Palavra do Bispo

SÃO PEDRO, O APÓSTOLO APAIXONADO

01 Jul 2021

São Pedro é o símbolo da fé que acredita sem precisar de explicações, que segue Jesus com extrema confiança. Simão, imediatamente após o convite de Jesus, abandona seu barco, suas redes e O segue, mesmo sem conhecê-Lo. De pescador de peixes, passaria a ser pescador de homens, conforme a promessa de Jesus (Mt 4, 18-20; Mc 1, 16-18). Ao vê-Lo, Jesus muda seu nome: de Simão, passa a ser Pedro, que significa pedra, rocha. Percebemos que Jesus já preparava para Pedro uma missão diferente e especial, e ali, naquele momento, nascia Pedro, a Rocha sobre a qual Jesus iria edificar a sua Igreja. Porém, a transformação de Simão em Pedro, como pescador de homens não aconteceu de imediato, levou um tempo até que ele se desse conta de que havia encontrado o Messias e com Ele e n’Ele, o primeiro amor: o Amor Divino. Homem de vida humilde e pacata, um tanto impulsivo, acostumado a enfrentar as adversidades de uma vida dura de pescador, com caráter moldado conforme a rudeza da época, Simão Pedro se encanta com Aquele Pregador misterioso, com suas Palavras, sua Doutrina e que dizia ser o Messias, e, cheio de esperanças, passa a acompanhar o Mestre por todos os lugares. Pedro é o Apóstolo mais citado nos Evangelhos e aparece ao lado de Jesus em todos os momentos cruciais de sua pregação, pois tinha com Ele uma grande proximidade. A vida de Pedro passou a ser um conhecer a Cristo na caminhada diária e na convivência contínua, o que foi provocando um amadurecimento de sua fé e fidelidade. Depois da primeira resposta ao chamado de Cristo, de sua adesão ao seguimento, Pedro vai se transformando em discípulo até tornar-se apóstolo e anunciador da Boa Nova. Aqui percebemos a essência da evangelização: Pedro deixou-se evangelizar pelo próprio Cristo, com Ele conheceu a Doutrina e tornou-se evangelizador. Vemos que é preciso, também para nós hoje, um encontro pessoal com Cristo, um momento de adesão à sua Pessoa e um constante seguimento, para que possamos ser transformados por Ele, o Mestre e Senhor. Protagonista de muitas cenas, Pedro amava intensamente a pessoa de Jesus, ainda que muitas vezes tenha sido advertido pelo Mestre, por causa da falta de compreensão sobre o verdadeiro sentido do Reino de Deus. Podemos nos ver em São Pedro: humano em sua fragilidade, ele é como todos os outros apóstolos, que diante da agonia e condenação de Jesus, se sentem desanimados e sem chão, como nós, diante dessa pandemia que gera tanta desesperança e aflição. Porém, Pedro, mesmo assim, perseverava, entre seus erros e acertos, na caminhada junto ao Mestre, pois sabia que não havia outro caminho “Senhor, a quem iriamos nós? Tu tens palavras de vida eterna. E nós cremos e sabemos que Tu és o Santo de Deus!” (Jo 6,68-69) ”. Tão humano, tão intenso, Pedro prometeu fidelidade absoluta a Jesus e acabou por negá-Lo três vezes, e depois, pelas mesmas três vezes declarou seu amor a Jesus, numa linda e profunda prova de conversão: “Senhor, sabes tudo, Tu sabes que eu te amo” (Jo 21, 15-17). Pedro foi transformado através do seguimento, do amor e do perdão de Jesus. A   promessa de Cristo que de que Pedro seria a Rocha sobre a qual a Igreja seria construída se concretiza ao pedir-lhe “apascenta minhas ovelhas”.
Depois de Pentecostes, Pedro, fortalecido pelo Espírito Santo, reunia multidões em suas pregações. Ele tinha o dom da cura de tal forma que as pessoas queriam tocar em seu manto, ou passar sob sua sombra para serem curadas e libertadas, conforme nos atesta o livro dos Atos dos Apóstolos.   Sua intrepidez e testemunho não o fazia sentir-se maior ou melhor que os outros, mas em tudo ele afirmava que era pela fé e pelo poder de Cristo que a graça acontecia. Sua autoridade como líder da Igreja nascente sempre foi respeitada e atestada por vários documentos da Igreja. Pedro assumiu as chaves da Igreja e seus sucessores, os Papas, são continuadores de sua autoridade e de sua missão dada pelo próprio Jesus Cristo. Pedro conduz o Colégio dos Apóstolos após a Ressurreição, glorifica Jesus com suas pregações ousadas e sua liderança e convicção o levam a morte, e seu sangue, escorrendo pelo chão, sela a santidade e vocação missionária da Igreja. Até o fim, Pedro fortaleceu-se na Palavra, fortalecendo a muitos irmãos na Rocha Viva e inabalável que é Cristo Jesus.

Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana