Palavra do Bispo

AOS MÚSICOS, COM GRATIDÃO

18 Nov 2021

Cantem ao Senhor um novo cântico; cantem ao Senhor, todos os habitantes da terra! ”  (Sl 96,1)

Em 22 de novembro celebramos o dia de Santa Cecília, Padroeira dos Músicos, que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou a Deus. Nos escritos sobre a vida de Santa Cecília, encontramos piedosos relatos sobre seu dom musical, a ponto de, com esses dons e seu fiel testemunho de amor a Jesus, ter sido martirizada por causa de sua fé.  Talvez fruto de redações tardias Lemos: “Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava, no seu coração, um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo“. Como Santa Cecília, devemos louvar o Senhor com cantos de alegria, respeito, fé e a mais profunda adoração! Esta é a missão dos músicos e instrumentistas: fazer Jesus ser amado através do canto litúrgico. Comemorando o Dia do Músico, colocamos no colo de Santa Cecília todos os cantores e músicos de nossa Diocese. Louvado seja Deus pelo dom especial de cantarem e encantarem as celebrações, com Jesus e para Jesus. Expressar o amor de Deus cantando é um dom muito especial que poucos recebem e, quando esse dom é colocado à serviço da Igreja, Jesus se alegra e os Anjos cantam juntos. A beleza da Liturgia é única e é exaltada com o canto litúrgico que nos aproxima ainda mais do Divino. Ser músico é cantar a missa e não na missa. O canto litúrgico se transforma em oração quando nossos lábios não encontram palavras para expressar nosso amor e devoção. “O louvor que ressoa melodicamente induz todos nós a uma profunda reverência”, observa São Tomas.  Nossa mais profunda gratidão aos músicos de nossa Diocese, que, sem medir esforços, se dedicam a partilhar seu dom vocal/instrumental nas celebrações das santas Missas. A música é de extrema importância na Liturgia, pois, além de expressar os mais dignos louvores ao Deus Uno e Trino, ela auxilia o povo a rezar, cantando. Todo músico ou instrumentista tem em si uma missão evangelizadora e ao mesmo tempo missionária. O músico é evangelizador porque canta a própria Palavra de Deus e anuncia a Boa Nova com sua voz e instrumentos; também é missionário porque sai de si mesmo para levar os fiéis a uma interiorização que eleva a alma a Deus. As canções litúrgicas, além de expressarem louvores e adoração, são também uma espécie de catequese, pois, através de suas letras e melodias, envolvem os fiéis e lhes apresentam Jesus, o Cristo de Deus. Muitas são as histórias de conversão e mudança de vida que aconteceram através do serviço de canto litúrgico e outras de pessoas que se encontraram com Jesus quando se dispuseram a cantar para Ele. Ser músico e compartilhar esse talento, conforme os planos de Deus, é ter, dentro de si a própria musicalidade e fazer dela uma humilde doação, para que outros ouvidos e corações sintam a presença Viva de Cristo ao seu redor. Como um atleta que, para desempenhar bem seu esporte necessita de treinos, disciplina, treinamento e preparos constantes, assim é a vida do músico católico. Para desenvolver sua missão evangelizadora, todo músico precisa de ensaios constantes, disponibilidade, conhecimento litúrgico e uma vida de oração. Ter uma vida de participação assídua, se alimentar da Eucaristia e da Palavra e viver a oração pessoal diária é imprescindível para quem serve na Liturgia. Jesus mesmo disse “Sem mim, nada podeis fazer. ” (Jo 15,5). Para exaltar Jesus é preciso imitá-Lo e isso é possível ao músico que vive cada tempo Litúrgico da Igreja, pois ao preparar seus cânticos de acordo com o tempo próprio, está estudando e praticando a Palavra, para, com propriedade, cantar adequadamente, segundo o que pede a Liturgia.  Tudo isso, conciliado com sua vida particular e pessoal faz do serviço um comprometimento que gera testemunho entre a comunidade. Toda essa dedicação ao canto Litúrgico nasce e caminha por causa da intimidade pessoal com o próprio Cristo, que faz frutificar os dons necessários que a missão litúrgica exige. “A música, que eleva a Palavra e o sentimento até a sua última expressão humana, interpreta por si só, nosso coração e nos une ao Deus de toda beleza e bondade”. Que a Virgem Maria abençoe a todos os músicos e instrumentistas e Santa Cecília interceda por cada um. Gratidão a Deus por seus dons e suas vidas.

+Dom Carlos José de Oliveira
Bispo da Diocese de Apucarana