Palavra do Bispo

MINISTÉRIO DO CATEQUISTA

17 Jun 2021

A grande maioria de nós conheceu na infância a figura do Catequista, homens e mulheres que se dedicam a transmitir a fé e, muitos deles marcaram de forma positiva nossa infância, por isso os recordamos com carinho. Em nossa Diocese de Apucarana temos atualmente 2.679 catequistas que agora marcam  a vida de um total de 17.455 catequizandos entre crianças, jovens e adultos. No mês de Maio tivemos a graça de ver a Instituição do Ministério do Catequista, decretado pelo Papa Francisco. Esse ministério tão importante e porque não dizer, essencial ao caminhar da Igreja, nos enche de alegria e gratidão, por aqueles que, sem medir esforços, se doam ao serviço da evangelização, como anunciadores da Boa Nova. A Palavra de Deus nos diz que “há diversidades de dons, mas o Espírito é o mesmo, há diversidades de serviços, mas o Senhor é o mesmo [...] tudo isso, porém, o realiza o Único e o mesmo Espírito, distribuindo a cada um, conforme lhe apraz” (1Cor 12, 4-6.11). O Catequista é aquele que descobriu em seu íntimo sua vocação de batizado e a põe em prática na vida da comunidade a que pertence, e tem como missão um grande desafio nos dias atuais: fazer Deus conhecido e amado, através dos ensinamentos da Santa Igreja e sua Doutrina Secular, mas, principalmente, fazer tudo isso com seu exemplo e testemunho de fé, vida cristã participativa na comunidade e muita, muita alegria.
A difusão da Boa Nova ao longo da história da humanidade foi feita por homens e mulheres corajosos, clérigos, pessoas consagradas e também por leigos e leigas que contribuíram como verdadeiros missionários alicerçados na fé apostólica. Bem sabemos que os primeiros ensinamentos catequéticos devem provir dos pais aos filhos já na mais tenra idade dos pequeninos. As bênçãos que os pais dão aos filhos ainda no ventre da mãe, quando traçam sobre eles o sinal da Cruz, ou rezam por eles, já é um início de evangelização, também as orações que fazem juntos, tudo isso é catequese. Porém, na caminhada da vida, desde cedo é preciso que cada criança tenha uma formação catequética mais profunda, que lhe toque o coração para criar uma certeza de pertença a Cristo e à comunidade eclesial onde vive, ou seja, toda pessoa tem o direito de conhecer a Deus com maior profundidade, para que se sinta verdadeiramente amada por Ele e O ame intensamente, como também tem o direito de participar da vida da Igreja, conhecer sua doutrina e receber os sacramentos. A Catequese é o momento em que a Igreja estende a mão às famílias para colaborar, de forma sistemática, com a educação da fé de seus filhos.  O Ministério do Catequista contempla esse algo maior: o catequista é um educador da fé, utilizando a pedagogia de Jesus, o Mestre de Nazaré, respeitando sempre a idade e a capacidade de cada catequizando, instruindo-o nas coisas de Deus. Ser Catequista, de crianças, jovens ou adultos requer uma docilidade extrema à vontade do Espírito Santo, uma dedicação esmerada, muito estudo, um profundo amor ao Evangelho, uma vida de oração e participação ativa na vida da comunidade, pois sem exemplos concretos, todo ensinamento pode perder-se. O catequista tem como tarefa maior saciar a fome de Deus que há em cada criatura, pois toda pessoa só se encontra verdadeiramente quando se encontra com Deus. Numa sociedade tremendamente tecnológica e consumista, o Catequista mostra e ensina os valores do ser cristão, da autoestima alicerçada na pertença a Deus e o valor que cada um tem diante de Dele.
Que os nossos catequistas possam, como pede o Papa Francisco, ter familiaridade com Cristo, aprender com Ele, escutá-lo e permanecer em seu amor, como Ele mesmo ensinou aos discípulos: “permaneçam no meu amor, permaneçam ligados a mim, como o ramo está ligado à videira. Se somos unidos a Ele, podemos dar frutos” (Cf. Jo 15, 4-5). O coração do catequista deve viver essa união com Cristo, viver o dinamismo do amor, a exemplo Dele, no sair de si para ir ao encontro do outro. O dom do catequista o impulsiona sempre para fora de si mesmo, doando-se aos outros, sem ter medo de sair, de ir até as periferias, de ir a quem precisa, saindo do comum para seguir a Deus, porque Deus vai sempre além. Nossa mais profunda gratidão aos Ministros da Catequese e nossas orações para que seu Ministério seja cada vez mais frutuoso.
No dia 9 de junho celebramos São José de Anchieta, primeiro catequista do Brasil e Padroeiro da Catequese. Que seu ardor apostólico toque nossos corações para a tarefa catequética.  Que Nossa Senhora de Lourdes interceda para que se multipliquem novas vocações para esse Ministério, pois “Disse-lhes Jesus: grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da Messe que mande operários para sua messe”. (Lc 10, 2).

Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana