Palavra do Bispo

SÃO JOÃO BATISTA

24 Jun 2021

“Houve um homem enviado por Deus, o seu nome era João. Veio para dar testemunho da Luz e preparar para o Senhor um povo bem-disposto a recebê-Lo ” (Jo 1, 6s).
Muito antiga, a devoção a São João Batista foi se solidificando e crescendo ao longo dos séculos. São João é também chamado de Precursor de Cristo, aquele que veio antes do Salvador, para anunciar e preparar a vinda do Messias, pregando aos homens um batismo de conversão. Chamado de João Batista, por administrar o batismo, teve seu nascimento anunciado ao seu pai, Zacarias, por um Anjo do Senhor, tal qual aconteceu com a Virgem Maria. A concepção de João deu-se quando seus pais, Izabel e Zacarias, já em idade avançada e sem filhos, receberam de Deus essa graça. A esterilidade de Izabel foi curada e João nasceu do encontro sexual entre seus pais. No caso da Virgem Maria, permanecendo virgem, concebeu por ação do Espirito Santo. Entre João e Jesus a máxima diferença. Jesus é Filho de Deus. Tudo remete à resposta do Anjo à Virgem Maria, quando do anúncio: “Para Deus nada é impossível”. Humanamente, a gravidez de Izabel era impossível, mas Deus, que tudo pode, tornou-a possível. Grávidas, as duas primas se encontram quando Maria vai ao encontro de Izabel, sua parenta, para ajudá-la durante sua gravidez. João, no ventre de sua mãe Izabel, ficou cheio do Espírito Santo e exultou de júbilo ao reconhecer no ventre da Virgem Maria, o Cristo, o Messias a quem deveria, anos mais tarde, anunciar com intrepidez, coragem e fidelidade. A Palavra nos diz que João dançou no ventre de Izabel, tal como Davi dançou de alegria na presença de Deus diante da arca da Aliança, no Antigo Testamento. João Batista dançou, exultou de alegria, pois reconhece em Maria a nova Arca que traz em si, não as tábuas da lei, mas a própria Lei, feito Carne. João é primo de Jesus e seu nascimento é colocado cerca de seis meses antes do de Cristo e ele é o único santo cujo nascimento (24/06) e morte 29/08, são celebrados no Ano Litúrgico, o que acontece apenas com Jesus e Maria. O nascimento de João Batista foi anunciado no Antigo Testamento, pelos profetas Malaquias (3,1) e, principalmente, por Isaías (40,3-5), ambos predizem a vinda do mensageiro para preparar os caminhos do Messias. Portanto, João Batista se torna o elo, a ponte entre o Antigo e o Novo Testamento, concluindo o Antigo e inaugurando o Novo.  Com ele, a missão profética atingiu a plenitude, dando início à Nova e Eterna Aliança selada com a vinda do Messias. Ao atingir à maturidade, João partiu para o deserto, afim de se preparar com jejuns, orações e penitência para o cumprimento de sua missão, iniciando-a, João se mostra coerente e corajoso, suas pregações eram totalmente fidedignas e seu testemunho enfático: por onde passava, pregava com intrepidez a necessidade de conversão, indicando o caminho para o Messias, o Salvador, que, diferente dele que batizava com água, batizaria com o próprio Espírito Santo. Quem é João Batista? É o único profeta que nos mostrou o “Cordeiro de Deus”, o Redentor; é o Batista, que batizou o Autor do Batismo, é o mártir que deu verdadeiro testemunho de Cristo. Quem é João Batista? Ele mesmo respondeu: “Eu sou uma voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor” (Jo 1, 23 e Is 40-3). João Batista foi a voz que indicou a Palavra, que é Jesus, o Verbo Divino. ‘Eis então, qual é o mistério de João: nunca se apodera da Palavra. João é aquele que indica, assinala, cujo sentido de vida era indicar o Outro, Jesus’, (Palavras do Papa Francisco). Ele mesmo, João, se dizia indigno de “sequer desatar as sandálias do Messias”. João foi a voz passageira, Cristo é a Palavra eterna, desde o Princípio, e a Ele devemos anunciar. Contemplando a vida de João Batista, somos chamados a olhar para a nossa missão de batizados e missionários na vinha do Senhor: estamos preparando os caminhos do Senhor, para que Ele chegue aos corações que não O conhecem? Estamos anunciando Jesus através de nossa conduta e palavras no meio em que vivemos? Somos discípulos/missionários, o Espírito Santo habita em nós e nos impulsiona na missão evangelizadora que é a mesma de João Batista: indicar os caminhos de Jesus para que todos O encontrem. Em tempos de pandemia, onde parece-nos viver em um deserto forçado pelo distanciamento social, onde o medo e o desânimo tentam roubar nossa esperança, sejamos, como João Batista: anunciadores de Jesus, portadores da Boa Nova, indicadores do Verdadeiro Caminho de Salvação e conversão: Jesus, Caminho, verdade e Vida! Usemos os meios disponíveis: mídias sociais, telefonemas, enfim, sempre há como anunciar. Vinde em nosso auxílio, ó Senhor.
Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana