficácia e credibilidade, sendo responsável por ações sociais de vital importância em todo o território diocesano e até fora dele, alcançando regiões distantes, pois a caridade do Evangelho expande-se, sempre, com naturalidade. No domingo, 18 de abril, a Igreja Católica de Apucarana através do seu serviço de caridade encaminhou para a Diocese de Santa Cruz de Corumbá, doações de roupas, calçados e outros itens destinados às inúmeras famílias atendidas pela Igreja daquela localidade. Em janeiro deste ano tivemos outra ação importante: uma coleta em todas as 64 Paróquias da Diocese arrecadou R$ 91.082,25 para a Arquidiocese de Manaus que sofria terrivelmente com a pandemia e suas consequências. Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito de Manaus, residente em Santa Fé, encaminhou essa doação.
Segundo arquivos da própria entidade foram distribuídas pela Igreja Católica na cidade de Apucarana, nos últimos 6 meses, 6.964 cestas básicas, assistindo milhares de famílias. O alimento da alma, a Santíssima Eucaristia está intimamente ligada com a mesa dos pobres e necessitados. Nossa Diocese expressa essa relação indissociável com a “Fábrica de Hóstias”, cuja totalidade da renda obtida com sua comercialização é revertida aos mais necessitados. Ações e gestos concretos de solidariedade aconteceram no tempo do Natal e na Páscoa, arrecadando R$ 201.078,63, revertidos às diversas obras caritativas. As dores e sofrimentos causados pela pandemia podem ser amenizados com nosso auxílio, pois, as feridas que ajudamos a curar, revertem em cura das nossas próprias, suavizando nossas angústias e anseios, afinal, todos, de uma forma ou de outra, precisamos de cura. Em tempos de Pandemia, é da Eucaristia que tiramos forças para viver essa dura realidade e crer num futuro melhor. Somos chamados a mostrar ao mundo que Jesus não está escondido nem indiferente à nossa dura realidade, Ele é Deus e está presente Eucaristicamente em meio a nós! Que a Virgem Maria, Nossa Senhora de Lourdes, que foi o primeiro Sacrário de Cristo, nos ajude a sermos homens e mulheres eucarísticos, solidários na partilha do que temos, para que nossa face seja um reflexo do amor apaixonado que Cristo tem por cada um de nós e por toda humanidade.

Dom Carlos José
Bispo de Apucarana