Palavra do Bispo

O Trabalho é Dom de Deus

28 Abr 2022

O TRABALHO É DOM DE DEUS!
“Consagre ao Senhor tudo o que você faz e seus planos serão bem-sucedidos” (Prov 16, 3)
Comemorado mundialmente, o dia 1º de maio coloca em evidência a importância do trabalho e do trabalhador. Trabalhar é um direito inalienável concedido por Deus a todo ser humano. ‘Cada um deve poder tirar do trabalho os meios para sustentar-se, a si e aos seus, bem como para prestar serviço à comunidade humana’ (Catecismo da Igreja Católica, 2428). O trabalho humano é um dom de Deus e não um castigo, pois em Deus não há castigo, apenas amor e cuidado para com cada um de nós.  Desde o início dos tempos, o trabalho foi um preceito, uma exigência da condição de criatura, como também uma expressão da dignidade humana, uma forma de sustento da humanidade, seja por ordem do Criador, seja para manter a própria subsistência da vida. O trabalho humano colabora diretamente com a Providência Divina sobre o mundo e a humanidade, pois, administradores da criação, conforme nos ensina o Livro do Genesis, somos corresponsáveis na obra de Deus. Ao sermos criados sob a imagem e semelhança do Pai, herdamos Dele a capacidade de produzir, operar e retirar o sustento para a vida, através das obras de nossas mãos, nosso corpo e nossa inteligência. Aprendamos a consagrar a Deus todo e qualquer trabalho que façamos, pedindo que Ele guie nossa inteligência e nossas mãos, para que tudo seja feito para honra e glória Dele, nosso Deus e Senhor. O trabalho é uma obrigação moral que temos em relação aos que de nós dependem para subsistir, até que tenham a capacidade própria de se sustentar a si mesmos, com dignidade. A evolução que aconteceu durante as gerações passadas nos faz herdeiros do trabalho realizado por nossos antepassados, deles aprendemos e, no futuro, nos tornaremos artífices do tempo vindouro de novas gerações humanas que nos precederão. Todo trabalhador tem direito ao seu sustento, pois, imagem e semelhança de Deus, possui a dignidade de filho do Criador, pois, “...o operário é digno do seu salário” (Lc 10,7). Antes de tudo, o trabalho faz desabrochar dons e capacidades individuais, trazendo à tona os talentos recebidos de Deus, que, colocados à serviço, colaboram para o desenvolvimento humano, em todos os aspectos necessários para que o progresso aconteça em todas as áreas deste vasto mundo em que vivemos. Não seria justo, muito menos seria ético, ver o trabalhador como um mero instrumento de produção ou uma simples força de trabalho do qual nos servimos para nossa comodidade e sobrevivência. Ao olharmos para um trabalhador, devemos enxergar além, ver nele a pessoa que realiza algo de suma importância em favor do bem comum e da sociedade como um todo. A pessoa é o parâmetro da dignidade do trabalho. Não há, entre nós, o trabalho mais e menos importante, pois, todo trabalho honesto é digno de gratidão e reconhecimento, tendo sua real importância na escala da sobrevivência humana. Juntamente com a comemoração do dia do Trabalhador e dia do Trabalho, celebramos o dia de São José Operário, Padroeiro dos Trabalhadores, através do qual, Deus nos chama a santificarmos nossas atividades laborais. O trabalho dá dignidade ao homem e o faz participante imprescindível do plano de amor do Pai, quando, ensinando-nos a trilhar com dedicação e fé, alegria e esperança o caminho da santidade, à imitação de São José, nos permite aproximarmos cada vez mais da graça de Deus. Numa realidade atual de crise e tribulações, proponhamo-nos a servir na reconstrução de uma sociedade onde seja restaurada a dignidade humana e a verdadeira comunhão.  Rezemos por todos os homens e mulheres que labutam, com suas habilidades, pelo pão de cada dia com coragem e honestidade e fazem frutificar os dons recebidos de Deus, que geram frutos de sustento para toda humanidade. Que a Virgem Maria e São José, intercedam pelos trabalhadores, bem como pelos empregadores, para que tenham condições e desejo de abrirem suas portas aos necessitados de um trabalho.
Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana