Palavra do Bispo

RENOVAR OS CORAÇÕES NA PANDEMIA!

10 Jun 2021

 

Amanhã, sexta-feira, dia 11, celebraremos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e no sábado nos recordaremos do Imaculado Coração de Maria. O coração, enquanto apenas mais um órgão do corpo humano, supre as necessidades básicas do nosso corpo humano! Quando fazemos dele a morada de Deus, o coração humano passa a ser um Sacrário Vivo que nos faz caminhar para a santidade e alcançar a vida eterna. Nessa caminhada rumo à santidade, o Coração Imaculado da Virgem Maria, que se uniu ao de Cristo a partir do sim ao anúncio do Anjo, nos auxilia, rezando conosco e se movendo em nós, para alcançarmos a salvação.
O culto ao Sagrado Coração de Jesus acontece desde os primórdios da Igreja, já na Cruz, quando o Divino Coração, transpassado pela lança, abriu-se para a humanidade como uma fonte inviolável de amor, um Sacrário das divinas riquezas, que derramou e continua derramando sobre nós as torrentes da misericórdia e da graça, abundante graça que nos conduz à conversão e à santidade. Do Coração aberto na Cruz, nasceu a Igreja e nos foram abertas as portas do Céu. Indissociável do Coração de Jesus, está o Imaculado Coração de Maria, pois, fundem-se desde a concepção virginal da Mãe Puríssima. O Coração de Jesus nos leva ao Imaculado Coração de Maria, estando intimamente unidos. O Coração Materno se dissolveu por inteiro no Coração do Filho, de tal forma que todo mover-se de Maria reflete o próprio Deus. Essa intimidade entre Mãe e Filho nos permite afirmar que ambos são “um só coração e uma só alma”, pois o Coração físico de Jesus veio todo inteiro do Coração Virginal de sua Mãe, que proporcionou ao Verbo encarnado a substância de Sua humanidade. 
“O Coração humano e Divino de Jesus é a fonte onde sempre podemos recorrer à misericórdia, ao perdão e à ternura de Deus”, nos disse o Papa Francisco, recordando-nos que “somos amados pelo Pai com ternura, pois Ele se aproxima de nós, com um amor forte que nos permite sentir a fortaleza do amor de Deus”. O Papa nos exorta a que deixemos nos amar por Deus, que permitamos que Ele nos acaricie, que deixemos que o Seu Coração se infunda no nosso. O Coração de Jesus é a fonte e a expressão de seu infinito amor por cada um de nós, sejam quais forem as condições em que nos encontremos. Ninguém nos tem amado mais do que Jesus e ninguém nos amará mais. “Amou-me e entregou-se por mim” (Gl, 2-20), disse São Paulo, e nós deveríamos dizê-lo a todo instante, pois foi por mim, por você, por todos. 
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus aparece em dois fortes momentos nas Sagradas Escrituras: quando o discípulo amado, João, na última ceia, recosta sua cabeça em Jesus, num gesto de consolo na véspera da morte (cf. Jo 13-23) e, depois, na Cruz, revelando o sofrimento do Cristo por causa dos pecados da humanidade, quando a lança do soldado Lhe abre o lado (cf. Jo 19-34). A partir desses momentos, entendemos mais claramente o pedido de Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque, sobre a instituição de uma festa para reparação, desagravo e adoração ao seu Sagrado Coração, prometendo “derramar-se com abundância seu Divino Amor sobre os que tributem essa honra divina”. 
A devoção ao Imaculado Coração de Maria se une inteiramente à devoção ao Sagrado Coração de Jesus, pois Ela é Medianeira de todas as graças. Se desejamos que nosso louvor, ação de graças e atos de reparação cheguem ao Coração de Jesus, devemos depositá-los nas mãos de Maria Santíssima. Como não amar e confiar Naquela que, mesmo sabendo que seu coração seria transpassado pela espada de dor, permaneceu firme na obediência ao Pai e no testemunho de fé? Em suas aparições aos pastorzinhos, em Fátima, a Virgem Maria mostrou-lhes seu Coração envolto em espinhos, ofendido pelos pecados da humanidade, indicando a eles e a nós todos, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao seu Imaculado Coração, como forma de reparação dos pecados e ultrajes da humanidade. Inseparáveis desde a concepção, os Corações de Jesus e Maria desejam a nossa conversão e salvação. Tomemos posse dessa graça!
O dia do Sagrado Coração de Jesus tornou-se, a pedido do Santo Padre, Papa João Paulo II, o Dia Mundial de Oração pela santificação dos sacerdotes, portanto, nesse dia, peçamos ao Coração de Jesus essa graça. Quanto mais santos os nossos sacerdotes, mais caminharemos juntos à santidade. 
Em tempos de pandemia, com nossos corações transpassados e amargurados é salutar ouvir as palavras do Divino Mestre; “Vós que estais cansados e aflitos, vinde a mim e eu vos aliviarei. (Mt 11, 28). 
Só superaremos a pandemia com corações fortes e sensíveis. Que o bom Deus cure nossos corações e nos de a graça de vencermos este tempo difícil. 
Nossa Senhora de Lourdes, com seu Imaculado Coração nos auxilie e interceda para que nos acheguemos, com humildade e verdadeira devoção ao Coração de Jesus!


Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana

#sistemadadecomunicacao #pascom