Palavra do Bispo

A ESSENCIAL ORAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA!

09 Jul 2021

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm 12,12).

A fé se transforma em oração e o exercício da oração aumenta nossa fé.
A maravilha da oração se revela à beira dos poços, onde vamos em busca da saciedade de nossa sede; é aí que Cristo vem ao encontro de todo ser humano. É Ele quem nos procura e seu chamado vem das profundezas do amor de Deus que nos deseja, como Pai Amoroso e repleto de misericórdia! ‘A Oração é um impulso do coração, um olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor, no meio da provação ou no meio da alegria’ (Sta. Teresinha do Menino Jesus). A oração é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede de que tenhamos sede Dele, que O procuremos constantemente. Nossa oração e nossos pedidos são uma resposta de amor e reconhecimento do poder de Deus e de sua infinita bondade. Vivemos tempos difíceis, onde a pandemia e suas consequências parecem nos tirar a esperança e, por vezes, nosso coração se torna um terreno árido, nos sentimos à deriva diante das ondas provocadas por este vírus cruel e devastador. Porém, é nessa hora que devemos, com insistência, dobrar nossos joelhos, e, principalmente dobrar nosso coração e lançar nosso olhar no Senhor, e, mesmo sem palavras, dirigirmos a Ele nossa súplica silenciosa, mas cheia de confiança. Diante de um longo sofrimento, tendemos a nos acostumar com a situação, e, consequentemente, nos acomodarmos. Não, não podemos nos acostumar com o caos gerado pela pandemia, devemos lutar com as armas disponíveis: cuidados, prevenção, higienização, máscaras, e, a arma mais eficaz: a ORAÇÃO. Não estamos sozinhos em meio a essa pandemia, é promessa de Cristo estar conosco todos os dias até o fim dos tempos, o Espírito Santo de Deus nos acompanha, acolhe e sustenta sempre, nas dores e nas alegrias. Quando faltam palavras, são extremamente valiosas as orações que aprendemos desde nossa infância, no colo de nossos pais e nos ensinamentos dos nossos catequistas, a oração do Santo Terço, também a recitação dos Salmos acalma nosso coração aflito. Essa intimidade com o Pai é mais do que necessária, é essencial para passarmos por esse vale de tristeza e perdas, medos e inseguranças, pois a oração nos faz mais fortes e nos conforta. Todos temos momentos de aridez e de silêncio oracional, somos humanos e frágeis, principalmente diante das tribulações, e Deus sabe disso, pois nos conhece muito mais que nós mesmos nos conhecemos e, é justamente nesses momentos que Ele nos chama, pelo nosso nome e diz: “Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei” (Mt 11, 28), que nossa resposta seja: ‘eis-me aqui Senhor, diante de Vós, recebe o meu nada, o meu pouco, me entrego a Vós com confiança’. Aprendamos de Jesus, que, no Colo da Virgem Maria, aprendeu a rezar segundo seu coração de Homem, e, anos depois, nos ensina a mais perfeita oração, que é o Pai Nosso. Jesus, o Verbo de Deus, nos ensina a orar sem cessar, com confiança e fé. A oração é um caminho de duas vias poderosas: por ela, vamos a Deus e Ele vem a nós. A oração individual, íntima, feita no recôndito de nossa casa, não pode prescindir da maior e mais perfeita oração por excelência: a participação na Santa Missa. A Comunidade que reza unida, que comunga do Corpo e Sangue de Cristo se fortalece e se conforta mutuamente. Que nossa oração não seja apenas de petição, mas de partilha e comunhão. Devemos, insistentemente, pedir pelo fim da pandemia, pela salvação das almas daqueles que, por causa dela, partiram para a eternidade, porém, jamais nos esqueçamos de louvar e agradecer ao Senhor por suas bênçãos e graças em meio a nós! São tantos os recuperados, tantos os que se dedicam aos cuidados para com os enfermos! Comovente e educativo foi o pedido do Papa Francisco ao povo: “Rezem por mim”. O Papa nos lembra que nossa oração não pode parar em nós, em nossas necessidades, quando há tantos que necessitam de nossas preces, de nosso consolo oracional, de nossa intercessão. Quando rezamos pelos outros, Cristo reza em nós! Sejamos generosos, rezemos uns pelos outros, sempre! A pandemia será vencida, pois Deus é maior e mais forte.
Aprendamos da Virgem Maria que, no silêncio do seu coração, inebriada pelo Espírito Santo, fez de sua vida uma perfeita oração ao Pai.

Dom Carlos José de Oliveira
Bispo da Diocese de Apucarana