Todos somos missionários

10 Out 2010

 “Ide, portanto, e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos...”(Mt 28, 19)

Amados irmãos e irmãs, mais uma vez nos encontramos através deste rico meio de comunicação de nossa Diocese. Alegro-me por poder me comunicar com vocês. Desde já os abençôo no Senhor.

Neste mês de outubro, mês que nos faz lembrar mais intensamente de Missão, de vida missionária, quero aproveitar deste espaço do Pulsando para motivar e incentivar a todos a se despertarem mais intensamente para esta dimensão eclesial. Conforme Bento XVI, que este mês seja uma oportuna ocasião para renovarmos nosso compromisso de anunciar o Evangelho e dar às atividades pastorais um ímpeto missionário mais amplo, e, assim, que todos nos sintamos responsáveis anunciadores do Amor que salva!

Sim, “todos somos missionários na Igreja. Ninguém se exclui. Uma vez batizados, e por meio do Batismo, mergulhados no amor eterno da Santíssima Trindade, continuamos nosso caminho, peregrinando sobre a terra, como discípulos missionários de Jesus Cristo”. (DAp 103)

Muitas coisas podemos fazer para ajudar a obra missionária da Igreja, sobretudo através da oração que é uma tarefa de todos. 

Em nossa Diocese, neste mês de outubro, além da oração, e de coletas que vamos realizar em favor das Missões, cuidemos do trabalho missionário já iniciado em Rondônia, na Diocese de Guajará-Mirim, nossa Igreja irmã, onde mantemos dois irmãos Presbíteros e um Diácono Permanente. É muito bom para aquela Igreja Particular poder contar com nossa solidariedade. E nós também sentimos uma verdadeira alegria em poder contribuir. 

Reforcemos nosso trabalho vocacional. Embora tenhamos um número significativo de presbíteros, não nos acomodemos. Tenhamos ainda mais para podermos partilhar com as dioceses carentes. 

Além disso, faço um apelo a todas as Paróquias para que leigos missionários visitem todas as famílias abençoando-as e chamando aqueles que, embora batizados, ainda não participam de nossas comunidades eclesiais. Lembremos de que Deus quer que “todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4), e são muitos os que precisam de nossa ajuda para poderem abrir as portas do seu coração a Jesus e experimentar a vida em abundância. 

Que o Senhor nos abençoe e nos transforme em ardorosos missionários.

+Celson Antônio Marchiori
      Bispo de Apucarana